terça-feira, 3 de abril de 2012

Exigências para entrada de espanhóis no Brasil já estão valendo


Em resposta às duras exigências da Espanha à entrada de turistas brasileiros, desde ontem visitantes do país enfrentam a mesma burocracia para desembarcar no Brasil. Agora, os passageiros precisam apresentar passaporte com mais de seis meses de validade, bilhetes aéreos de ida e volta e comprovar condições financeiras para se manter durante a viagem, o equivalente a 170 reais por dia.

Além disso, o Itamaraty está exigindo garantias de hospedagem — reserva do hotel ou carta convite e comprovante de residência do morador que o receberá.No ano passado, de cada cinco estrangeiros barrados na Espanha, um era brasileiro — nos quatro anos de vigência das regras exigidas pelo país ibérico, mais de 10 mil foram deportados. Apenas em 2011, 1 mil e 400 turistas brasileiros foram barrados.

Um caso polêmico movimentou as autoridades no início de março deste ano. A Espanha impediu a entrada de uma idosa no Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri, quando visitava parentes que moram na capital espanhola. Dionísia Rosa da Silva, 77 anos, desembarcou acompanhada de uma neta, mas foi barrada na imigração por falta de uma carta convite exigida para se hospedar na casa de familiares e amigos, ou de um comprovante de reserva em hotel, embora tenha apresentado passagem de retorno ao Brasil. Ela teve de esperar três dias no terminal para voltar à Sumaré, interior de São Paulo, onde mora.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quem sabe agora eles recebam melhor os brasileiros que chegarem por lá !!! Ainda assim tenho dúvidas !!! Abraços.

Jorge Gomes disse...

É a lei da Ação-Reação. Agora eles vão ver se é bom ser recebido com desconfianças !!!

Thaís V. Moreira disse...

Parabéns para o governo por essa medida, é toma lá, dá cá mesmo, os direitos tem que ser igual.