segunda-feira, 12 de maio de 2014

II Encontro de Pais e Cuidadores de Bebês Prematuros de Campos



A Secretaria Municipal de Saúde, realizará, nos dias 15 e 16 de maio, o II Encontro de Pais e Cuidadores de Bebês Prematuros de Campos, no auditório 5 da Faculdade de Medicina de Campos. Serão 100 vagas para profissionais e estudantes da área de saúde, além de pais e outros cuidadores. A entrada é franca, de acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.

- O evento contará com palestra da médica pediatra do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sylvia Maria Porto Pereira. Ela é autora do livro A Neonatologia Além da UTI Neonatal. A palestra vai abordar o tema do livro e as experiências das famílias com a prematuridade – disse o vice-prefeito.

Segundo o coordenador do evento, médico Luis Alberto Mussa Tavares, especialista em aleitamento materno e prematuridade, o obstetra de Porto Alegre (RS) e protagonista do documentário “O Renascimento do Parto”, de 2013, Ricardo Herbert Jones, também será um dos palestrantes e vai abordar o tema “Colapso. As inter-relações entre cesariana e prematuridade”.

- As famílias de bebês prematuros serão homenageadas e receberão livros da especialista da UFRJ. Durante o evento, haverá o Curso de Amamentação em Prematuros, para 100 pessoas, cujas inscrições devem ser feitas pelo email lamtavares@globo.com. As demais atividades são livres – explicou o coordenador.

A programação inclui, ainda, apresentação de vídeo-mensagens de todo o Brasil para as famílias prematuras participantes, lançamento do movimento em prol de um Projeto da Lei do Prematuro, leitura dramatizada do texto “Os Dias de UTI”, exposição “Pequenas grandes lembranças”, entre outras atividades. Quem participar do Curso de Amamentação receberá o livro lançado no I Encontro: "Uma Declaração Universal de Direitos para o Bebê Prematuro", edição comentada, e uma coleção de postais relacionados a esses direitos.