segunda-feira, 26 de maio de 2014

Semana Mundial do Brincar é comemorada na Pediatria do HFM

Integração, diversão e confecção de brinquedos com material de baixo custo fazem parte da programação da Semana Mundial do Brincar, iniciada nesta segunda-feira (26), na Clínica Pediátrica do Hospital Ferreira Machado (HFM).

As atividades, que serão promovidas pela terapeuta ocupacional da Pediatria do HFM, Sacha Queiroz, durante toda a semana, comemoram o Dia Mundial do Brincar, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, em 28 de maio de 1999. 

A terapeuta ocupacional percorreu as enfermarias da Clínica Pediátrica do hospital envolvendo pacientes e acompanhantes em atividades lúdicas e ensinando as mães a confeccionarem brinquedos para seus filhos utilizando bexigas e materiais recicláveis, como canudos, papéis e latinhas. 

- As brincadeiras podem ser utilizadas simplesmente para preencher o tempo ocioso da criança ou utilizadas para fins terapêuticos, minimizando os efeitos da hospitalização, trazendo o paciente para o mundo lúdico e, dependendo do caso, realizando estimulação sensorial tátil e outras atividades que ajudem a criança a perceber o corpo e organizá-lo no espaço - afirma Sacha Queiroz.