domingo, 26 de dezembro de 2010

Casa de Prevenção no Farol com doses da Prevenar e HPV


As vacinas pneumocócica 13 valente (Prevenar) e contra o vírus do papiloma humano (HPV) estarão disponíveis, gratuitamente, na Casa de Prevenção, na Praia do Farol de São Thomé, em Campos, de segunda-feira a domingo, das 8h às 17h, durante todo o verão. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, acrescentando que outras doses especiais também estão garantidas durante a alta temporada.

Segundo o secretário da pasta, Paulo Hirano, a imunização acontecerá de acordo com os critérios de cada vacina. “A vacina contra o HPV, por exemplo, é garantida às meninas de 11 a 15 anos de idade. Já a Prevenar é para as crianças de até 1 ano de idade nascidas em Campos”, lembrou.

A Prevenar protege contra as meningites, pneumonias e outras doenças respiratórias, enquanto a vacina contra o HPV previne o câncer de colo de útero, câncer de vagina e outras verrugas vulvares. De acordo com o superintendente municipal de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Charbell Kury, o trabalho é executado com base na política da busca ativa de possíveis doenças da população mais afastada da área central da cidade. “A vacina meningocócica C também será garantida. O teste rápido diagnóstico (TRD) de HIV será outro serviço ofertado, sempre às quintas-feiras, pelos profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ligado ao Programa Municipal DST/Aids/Hepatites Virais. O resultado do exame é emitido em até 30 minutos”, destacou Charbell.

Outros serviços - A Casa de Prevenção, que funciona o ano inteiro, está localizada na Avenida Olavo Saldanha e fica próxima às piscinas infantis. No local, é possível, ainda, fazer aferição de pressão, teste de glicose e acompanhamento do Programa Bolsa Família.

Além disso, a Casa é polo do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), que avalia e monitora a situação alimentar e nutricional de crianças com idade até 7 anos e 11 meses; e do Programa Saúde de Ferro, que distribui sulfato ferroso para crianças e gestantes, com vistas a prevenir, controlar e reduzir a anemia por deficiência de ferro.

Fonte: http://www.odiarionews.net/wordpress/geral/casa-de-prevencao-no-farol-com-doses-da-prevenar-e-hpv/

Nenhum comentário: