quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Defesa Civil Estadual em alerta máximo na região

A previsão é de que o Rio Paraíba do Sul continue subindo nas próximas 48 horas. A informação foi passada pelo comandante regional de Defesa Civil Estadual, coronel Moacyr Pires, no final da tarde de ontem, visto que as chuvas continuam concentradas nas cabeceiras do rio. Segundo ele, o órgão está em alerta máximo no Norte e Noroeste Fluminense, pronto para atuar em caso de enchente. Na medição realizada pela Defesa Civil Municipal nesta terça-feira (28), o nível do Paraíba, em Campos atingiu a cota de 9m.

Pires informou que não há previsão de baixa do nível do Paraíba, podendo vir a atingir algumas áreas ribeirinhas, entre elas Ilha do Cunha, em Campos. “Mas existe, ainda, uma margem muito boa pra que isso não venha acontecer. O certo é que o Paraíba vai continuar recebendo água nas próximas horas”, afirmou. O coordenador ressaltou que os níveis dos rios que cortam as duas regiões subiram devido às chuvas concentradas na Zona da Mata Mineira e Sul Fluminense.

Pádua - Moacyr adiantou que o Rio Pomba, que corta os municípios de Santo Antônio de Pádua e Aperibé, subiu 15 centímetros acima do normal, alagando algumas ruas, mas não suficiente para deixar moradores desalojados e desabrigados.

De acordo com o coordenador, houve um pequeno transbordo do Rio Itabapoana, alagando cinco ruas em Bom Jesus do Itabapoana. Quinze pessoas estão desalojadas. Pequeno transbordo do Rio Muriaé foi registrado em áreas baixas de Italva deixando sete moradores desalojados. Já nos municípios de Itaperuna e Cardoso Moreira, o Muriaé, está no limite de transbordo. No final da tarde de ontem, o nível era 5,10m e 7m, respectivamente. “O Rio Muriaé transborda em Itaperuna quando atinge a cota dos 5,20 metros, e em Cardoso, oito metros”, explica.

Estrada - Em Miracema, a RJ-200 que liga o município a Palma (MG) apresentou rachaduras. Técnicos do DER estiveram no local.

Em Campos – No Imbé houve queda de barreira e, pelo menos, 50 famílias estão isoladas e não há acesso às residências. Uma equipe da Defesa Civil Municipal foi até o local para prestar assistência, mas, segundo o secretário, Marco Soares, a situação está sob controle. A orientação é que as pessoas não tentem seguir para o Imbé, já que não há passagem.

Fonte: http://www.odiarionews.net/wordpress/geral/

Nenhum comentário: