sexta-feira, 21 de março de 2014

Dia da Síndrome de Down com Programa de Genética ampliado


Os pacientes do Programa de Genética da Secretaria Municipal de Saúde vão receber nos próximos dias uma sede reformada e ampliada. A obra é direcionada, principalmente, para os pacientes com síndrome de down atendidos no setor. A reinauguração integra as comemorações pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, lembrado hoje (21).

O secretário de Saúde, Doutor Chicão, lembra que a sala do programa funciona no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 2) polo 2 e foi ampliada. Além disso, passou por reforma na parte elétrica, hidráulica, teto, pintura geral, ganhou novo piso e obras nos banheiros.

- O Programa dispõe de um prontuário médico eletrônico e essa reforma vai melhorar ainda mais o atendimento, que já é referência para o mundo, tendo sido eleito entre os cinco melhores no Congresso Brasileiro de Genética. Além disso, o programa foi contemplado pela Indústria Farmacêutica, devido ao serviço de qualidade a nível de primeiro mundo, para estudo clínico da Doença de Fabry realizado na Alemanha. Campos é a única cidade do país a realizar esse tipo de estudo com coleta de exames gratuitos – explicou o o secretário de Saúde.

De acordo com o coordenador do programa, Marcelo Coutinho, o ambulatório do Programa de Genética tem cerca de mil pacientes cadastrados, com atendimentos de pessoas de Niterói ao Sul da Bahia e realiza inúmeros exames, entre eles, para identificar síndrome genética, avaliar risco de aborto em gestantes, crianças com atraso no aprendizado, abortos constantes, crianças com má formação, crianças autistas, além dos atendimentos realizados em crianças internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com doenças metabólicas.

- Temos um serviço com a melhor cobertura genética no Sistema Único de Saúde (SUS). Realizamos em média 120 exames/mês, além das visitas nas UTIs quando solicitadas. O serviço dispõe, em parceria com o CRTCA 2, de equipe multidisciplinar com enfermeira, pediatra, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social. Apesar do serviço ser da rede pública, oferecemos qualidade de rede particular. Nossas consultas são detalhadas e temos os resultados de exames on line - disse o coordenador.