quinta-feira, 29 de maio de 2014

PBA do Complexo Farol-Barra do Furado em destaque em Brasília

O Plano Básico Ambiental do Complexo Logístico Farol Barra do Furado foi o destaque das apresentações nesta quarta-feira (28) no XIII Encontro Verde das Américas, evento que acontece no Museu Nacional da República, em Brasília. Devido à complexidade e o número de programas ambientais, bem como a envergadura do projeto do Complexo Logístico e Industrial, a coordenação do evento convidou a coordenadora do Grupo de Trabalho do PBA do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, Patrícia Fantinatti, para presidir a mesa de debates da parte da manhã, na qual participaram o diplomata de Israel, Alon Lavir; o representante do Chile, Fernando Berguño Hurtado; e o embaixador da Turquia, Huseiyn Dirioz que abordou o tema “Água e Sustentabilidade Energética na Turquia”.

Ao final da apresentação do PBA do Complexo Logístico Farol Barra do Furado, os componentes da mesa demonstraram interesse em conhecer mais do Projeto e as oportunidades que a região oferece. “Quero conhecer Campos”, disse o diplomata de Israel, Alon Lavi. Ele falou das experiências bem sucedidas nos projetos de Sustentabilidade Energética em Israel, “que é um país do tamanho do menor estado brasileiro que é o Piauí, e que tem precipitação pluviométrica de apenas 800mm por ano, que além de não ter água suficiente para a população e para a agricultura, não tem petróleo”. 

- Mas é o único país do mundo que mais tem árvores plantadas nos últimos 100 anos -, destacou o israelense, que deu mais detalhes sobre como o governo de seu país investe em tecnologia para aproveitar com o viés da sustentabilidade 40% do território que é deserto.

O interesse dos membros da mesa de debates e também do público - que recorreram aos membros do Grupo de Trabalho do PBA do Complexo Logístico para buscar detalhes das informações sobre o Projeto do Complexo bem como do cumprimento das condicionantes exigidas pelo Inea para as respectivas licenças ambientais – evidenciou o destaque do Grupo de Trabalho do PBA. Os programas apresentados pelos representantes de órgãos do governo do Distrito Federal por exemplo, relacionados ao tratamento de resíduos sólidos estão ainda num estágio incipiente, frente ao que está sendo realizado em Campos. 

Na palestra, antes do debate, o embaixador da Turquia, Huseiyn Dirioz fez ampla explanação sobre as políticas públicas do governo turco em parceria com a iniciativa privada para fazer a gestão da água e da geração de energia no seu país. Além de presidir a mesa, Patrícia Fantinati, que é fiscal da Secretaria de Meio Ambiente de Campos, coordenou o debate e também respondeu perguntas do público sobre detalhes dos Programas Ambientais do Plano Básico Ambiental bem como sobre os impactos provocados com a implantação do complexo logístico. Na apresentação Patrícia destacou a importância das ações previstas para recuperação e preservação dos recursos naturais, como o transpasse dos sedimentos que nas últimas três décadas foram deslocados na faixa marítima nas proximidades da foz do Canal das Flechas, que erodiu extensa faixa da orla da Praia da Boa Vista, no Farol de São Tomé e assoreou a Praia da Barra do Furado, no lado de Quissamã. Outras ações voltadas para o bem estar da população das áreas diretas e indiretas do empreendimento como o terminal pesqueiro, programa de habitação, educação ambiental, etc.

Fonte: PMCG.