terça-feira, 20 de maio de 2014

Prefeita Rosinha vai ao STF em defesa dos royalties

A prefeita de Campos e presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Rosinha Garotinho, cumpre agenda a partir desta terça-feira (20), em Brasília, com audiências com vários ministros do Supremo Tribunal Federal, (STF). Ela vai falar sobre a importância royalties do petróleo para os municípios produtores do estado do Rio. Rosinha já tem na agenda, audiências com os ministros Rosa Weber e Luiz Fux para esta terça-feira; Marcos Dias Toffoli, Marco Aurélio e Gilmar Mendes para quarta-feira (21).

Durante o tempo em que vai permanecer em Brasília, Rosinha vai tentar ainda, audiências com outros ministros do supremo, que vão julgar no próximo dia 28 a lei que trata da distribuição dos royalties do petróleo, o que pode prejudicar municípios e estados produtores. 

Segundo Rosinha, ao assumir a Prefeitura de Campos, a dependência dos royalties era de cerca de 80%. “Hoje nós melhoramos a nossa arrecadação, mas mesmo assim, a dependência ainda é de cerca de 60%, o que faz com que os royalties sejam importantes para a cidade. Vou expor para eles, as necessidades que os municípios da região têm para manter obras, assistência aos hospitais, na área de saúde, vacinas e até mesmo uniformes escolares, como acontece atualmente em Campos”, ressaltou a prefeita e presidente da Ompetro.

Rosinha destacou ainda, a importância do apoio que vem recebendo durante toda esta luta pela manutenção dos royalties. “O apoio da sociedade civil organizada e da população vem sendo fundamental até hoje, nesta luta”, disse.