quinta-feira, 27 de março de 2014

Campos vai testar vacina contra a dengue

 
Campos é um dos 60 municípios do Brasil escolhidos pelo Ministério da Saúde para testar a vacina contra a dengue. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, a cidade foi selecionada por ser um município de porte médio, possuir Vigilância em Saúde de excelente nível, o maior e melhor Programa Municipal de Imunização e disponibilidade de fazer a vacina. Também será feito paralelamente, um estudo de prevalência da doença.

- Campos é o único município do Estado a contar com um Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas, antes conhecido como Centro de Referência da Dengue (CRD), funcionando o ano todo, e, ao mesmo tempo, com uma Sala de Situação da Dengue. O Centro possibilita o diagnóstico mais rápido de casos, enquanto a Sala permite monitorar os pontos com maior incidência de casos e de focos do mosquito transmissor da doença, em tempo real – afirmou o vice-prefeito.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, o Ministério da Saúde (MS) solicitou aos 60 municípios a confirmação de aceite do estudo e da vacinação em fevereiro deste ano. “Desde março de 2013, fomos convidados para ir a Brasília para participar da cerimônia em que foram selecionados os municípios”, disse o diretor.

O Ministério da Saúde está financiando um estudo com a finalidade de indicar as áreas e os públicos prioritários a serem imunizados contra a dengue. Um grupo de trabalho formado por técnicos do Ministério da Saúde, Anvisa e especialistas de diversas universidades, está elaborando um plano para subsidiar o MS.

Testes - A previsão é que a vacina seja concluída no prazo de cinco anos. Ela já está em fase de testes em humanos e é desenvolvida pelo Instituto Butantan. A expectativa é que o imunobiológico seja administrado em uma única dose e combata os quatro sorotipos da doença (1, 2, 3 e 4). A pesquisa pelo Instituto Butantan iniciou em 2006. O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também está pesquisando uma nova vacina contra a dengue.

Clique aqui e confira o link: