quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ministério da Saúde quer incluir vacina contra HPV no programa de imunizações

O Ministério da Saúde está estudando a inclusão da vacina que combate o Papiloma Vírus Humano (HPV) no Programa Nacional de Imunizações, o que pode representar a redução nos casos de câncer de colo de útero, a segunda maior causa de mortalidade entre as mulheres brasileiras.

Na opinião de alguns especialistas em medicina oncológica, no primeiro momento a inclusão da vacina pode parecer um dispêndio, mas o governo vai economizar muito com os custos do tratamento do câncer no futuro.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que este ano, no Brasil, devem ser registrados 17 mil 540 novos casos desse tipo de tumor, o equivalente a 17 casos para cada 100 mil mulheres.

A vacina quadrivalente, que combate os tipos do HPV identificados como 6, 11, 16 e 18, pode ser encontrada em clínicas particulares a preços que variam de 300 a 350 reais, para cada uma das três doses.

Embora o HPV, que se refere a uma família de vírus com mais de 200 tipos diferentes, seja associado às mulheres, ele pode causar nos homens o câncer de pênis, ânus e as verrugas ânus-genitais, conhecidas como crista de galo.

3 comentários:

Cesar Gomes Santos disse...

Tomara que o Ministério da Saúde consiga a inclusão no Programa Nacional de Imunizações isto vai ser bom para todos nós!!!

Jandira Neves disse...

Tomara que isso aconteça logo para a tranquilidade de nós mulheres !!!

Anônimo disse...

Tantas mulheres já vêm sofrendo com essa doença, que acredito já ter passado da hora disso acontecer!!!! Urgência nisso!!!