quarta-feira, 7 de maio de 2014

Tapera vai ganhar nova Unidade Básica de Saúde

Quinze novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sendo construídas no município, parte delas em parceria com o governo federal. Um dos bairros contemplados é a Tapera, cujas obras já estão em andamento e adiantadas, como informa o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão. Outras dezenas de unidades estão passando por reforma.

- O atendimento da UBS Tapera será transferido, provisoriamente, para o imóvel onde funcionava a antiga creche do local, que está passando por reparos para receber os pacientes. A mudança acontecerá nos próximos dias – disse o vice-prefeito.

As obras também já foram iniciadas no Parque Imperial, Jóquei II, Lagoa das Pedras, Jardim Aeroporto, Parque Rodoviário, Pecuária, onde serão construídas duas unidades; Parques Salo Brand, Rio Branco, São Benedito e Esplanada. Na Penha, um novo prédio está sendo erguido. A unidade vai passar a atender 24 horas. As UBS de Poço Gordo e Santa Maria, na área rural, recebem obras de reforma e ampliação.

O objetivo das novas construções é transformar o sistema de saúde de Campos em referência em saúde preventiva, fazendo com que os atendimentos cheguem à ponta com mais qualidade. A Prefeitura está trabalhando com unidades nos moldes da Estratégia Saúde da Família (ESF), de forma territorializada, pois o Ministério da Saúde não preconiza que haja uma UBS em cada bairro.

As novas unidades de saúde possuem consultórios ginecológicos, odontológicos, de clínica médica, salas de curativo, de vacina, de acolhimento, triagem e fisioterapia, além de área administrativa com sala de reunião, banheiros acessíveis para o público, farmácia, posto de enfermagem e rouparia, entre outros. Todas as UBS têm designer moderno, são arejadas e com acessibilidade.