segunda-feira, 16 de abril de 2012

Como manter sempre a imunidade em alta

Estamos constantemente em contato com micro-organismos, incluindo bactérias, vírus e fungos. Alguns, benéficos ao corpo, são bem-vindos. No entanto, aqueles que causam doenças devem ser combatidos. “Para tanto, contamos com o sistema imunológico, que tem células e anticorpos capazes não apenas de reconhecer um agente infeccioso mas também de neutralizá-lo. A capacidade que o seu organismo tem de lutar contra esses invasores determina se você vai desenvolver ou não uma infecção”, explica Paulo Olzon, infectologista e clínico geral da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Quem fica doente com facilidade e tem problemas como gripes ou infecções recorrentes (que podem ou não se tornar mais sérias), possivelmente está com baixa resistência. “Vários fatores colaboram para sua queda, como algumas doenças (o diabetes, por exemplo) e o estresse”, conta o médico. Contudo, hábitos saudáveis incorporados ao seu estilo de vida podem fortalecer suas defesas:

- Mantenha uma alimentação balanceada. Consuma alimentos ricos em vitamina A, B6, B12, C, D, E, ácido fólico, zinco, ferro, selênio e cobre, que aumentam a produção de anticorpos e melhoram a resistência.

- Evite bebidas e cigarro.

- Faça exercícios: mexer o corpo ajuda a reduzir os radicais livres e, portanto, melhora as defesas do organismo. Pratique uma atividade física rotineira e que dê prazer, mas não exagere. "O excesso de exercícios pode causar o efeito contrário, baixando a imunidade por fadiga muscular e até mental", alerta Paulo.

- Atenção à higiene, pois diariamente estamos expostos a vírus e bactérias. A fim de nos protegermos, é importante investir em hábitos saudáveis, como lavar as mãos com água e sabão sempre que chegar em casa, depois de ir ao banheiro, antes das refeições e ao manusear os alimentos. Para isso, faça uso de sabonete antibactéria, que oferece higiene e saúde para toda a família, garantindo proteção contra germes e bactérias.

- Atualize sua carteirinha de vacinação: tome todas as vacinas e proteja-se contra enfermidades como hepatite B, varicela, hepatite A, sarampo, rubéola e caxumba.

- Durma bem!A privação do sono diminui a quantidade e a função das células responsáveis pela imunidade, aumentando as chances de contrair doenças", avisa o médico.

- Fuja do estresse e fortaleça sua autoestima. “As tensões, tristezas e preocupações são fatores decisivos para reduzir as defesas do organismo, pois elas aumentam a liberação de radicais livres. Com isso, impedem que o sistema imunológico funcione a todo vapor. No entanto, uma rotina alegre e prazerosa traz benefícios para sua saúde física e mental, além de reduzir as chances de infecções”, finaliza Paulo.


Um comentário:

Anônimo disse...

Com a imunidade alta ficamos mais protegidos!!! Ótima matéria!!!!