sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Novas regras exigem atenção na hora de declarar o IR de 2011

A um mês do início do prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2011, referente ao ano-base de 2010, os contribuintes devem se preparar e ficar atentos às novas regras. As principais mudanças são o fim da prestação de contas em papel e o aumento do teto para rendimentos tributáveis, que passou de R$ 17.215,08, em 2010, para R$ 22.487,25.

Além disso, é hora de separar os documentos que comprovem despesas médicas e com educação. Quem tem imposto retido na fonte, mesmo que não atinja o teto, deve declarar porque terá valores a serem restituídos.

A boa notícia para casais do mesmo sexo é que a Receita Federal reconhecerá suas uniões estáveis a partir de agora. Assim, homossexuais que vivem juntos há mais de cinco anos poderão fazer a declaração conjunta ou um dos parceiros ou das parcerias pode ser declarado como dependente.

Prazo de entrega

Entre os dias 1 de março e 29 de abril, cerca de 24,5 milhões de pessoas deverão entregar suas declarações pela internet ou em disquetes, nas agências do Banco do Brasil (BB) ou da Caixa Econômica Federal.

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/economia/imposto-de-renda/novas-regras-exigem-atencao-na-hora-de-declarar-ir-de-2011-989977.html

Nenhum comentário: