sábado, 3 de maio de 2014

Pontes gêmeas quase prontas na Arthur Bernardes

Já está quase concluída a construção das pontes gêmeas na Avenida Arthur Bernardes sobre o Canal Coqueiros, entre os bairros Flamboyant II e Horto. O secretário de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edilson Peixoto, informa que todas as obras de infraestrutura e superestrutura da ponte estão prontas, inclusive os guarda-corpos.

A nova ponte foi estruturada para o tráfego urbano e rodoviário, com capacidade para suportar até 50 toneladas, tendo em vista que a Arthur Bernardes poderá ser via alternativa em situações de desvio do tráfego pesado para o Porto do Açu e para o Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado.

- As duas pontes gêmeas estão concluídas no terceiro e último trecho de construção da Avenida Arthur Bernardes, entre a avenida 28 de Março e a Avenida Alberto Lamego. Todo este trecho já recebeu as obras de terraplanagem, redes coletoras de esgoto e sistema de drenagem, que compreende as redes, caixas de visita, bueiros, sarjetas, canteiro central, ciclovia e primeira camada de asfalto. Brevemente, estaremos iniciando o sistema de iluminação pública - informou o secretário.

Ele acrescenta que foi aplicada tecnologia avançada na construção, que assegura resistência e durabilidade, associada à funcionalidade, levando em conta que o projeto inseriu nas pontes, duas travessias para pedestres, além de ciclovia.

Ao todo, as pontes gêmeas contam com 12 vigas que vão suportar o tabuleiro (piso). Esta estrutura fica sobre megablocos fundidos sobre conjunto de estacas que foram cravadas nas margens do Canal Coqueiros. As vigas têm 30 metros de comprimento e 24,70 metros de largura, que permitem a passagem das duas pistas, com total de quatro faixas, além da ciclovia e das duas passarelas laterais para pedestres.