terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pólos do PSF estão sendo equipados

A reforma dos dois pólos do Programa Saúde da Família, no Parque Aldeia e em Pernambuca, já está quase pronta. Eles vão funcionar no mesmo local. No Parque Aldeia, o prédio foi ampliado para acomodar melhor as duas equipes que vão atuar no local (uma para atender a comunidade da Aldeia e a outra para atender a comunidade do Colégio Agrícola).

Segundo o superintendente de Saúde Básica, Roberto Voguel, neste momento a Secretaria de Saúde está equipamento e mobiliando as duas unidades. “Assim que o programa for reativado, os agentes farão o trabalho de cadastramento da população, para que os dados passem a contar no arquivo da unidade”, informa.

Todos os profissionais que vão atuar no programa, hoje chamado de Estratégia Saúde da Família, passarão por curso de capacitação e atualização. O programa garante às famílias assistência médica e odontológica, vacinação, medicamentos, exames, além de fazer encaminhamento para especialistas (quando necessário). Estima-se que cada equipe atenda de mil a mil e quinhentas famílias.

- O PSF é uma iniciativa muito diferente do que temos hoje, pois você passa a ter uma relação muito familiar com o médico - explica Voguel, lembrando que os agentes visitam as famílias com certa periodicidade, para identificar problemas, fazer levantamento de áreas de risco, tudo para prevenir doenças.

Fonte: Site da PMCG.

Nenhum comentário: