segunda-feira, 10 de março de 2014

Vacinação contra o HPV atinge meninas entre 9 e 13 anos no DF



Começou hoje (10) a campanha de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV), em todo o Brasil. Mas, diferentemente dos outros estados, o Distrito Federal está no segundo ano de campanha, e vai vacinar, neste ano, meninas entre 9 e 13 anos contra a doença que pode causar câncer de colo de útero. A meta é imunizar 64.882 pré-adolescentes, equivalentes a 80% das meninas nessa faixa etária, no DF.

Nos demais estados, a campanha de 2014 vai vacinar meninas entre 11 e 13 anos, com reduções posteriores para meninas de 10 anos (em 2015) e de 9 anos (em 2016). Outra diferença entre as campanhas é que a nacional prevê que a segunda dose será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. No Distrito Federal, as outra doses são com intervalos de 60 e 180 dias.

De acordo com o Ministério da Saúde, apesar de todas as vacinas serem distribuídas pelo governo federal, o Distrito Federal tem liberdade para continuar com a campanha iniciada em 2013.

De acordo com a ginecologista da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Isa Melo, já há estudos indicando que a terceira dose, chamada dose de reforço, não aumenta a eficácia da vacina. “O esquema tríplice de doses é usual, mas já existem trabalhos mostrando que duas doses seriam suficientes; a terceira [dose] seria um reforço, mas já há estudos indicando que não altera a eficácia”, explicou.

A orientação do Ministério da Saúde é que a primeira dose seja oferecida nas escolas (públicas e particulares), mas a vacinação também pode ser feita em postos de saúde de todo o país.

No Distrito Federal, a segunda dose será no mês de maio, e a da terceira, no mês de setembro. As meninas que não comparecerem à escola no dia agendado para vacinação, serão encaminhadas para as unidades de saúde.

A vacina usada na campanha, em todo Brasil, é a quadrivalente, que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 da doença. Outra vacina contra HPV foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina bivalente, que confere proteção contra HPV 16 e 18. As duas vacinas estão comercialmente disponíveis em clínicas privadas. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos em 2014. Em 2013, a campanha do DF teve cobertura de 93,9% na primeira dose, na segunda 94,15% e na terceira e última etapa 88,87%.

Fonte: AgBr.