quarta-feira, 30 de abril de 2014

Dia do Trabalhador comemorado no Balcão do Empregos

Uma comemoração antecipada do Dia do Trabalhador foi realizada nesta quarta-feira (30) pela Secretaria de Trabalho e Renda, na sede do Balcão de Empregos Municipal, com uma palestra motivacional para os primeiros trabalhadores que dirigiram ao local pela manhã em busca de uma oportunidade de emprego.

A festa em homenagem ao trabalhador, além da palestra com o empresário Paulo Clébio, teve música e um lanche oferecido aos trabalhadores. 

- Apesar de estarem desempregados, são trabalhadores que devem ser respeitados e ter oportunidades. Nós procuramos fazer com que esses trabalhadores sejam persistentes e mostrar a eles que é preciso estar preparado, pois as vagas existem. É um estímulo para que eles mostrem dinamismo para voltar ao mercado de trabalho - afirmou a secretária Joilza Rangel.

Um exemplo desta persistência é o operador de munck e motorista, José Antônio Quaresma, de 37 anos. “Eu quero é trabalhar e acho que vou conseguir com a indicação que recebi do Balcão de Empregos”, disse.

Segundo o palestrante Paulo Clébio, a proposta é dar um choque de atitude no trabalhador desempregado, pois muita gente precisa de um empurrão para voltar a ter atitude.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Campanha de Vacinação contra Gripe prossegue até 9 de maio

 A Secretaria Municipal de Saúde imunizou quase 11 mil pessoas contra a gripe, desde o início da campanha, na quinta-feira (24). Deste total, 4.450 são crianças, 1.500 são trabalhadores da saúde, 550 gestantes, 120 puérperas e 4 mil idosos.
 A equipe esteve no presídio masculino nesta segunda-feira (28), onde vacinou dezenas de presos. Profissionais de saúde do Hospital Dr. Beda e do Hospital Santa Casa de Misericórdia também foram vacinados. No último sábado (26), Dia de Mobilização Nacional contra Gripe, a Secretaria esteve nos Asilos Manoel Cartucho, Monsenhor Severino e Asilo do Carmo, vacinando os asilados. 

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, lembra que a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1, H3N2 e influenza B). A mobilização prossegue até o dia 9 de maio.

 - Estamos oferecendo as doses em 63 salas fixas de vacinação. As pessoas podem agendar a imunização dos acamados pelos telefones (22) 27261378, 27220805 ou 27332820. A meta é imunizar aproximadamente, 111 mil pessoas em Campos, sendo 9.032 crianças, 11.572 trabalhadores de saúde, 4.516 gestantes, 742 puérperas, 56.058 idosos e 30.011 pacientes crônicos, além de indígenas e presos.

Clique aqui para visualizar a lista de postos de vacinação e o cronograma:

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Ponto facultativo nas repartições municipais na sexta-feira

Foi publicado na edição desta segunda-feira (28), do Diário Oficial (DO) do Município, o decreto 96/2014 estabelecendo ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta sexta-feira (2). A decisão se deve ao feriado de quinta-feira (1), quando se comemora o Dia do Trabalhador.

Os serviços considerados essenciais, inclusive os atendimentos, plantões médico-hospitalares e Unidades Básicas de Saúde (UBS), funcionarão normalmente durante o ponto facultativo.  

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalhador foi criado em Paris, na França, em 1889. Mas tudo começou em 1886, quando trabalhadores de Chicago (EUA), organizaram uma manifestação defendendo a redução da jornada de trabalho de 13h para 8h. O movimento reunião uma multidão.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Licitação para transporte coletivo aprovada pelo TCE

A licitação para o novo sistema de transporte coletivo de Campos será realizada no dia 26 de maio deste ano (Foto: Secom)



O edital de concorrência pública 001/2013 que trata da concessão de serviço público de transporte coletivo, que terá a sessão pública realizada no dia 26 de maio, no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura de Campos, foi analisado e aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, conforme publicação no Diário Oficial do dia 8 de abril.
De acordo com informações publicadas no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (24), o edital é o primeiro no Estado do Rio de Janeiro voltado para a concessão do serviço público de transporte coletivo a ser analisado pela Corte do Tribunal de Contas do Estado, sob a vigência e total observância à Lei de Mobilidade Urbana, com suas inovadoras exigências, fato que confirma o compromisso do atual governo municipal com a legalidade, observância ao ordenamento jurídico e prioridade na oferta de serviços adequados à população. 

Também de acordo com a Nota do Poder Executivo, a aprovação do edital, que teve análise de técnicos específicos para procedimentos licitatórios desta natureza foi informada à Promotoria de Justiça da Tutela Coletiva, à Promotoria Cível e também aos Juízos Cíveis da Comarca de Campos, bem como ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. 

Através de ofícios, os respectivos informes aos órgãos do Poder Judiciário deram notícia quanto à aprovação do edital pelo Tribunal de Contas do Estado e informando ainda, a data da sessão pública, que será realizada no dia 26 de maio deste ano.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Aberto prazo para instituições de ensino superior aderirem ao ProUni

banner prouni



As instituições de ensino superior interessadas em aderir ao Programa Universidade para Todos (ProUni) tem a partir de hoje (24) até o dia 14 de maio para emitir o termo de adesão por meio de sua mantenedora. O procedimento é feito por meio do Sistema Informatizado do ProUni - SisproUni, na internet,  e se refere ao segundo semestre de 2014. Os prazos e procedimentos estão detalhados em portaria publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União

No caso das instituições com mais de um local de oferta de cursos, deverá ser firmado termo de adesão específico para cada local de oferta, abrangendo todos os cursos e turnos. A adesão de novas mantenedoras ao ProUni deverá ser precedida de manifestação de interesse no SisproUni no período de 24 de abril a 9 de maio de 2014.

A portaria informa que as mantenedoras de instituições de ensino superior que tenham efetuado adesão ao ProUni deverão emitir termo aditivo ao processo seletivo referente ao segundo semestre de 2014 para cada um dos locais de oferta no período de 24 de abril a 14 de maio no site do SisproUni.

De acordo com o texto, a emissão semestral do termo aditivo é um procedimento obrigatório durante o prazo de vigência do termo de adesão e independe da realização de processo seletivo para ingresso de estudantes.

As mantenedoras de instituições de ensino superior participantes do ProUni deverão, por exemplo, disponibilizar acesso gratuito à internet para a inscrição dos candidatos ao processo seletivo do ProUni e informar nos editais o número de vagas destinadas a bolsas integrais e parciais do programa.

Campos Folia começa nesta sexta-feira no Cepop


O Campos Folia 2014 começa nesta sexta-feira (25) e prossegue até domingo (27) no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), onde os homenageados serão o radialista Wálace Oliveira e o carnavalesco Rubinho Chebabe. A Prefeitura de Campos, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, está oferecendo toda estrutura para que as agremiações apresentem um belo espetáculo e a organização é da Liga Independente das Entidades de Samba (Liescam)

A corte vai receber das mãos da Prefeita Rosinha Garotinho, nesta sexta-feira (25), na abertura da folia, a chave da cidade, mantendo a tradição carnavalesca. Na oportunidade, serão apresentados os integrantes da comissão julgadora . Em seguida, acontecerá o desfile da União da ilha do Governador e os blocos do grupo de acesso (União Feliz e Unidos do Capão) e especial (Juventude da Baleeira, Chuva de Ouro, Os Psicodélicos, Castelo do Parque Aurora e Caprichosos de Guarus) e a participação do bloco Teimoso do IPS.


No sábado (26), a partir das 19h, o Bloco dos Santos, formado por evangélicos abrem o segundo dia de festa, com cerca de 1500 participantes. Depois, a animação ficará por conta da campeã do carnaval carioca, Unidos da Tijuca, prosseguindo com o desfile das seis escolas do grupo especial de Campos (Onça no Samba, União da Esperança, Ururau da Lapa, Mocidade Louca, Ás de Ouro e Madureira do Turfe). Para encerrar a festa, a Imperatriz Leopoldinense vai anteceder a apresentação das escolas do grupo de acesso no dia 27 (Os Independentes, Império da Baixada, Alvi-Anil, Amigos da Farra e Boi Sapatão) e participação especial da Estação Primeira de Guarus.

Acompanhado da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, o carnavalesco Milton Cunha visitou algumas agremiações e considera que será um espetáculo surpreendente.  “As escolas estão desenvolvendo um belíssimo trabalho nos barrações. Acredito que o Campos Folia será um sucesso assim como nos anos anteriores. A pista do carnaval é da democracia. Nela convive todas as diferenças: preto e branco, velho e novo, gordo e magro, religioso e ateu, héteros e gays. Enfim, o carnaval é democrático e isso seduz a plateia, pois o público fica encantado com as diferenças na avenida”, ressalta Milton, que é o responsável artístico e técnico do evento, convidado da Liescam.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Ministra do Supremo vai decidir hoje sobre CPI da Petrobras



A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que vai decidir hoje (23) sobre os pedidos da oposição e de governistas sobre a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. A decisão deve ser divulgada no final da tarde, após a sessão do Supremo.

A ministra é relatora de dois mandados de segurança. No primeiro, parlamentares da oposição querem garantir a instalação de uma CPI no Senado para investigar exclusivamente denúncias envolvendo a Petrobras. Os parlamentares defendem que a comissão não pode investigar vários temas diferentes ao mesmo tempo.

Governistas também entraram  com mandado de segurança, pedindo que a Corte defina o que é “fato determinado” para criação de CPI. O mandado foi protocolado pela senadora Ana Rita (PT-ES), que quer uma definição do STF sobre o tema, para que não pairem dúvidas sobre a matéria. De acordo com a senadora, o mandado tem por objetivo esclarecer uma questão de ordem da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) sobre o pedido de criação de CPI feito pela oposição, com quatro “fatos determinados”. A solicitação de Gleisi foi indeferida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O impasse sobre a criação da comissão está em torno de dois requerimentos para criação de CPIs, apresentados ao Senado. O primeiro, pelos partidos de oposição, que pedem a investigação de denúncias envolvendo a Petrobras como a compra da Refinaria de Pasadena (EUA); o segundo, apresentado por partidos da base governista, mais abrangente, que propõe investigações também nos contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, supostas irregularidades no Porto de Suape (PE) e suspeitas de fraudes em convênios com recursos da União, além das denúncias sobre a Petrobras.

Fonte: AgBr.

Vacinação contra HPV prossegue nesta quinta no Colégio Pró-Uni

 (Foto: Rodolfo Lins)

A vacinação de meninos e meninas contra o vírus do papiloma humano (HPV) prossegue nas escolas públicas e particulares de Campos. Nesta quinta-feira (24) será a vez dos 158 alunos do Colégio Pró-Uni, na Rua Riachuelo, Turfe Clube. Na terça-feira (29), 100 adolescentes da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva, no IPS, devem ser contemplados.

Na quarta-feira (30), cerca de 150 garotos e garotas do Colégio Salesiano, Parque Dom Bosco, serão beneficiados, como informa o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão. “Mais de 1.4OO meninos com idades entre 11 e 13 anos já foram vacinados de graça, em Campos. A ação acontece por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e na sala 5 da Secretaria de Saúde, no Centro”, explicou.

De acordo com o vice-prefeito, a vacina já está incorporada no Programa Municipal de Imunização. “As pessoas não precisam correr para vacinar os filhos, porque a vacina não vai acabar. Não estamos fazendo campanha em Campos, apenas. Algumas pessoas estão preocupadas porque espalharam um boato dizendo que a campanha de vacinação contra o HPV estaria acabando. É mentira”, afirmou.

A expectativa é vacinar cerca de 12 mil meninos nesta faixa etária no primeiro ano. “Desde setembro de 2010, o município já oferece a vacina HPV para meninas de 11 a 15 anos de idade. Cerca de 90 mil doses já foram aplicadas, vacinando aproximadamente 32 mil adolescentes”, disse o vice-prefeito.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Câmara aprova aposentadoria especial para mulher policial

A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, por 343 votos a 13 e 2 abstenções, projeto de lei complementar do Senado que permite a aposentadoria voluntária da policial mulher com 25 anos de contribuição, desde que tenha pelo menos 15 anos no exercício de cargo de natureza estritamente policial. A aprovação da matéria foi acompanhada por centenas de policiais mulheres que pressionaram os parlamentares pela aprovação da proposta.

O projeto seguirá agora à sanção presidencial. Caberá ao governo decidir se veta ou sanciona a proposta.  No encaminhamento da votação, o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que o Planalto é contrário ao projeto, pois pode abrir precedente para que outras categorias peçam o mesmo benefício e pode comprometer o caixa da Previdência Social.
O projeto aguardava votação na Câmara desde 2001. Antes da votação, o líder do PT, deputado Vicentinho (SP), encaminhou sua bancada a votar favoravelmente à proposta, contrariando a orientação do líder governista.

Fonte: AgBr.

Campos abre Campanha de Vacinação contra a Gripe nesta quinta


A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 111 mil pessoas contra a gripe (Foto: Secom)
A Campanha de Vacinação contra a Gripe começa oficialmente nesta quinta-feira (24), no Estado do Rio. Em Campos, a meta é imunizar, aproximadamente, 111 mil pessoas. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde criou uma estratégia diferenciada, que inclui vacinação dos acamados. A mobilização prossegue até o dia 9 de maio.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, 63 salas fixas de vacinação estarão oferecendo as doses no município. “Além disso, 3 postos volantes também ofertarão a vacina: PU da Saldanha Marinho, PU de Guarus e Clube da Terceira Idade do Centro. Vamos levar a vacina também para os hospitais, presídio e Casa de Custódia”, afirmou.

O diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, explica que, no sábado (26), será o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe. Nessa oportunidade, a equipe da Imunização levará a vacina para os idosos dos três asilos da cidade. “Nosso diferencial em Campos é que também vacinamos os acamados em casa. O agendamento deverá ser feito pelos telefones (22) 27261378, 27220805 ou 27332820”, disse o diretor.

Público-alvo - Serão vacinados idosos, gestantes, crianças de seis meses a 4 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, indígenas, presos, doentes crônicos e profissionais de saúde. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1, H3N2 e influenza B). A novidade da campanha deste ano é a ampliação do público-alvo infantil. Na campanha passada, apenas as crianças de seis a 23 meses recebiam a vacina. Este ano a faixa etária foi estendida até os 4 anos.

Orientações - As crianças precisarão tomar duas doses da vacina, sendo a segunda administrada 30 dias após a primeira. Para os portadores de doenças crônicas é necessária a apresentação de prescrição médica com a indicação do imunizante. Mulheres no pós-parto devem apresentar algum documento que comprove terem dado à luz no período previsto pela campanha.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Petrobras pretende reduzir em R$7,3 bi custos operacionais

A Petrobras pretende ampliar em mais de 10 por cento a redução de seus custos operacionais neste ano, a 7,3 bilhões de reais, depois de ter conseguido economizar 6,6 bilhões de reais no ano passado, informou a empresa em nota divulgada nesta quinta-feira.

A meta faz parte do Programa de Otimização de Custos Operacionais da estatal (Procop), que estenderá seu escopo de atuação para a Área Internacional.

"As iniciativas incorporarão os ativos operacionais da Petrobras em oito países (Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Estados Unidos e Japão), nos segmentos de produção de petróleo e gás natural, refino e distribuição", disse a empresa, acrescentando que as metas para a área internacional serão estabelecidas em setembro.

O Procop foi lançado em dezembro de 2012 após a Petrobras ter registrado seu primeiro prejuízo trimestral em mais de 13 anos. Na época, a então nova gestão da estatal passou a buscar formas de operar de com mais eficiência, para melhorar suas margens, tendo em vista a defasagem entre os preços dos combustíveis no mercado doméstico e internacional.

Quando lançado, o Procop previa uma economia de 32 bilhões de reais entre 2013 e 2016, meta que depois foi ampliada para 34 bilhões de reais com a inclusão das subsidiárias Liquigás, BR Distribuidora e Petrobras Biocombustível em julho de 2013.

Após superar meta de economia em 2013, estimada inicialmente em 3,9 bilhões de reais, o objetivo do Procop para o período de 2013 a 2016 foi elevado a 37,5 bilhões de reais, segundo Plano de Negócios da estatal divulgado no início do ano.

"A economia de 6,6 bilhões de reais obtida por meio do Procop equivale ao ganho que se obteria com a produção de 130 mil barris diários de petróleo ou ao valor do bônus de assinatura pago pela Petrobras no 1º leilão do regime de partilha de produção pela área de Libra", disse a empresa.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Fepe movimentou R$ 2,5 milhões e demais feiras foram um sucesso

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) divulgou nesta quinta-feira (17), balanço da 25ª edição da Feira de Preços Especiais (Fepe), realizada entre os dias 10 e 13 deste mês, na Fundação Rural com o apoio da Prefeitura. O evento movimentou R$ 2,5 milhões em vendas e atraiu em torno de 50 mil consumidores durante os quatro dias. Os números foram passados pelo organizador da Fepe, Aldo Júnior.

Foram 162 estandes de 96 empresas. No mesmo período, só que com seis dias a mais de duração, também foi realizada a Feira de Holambra, no estacionamento do Shopping Boulevard. “Uma experiência nova e muito válida essa Feira de Holambra. É um empreendimento com muitas possibilidades de se consolidar”, destacou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira.

Sobre a Fepe, o Secretário de Desenvolvimento Econômico disse que a 25º edição primou pela qualidade. “Os corredores tiveram mais espaço e consequentemente recebeu um público maior e o faturamento cresceu. O município cumpre o seu papel ao apoiar o evento de um seguimento importante como o comércio”, destacou Wainer.

Holambra e Expo Festas - O secretário também informou que o mercado em Campos vem crescendo em diferentes segmentos. "Recebemos pela primeira vez a Feira de Holambra e gostamos do resultado. O público aceitou bem. A Expo Festas já vem se consolidando e trazendo muitas novidades", disse o secretário.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Hidroginástica para todas as idades na Fundação de Esportes

A hidroginástica, uma modalidade esportiva praticada em sua maioria pelos idosos, além de trazer ganhos àqualidade de vida, traz benefícios para pessoas com problemas de saúde, como diabetes, hipertensão, má circulação e osteoporose. A hidroginástica é oferecida gratuitamente na Fundação Municipal de Esportes (FME) de segunda a sexta-feira, em horários pela manhã e à tarde. As inscrições podem ser feitas na secretaria da FME, localizada na Rua dos Goitacazes, 499, antiga AABB.

Apesar de ser destinada principalmente aos idosos, a atividade é aberta para outros públicos. A confeiteira Mary Simone Torres Ramos, de 54 anos, faz hidroginástica na FME desde outubro de 2013. Ela considera a atividade muito boa. "Melhor do que onde eu estava fazendo pagando. A piscina aqui é maior", diz Mary Simone.

A professora aposentada Maria da Glória Almeida de Souza, 67 anos, faz hidroginástica na FME há três anos. Ela fala que gosta da hidroginástica na FME porque a piscina é grande e limpa. "Além disso, os professores são ótimos, maravilhosos", afirma Maria da Glória. 

- Atendemos a, aproximadamente, 500 pessoas só na hidroginástica, fora a natação. Procuramos atender com toda a qualidade. Temos professores capacitados para atender as necessidades dos alunos - informa o chefe da divisão de esportes aquáticos da FME, Filipe Carneiro.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Inauguração da creche e anúncio de escola modelo

Os secretários municipais de Governo e de Educação, Cultura e Esportes, Suledil Bernardino e Marinea Abud, respectivamente, inauguraram, nesta terça-feira (15) mais uma creche modelo, dessa vez no Jóquei Club II, a 15ª unidade deste porte, totalizando 20. Durante a cerimônia de inauguração, o secretário de Governo anunciou que o bairro também vai ganhar uma escola modelo a ser construída em um terreno localizado atrás da creche.

- Campos nunca viu tantas obras – disse o secretário de Governo, com aval da secretária de Educação, “Investir na criança é garantir o futuro”, observou a secretária. 
A Creche Modelo Wilson Amaro de Freitas terá 100 alunos, quase o dobro de estudantes da antiga unidade, que tinha 53 crianças matriculadas. “Dobramos o número de alunos nessa creche”, acrescentou Suledil. 

- A creche é maravilhosa, uma coisa de primeira mesmo. Vai ser excelente para as crianças - elogiou a mãe de Miguel Gomes da Silva, 2 anos, a cabeleireira Ana Miriam Alves, 40. “Nem sei o que dizer direito, a creche é linda. Parece particular”, observou a agente social de 27 anos, Manoela Rodrigues Silva, mãe de Marcelo Nogueira da Silva, de nove meses. 

Além da creche inaugurada e do anúncio de uma escola modelo, o Jóquei II também vai ganhar uma Vila Olímpica e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que está sendo construída com recursos do Ministério da Saúde. 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ponto facultativo nas repartições municipais nesta quinta-feira

A prefeita Rosinha Garotinho decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta quinta-feira (17), véspera da Sexta-feira da Paixão de Cristo. O decreto do ponto facultativo está publicado no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (14).

Os serviços essenciais, como coleta de lixo, auxílio funeral, da Secretaria da Família e Assistência e os atendimentos, plantões médico-hospitalares de emergência e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão normalmente, durante o ponto facultativo.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Trabalho e Renda abre inscrições para cursos na área de segurança


A Secretaria de Trabalho e Renda está com inscrições abertas para os cursos nas áreas de segurança e vigilância. A parceria é com a empresa Aforvig. As inscrições poderão ser feitas até o final deste mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Para se inscrever, os interessados devem retirar o encaminhamento que proporcionará um desconto de 20% nos diversos cursos oferecidos. Os interessados deverão comparecer a sede da secretaria, que fica situada na Rua Marechal Floriano, 255, Centro, em frente ao Jardim São Benedito. 

Os cursos oferecidos são os seguintes: Formação de Vigilantes, Extensão em Transporte de Valores, Extensão em Escolta Armada, Extensão em Segurança Pessoal Privada, Extensão em Segurança de Grandes Eventos, Treinamento para Porteiros e Vigias e Supervisão. 

Carlos Roberto Martins, 53 anos, esteve na secretaria para realizar a inscrição. “Adorei a oportunidade. Estou muito contente por poder fazer um curso com uma opção boa de desconto”, afirmou Carlos. 

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ambulantes: inscrições para o Campos Folia nesta sexta

Barracas - Serão disponibilizadas 30 barracas de 3m x 3m, destinadas à venda de bebidas e alimentos (Foto: Secom)
Serão realizadas nesta sexta-feira (11), as inscrições para os ambulantes que desejam trabalhar no Campos Folia 2014, o Carnaval fora de época de Campos.  O evento vai acontecer nos dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
 
As inscrições dos ambulantes serão realizadas na sede da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, das 9h às 12h e das 14h às 16h. Para se inscrever, os ambulantes precisam apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e certificado de conclusão junto ao Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past).

Os inscritos deverão pagar a taxa de duas UFICAS (R$ 90,17) e apresentar a taxa paga até o dia 14 de abril, na sede da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas. Ficarão isentos da taxa de inscrição, os ambulantes que trabalharam no Verão da Família 2014, no Farol de São Tomé.

Barracas - Serão disponibilizadas 30 barracas de 3m x 3m, destinadas à venda de bebidas e alimentos; sete vagas para pipoca; sete vagas para churros/crepe e açaí e 40 vagas para carrinhos de bebidas/reboques. Todos os produtos comercializados deverão obedecer às regras da Vigilância Sanitária. Só será permitida a utilização de garrafas, copos, pratos e talheres descartáveis.

Horto Municipal distribui mudas nativas e frutíferas

O Horto Municipal distribui mudas nativas, como pata de vaca, ipê e flamboyant, e frutíferas, com caju, manga, abio, jaca, cajá, carambola, entre outras. As mudas são cultivadas na estufa do espaço.

Cada pessoa pode levar duas mudas gratuitamente e aproveitar para curtir diferentes atividades que são desenvolvidas no horto, que conta com espaço para piquenique e playground, além de apreciar árvores seculares e o orquidário. O Horto Municipal está aberto à visitação das 8h às 17h.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Servidores a partir do dia 24 com Plano UH Saúde

O secretário de Plane-jamento e Gestão de Pessoas, Fábio Ribeiro, recebeu na tarde desta quarta-feira (9), diretores do Plano UH Saúde, que absorverá, a partir do próximo dia 24, os 8.089 servidores municipais atendidos pelo plano de saúde ASES. O secretário tranquiliza os servidores, informando que não haverá descontinuidade de serviços, principalmente para   pacientes internados e os que dependem de tratamento continuado, como gestantes, pessoas que fazem quimioterapia, hemodiálise, que dependem de home care, entre outros.

- Existe um zelo especial com esses pacientes, mas não haverá suspensão de consultas, exames ou internações. A Prefeitura paga o plano para o servidor e estamos migrando os dados dos que haviam optado pelo ASES para o sistema da UH Saúde para que, ainda este mês, sejam providenciadas as carteirinhas do novo plano. A migração do servidor é automática, mas para incluir os dependentes, é necessário que o servidor faça expressamente essa opção – explicou Fábio.

O novo diretor-presidente da UH Saúde, o médico Luiz Antonio Costa, informou que, no dia 24, o servidor que ainda não tiver a carteirinha, poderá solicitar o serviço de que necessita através do call center (0800.725.8787). O UH Saúde tem, entre as unidades credenciadas, os hospitais Álvaro Alvim, Beneficência Portuguesa, Plantadores de Cana e Prontocárdio. “O servidor terá um ganho significativo, porque o UH dispõe de diversos especialistas e conta com uma rede credenciada com cobertura em todo o Estado do Rio e, para atendimentos em urgência e emergência, em todo o Brasil”, contou o diretor.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Mais três pontes e via expressa de 7 Km entre Donana e Goitacazes

A Prefeitura de Campos está executando vários projetos de melhoria da mobilidade urbana nas regiões periféricas em franca expansão imobiliária, como ocorre entre Donana e Goitacazes. A região ganhou três pontes para veículos pesados e passarelas para pedestres, além de via expressa que forma um arco viário de 7 Km de extensão entre o novo Hospital São José e a rotatória de ligação com a RJ-216 (Campos-Farol) e RJ-238 (Rodovia dos Ceramistas), para evitar lentidão e acidentes no perímetro urbano.

A primeira nova ponte já construída nesta região está situada no novo trecho do arco viário entre Donana e Goitacazes. A ponte, com 8 metros de comprimento e 9 metros de largura, faz travessia sobre um canal secundário em Donana, que faz ligação do Canal Coqueiros com o parque industrial da Usina Coagro.

A segunda ponte está na fase de conclusão, na Rua Clério Pinheiro, entre o bairro Nova Goitacazes e Tocaia, e também faz travessia sobre o Canal Coqueiros, pela margem direita da Rodovia RJ-216. A terceira ponte, em construção, recebe a cravação de 106 estacas sobre o Canal Coqueiros, próximo à rotatória de interseção com a Rodovia dos Ceramistas, e terá 38 metros de comprimento e 34 de largura e duas passarelas para pedestres, da mesma forma que as outras duas pontes em fase final de construção. 

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Prefeitura abre inscrições para concurso da educação

A Prefeitura de Campos publicou nesta sexta-feira (4) o edital do concurso público para a área de educação. Foram abertas 200 vagas para auxiliar de turma, 80 para inspetor de alunos, 50 para acompanhante e 15 para professor de ensino religioso, totalizando 345 vagas. As inscrições estão abertas a partir de hoje, segunda-feira (7) e prosseguirão até o dia 29 deste mês.

A remuneração de professor de ensino religioso será de R$ 1.777,17. A taxa de inscrição é de R$ 100. Para as outras áreas, o salário é de R$ 1.337,27. A taxa de inscrição será de R$ 50.
As provas serão aplicadas no dia 18 de maio, para professor de ensino religioso e acompanhante. Já no dia 25 de maio serão aplicadas as avaliações para auxiliar de turma e inspetor de alunos.

As inscrições podem ser feitas no site do Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cepuerj) – www.cepuerj.uerj.br – e de forma presencial, no Campus da Uerj, bem como no setor de protocolo na sede da Prefeitura de Campos, na Rua Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, 47, Parque Santo Amaro.

Saúde - As inscrições do concurso para a área da saúde prosseguem até o dia 11 deste mês, no site do Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cepuerj) – www.cepuerj.uerj.br. Ao todo estão sendo ofertadas 194 vagas de níveis médio e superior, com salários entre R$ 1.647,63 e R$ 3.309,20.

O valor da inscrição para profissionais de nível médio é de R$ 50. A taxa é de R$ 100 para profissionais de nível superior. São 124 vagas para auxiliar de saúde bucal e para 70 médicos.

Convocados do concurso de 2012 – Recentemente, a Prefeitura de Campos convocou mais 123 profissionais para a área da saúde, aprovados no concurso público realizado em 2012. Eles deverão comparecer à Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas até sexta-feira (4) e apresentar o currículo vitae atualizado e comprovado. No total já foram convocados 3.145 aprovados no concurso público de 2012, que previa 1028 vagas.

Fonte: PMCG.

Seminário de Marketing e Vendas aberto hoje à noite no Trianon

Começa nesta terça (08) e segue até sexta-feira (10) o Seminário de Marketing e Vendas, no Teatro Municipal Trianon. A abertura será às 19h e o evento constará de palestras com conferencistas renomados durante os três dias, à noite. Haverá apresentação de vídeos, projetos culturais e realização de workshop durante a manhã e tarde de quarta e quinta-feira. As inscrições estão sendo feitas gratuitamente no próprio site da CDL (www.cdlcampos.com.br) e também poderão ser feitas no foyer do Teatro Trianon, entre 18h e 19h.

Para a realização do evento, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Campos e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) na quarta-feira (03). O objetivo é oferecer capacitação aos profissionais do comércio, extensivo aos empreendedores individuais formalizados, numa parceria entre a Prefeitura de Campos, Acic, CDL e Sebrae.

“Fico feliz de estar entre as cidades que mais empregam no país com carteira assinada”, disse a prefeita Rosinha Garotinho, por ocasião a assinatura do convênio na CDL com as entidades.

O primeiro palestrante será o professor Vasco Moretto, que abordará o tema “Excelência em Atendimento e Serviços”. Ele é Mestre em Didática das ciências pela Universidade Laval, Québec, Canadá; licenciado em Física pela Universidade de Brasília-UnB e especialista em Avaliação Institucional pela Universidade Católica de Brasília-UCB.

No segundo dia de seminário teremos outra palestra imperdível, com Marcelo Ortega, que falará sobre Técnicas de Vendas e Marketing: Metas e Resultados. No terceiro dia, teremos Leila Navarro, destacada conferencista entre os 20 melhores do Brasil, assistida em diversos países, como Chile, Canadá, Japão, entre outros. Ela é autora do recurso moderno, tecnológico e inovador e um aplicativo motivacional completo.

Clique aqui e veja a programação completa:

Petrobras tem recordes de produção no pré-sal e nas refinarias

A Petrobras quebrou dois recordes em março deste ano: a produção de petróleo na camada pré-sal e o refino de óleo em suas unidades. Segundo nota divulgada pela estatal, no mês passado foi produzida uma média de 387 mil barris de óleo por dia na camada pré-sal, devido à entrada em produção de mais um poço no Campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos.

O Poço 7-SPH-04-SPS tem capacidade diária de extrair 26 mil barris e está conectado à Plataforma FPSO Cidade de São Paulo, que, por sua vez, tem capacidade diária de produzir 120 mil barris de petróleo. Também contribuiu para isso o Poço SPS-77A, ligado à mesma plataforma, que entrou em produção em meados de fevereiro e hoje tem a maior produção do país (36 mil barris/dia).

Nas refinarias, a Petrobras conseguiu uma média diária de processamento de 2,15 milhões de barris em março. O recorde anterior havia sido 2,14 milhões de barris por dia, obtido em julho do ano passado.

domingo, 6 de abril de 2014

Corpo de José Wilker é cremado no Rio de Janeiro

O corpo do ator José Wilker foi cremado no final da tarde deste domingo (06), no Cemitério Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Depois de ser velado no Teatro Ipanema, desde o final da noite de sábado (05), o corpo do ator deixou o local pouco antes das 16hs, em direção ao crematório.

A cerimônia final foi restrita aos amigos e familiares e teve o padre Jorjão, da paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, fazendo a última homenagem ao ator.

Além da família, muitos amigos como Vera Holtz, Denise Sarraceni, as ex-mulheres Guilhermina Guinle e Mônica Torres, Beth Faria e Fernanda Montenegro assistiram à cremação.

Fonte: Yahoo.

sábado, 5 de abril de 2014

Morre no Rio de Janeiro o ator José Wilker


Morreu hoje (5) pela manhã, em casa, no Rio de Janeiro, o ator José Wilker, de 67 anos. Ainda não há informações sobre a causa da morte, mas suspeita-se de um infarto fulminante. O artista deixa três filhas, Isabel, Mariana e Madá Wilker.

Cearense do município de Juazeiro do Norte, Wilker começou a carreira como locutor de rádio e atuou em dezenas de novelas, como Roque Santeiro, Anos Rebeldes, Fera Ferida, O Bem Amado e Amor à Vida, seu último em novelas. Também atuou em mais de 40 filmes, como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Xica da Silva e O Homem da Capa Preta.

O artista também se destacou em minisséries, como a JK e Gabriela. José Wilker trabalhou também como diretor, narrador, apresentador e crítico de cinema.

Fonte: AgBr.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Vítimas de trabalho análogo ao de escravo são resgatados em navio na Bahia

A Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (SIT-MTE) resgatou, na última terça-feira (1º), 11 trabalhadores em condição análoga à de escravo no navio de cruzeiro MSC Magnífica, no Porto de Salvador (BA). A ação teve a participação do Ministério Público do Trabalho, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, da Polícia Federal, dentre outros órgãos federais.

A fiscalização do MTE constatou que os tripulantes do navio estavam trabalhando cerca de 200 dias sem nenhum dia inteiro de folga. Eles trabalhavam cerca de 11 a 16 horas. Os períodos de descanso eram interrompidos por treinamentos e outras atividades. O órgão apurou ainda que os funcionários eram submetidos a pressões psicológicas dos “capos”, nome dados aos chefes.

“Segundo relatos, esses 'capos' assediavam moralmente os trabalhadores que não se submetem às situações abusivas, tratando-os de maneira humilhante e os ameaçando com a perspectiva de tratamento, que era ainda pior quando o navio saía do alcance das autoridades brasileiras”, disse Raul Vital, chefe da Divisão de Fiscalização do Trabalho Portuário e Aquaviário.

A ação foi motivada por denúncias de trabalhadores brasileiros e da Associação de Vítimas do Trabalho em Navios de Cruzeiro. De acordo com o MTE, as denúncias são referentes ao assédio moral e sexual, jornadas exaustivas e exploração predatória do trabalho dos brasileiros a bordo de cruzeiros marítimos.

Fonte: AgBr.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Campos amplia em 76,41% os investimentos em Educação


Em cinco anos, a Prefeitura de Campos aumentou em 76,41% os investimentos em Educação na rede municipal. Entre 2008 e 2012, o número de alunos aumentou 9,19%. Só em 2012, foram investidos R$ 365.086.319,65 milhões, o que significa que o investimento, por aluno, é de R$ 7.053,04 mil. Em 2008, o município destinou R$ 206,9 milhões para a Educação. Entre os investimentos, estão construção e reforma de creches e escolas, novos uniformes, merenda de qualidade e material didático. De 2009 para cá, a prefeitura já construiu 14 creches e cinco escolas modelo. No momento, 11 unidades, sendo oito em parceria com o governo federal, estão em obras e mais duas creches serão construídas no Parque Saraiva e em Donana. Os dados de 2013 estão sendo consolidados para prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Em fevereiro, foram inauguradas a creche modelo José Cândido de Carvalho, em Saturnino Braga, na Baixada Campista, e a Creche Modelo Paulo Freire, em Santo Eduardo, na região norte do município. No momento, a prefeitura está construindo e repaginando escolas e creches para melhor atender aos alunos da rede municipal. Estão em andamento a construção das escolas municipais Augusto Viana, Codin; João Goulart, em Venda Nova e a escola de Ponta da Lama.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia Nacional do Livro Infantil

Quem nunca ouvir falar da história do Sítio do Picapau Amarelo e seus personagens Pedrinho, Narizinho, Emília – a boneca de pano, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Rabicó – o porquinho, a Cuca, além dos personagens folclóricos como Saci Pererê, Minotauro e vários outros que apareciam conforme o enredo das histórias?
Esse clássico da Literatura infanto-juvenil foi escrito por Monteiro Lobato e teve seu lançamento em dezembro de 1920, com a publicação dos primeiros fascículos, O Saci, Narizinho Arrebitado e Fábulas de Narizinho.
José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril, em Taubaté, no interior de São Paulo. Em razão da grandiosidade de sua obra, o livro infantil ganhou uma data para incentivar as crianças a gostarem de ler e a manter contato com obras de qualidade. A data foi escolhida por ser aniversário de Monteiro Lobato, o maior escritor brasileiro de livros infantis.

Monteiro Lobato – autor do Sítio do Picapau Amarelo
O Sítio do Picapau Amarelo tornou-se um marco da televisão brasileira, pois tornou-se programa televisivo no ano de 1952, apresentando outra forma de cultura e diversão para as crianças, além de levar histórias de qualidade para as que não tinham acesso aos livros.
Antes do lançamento de suas obras, as crianças tinham acesso a obras internacionais, traduzidas para o português.

Boneca Emília – personagem do Sítio do Picapau Amarelo
Ao longo de sua vida, Monteiro Lobato dedicou-se a escrever vários tipos de obras, mas as de maior destaque foram as infantis, que envolviam fatos do cotidiano infantil, bem como do mundo imaginário em que as crianças vivem. Outra obra bem conhecida é o Jeca Tatu, personagem engraçado, do meio rural que não gostava de usar sapatos.
Após anos de dedicação à Academia Brasileira de Letras e à autoria de vários livros, Monteiro Lobato morreu aos 66 anos, deixando-nos a principal obra da literatura infantil brasileira.
Fonte: EscolaKids.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Concurso público para a área de saúde com inscrições abertas

A Prefeitura de Campos abriu nesta terça-feira (25) inscrições do concurso público da área de saúde, para preencher 194 vagas de níveis médio e superior, 124 para agente de saúde bucal, sendo 12 para deficientes; e 70 direcionadas a médicos, quatro delas para deficientes.

Os salários são de R$ 1.647,63, para nível médio, e de R$ 3.309,20, parra nível superior. As inscrições poderão ser feitas até o dia 11 de abril, no site do Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cepuerj) www.cepuerj.uerj.br. O valor da inscrição é de R$ 50, para o nível médio; e de R$ R$ 100, para quem tem nível superior.

As vagas para médicos são destinadas às seguintes especialidades: angiologista (2), cardiologista (5), clínico (30), sendo três destinadas a deficientes, dermatologista (1), médico do trabalho (1), endocrinologista (2), geneticista (2), geriatra (1), ginecologista/obstetra (5), infectologista (2), mastologista (1), neuropsiquiatra (1), neuropediatra (1), oftalmologista (2), pediatra (7), sendo uma para deficiente, proctologista (1), psiquiatra (4) e reumatologista (2).

O Secretário Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Fábio Ribeiro, disse que o concurso público é mais um esforço do governo municipal no sentido de regularizar o quadro funcional. “Estamos dando prosseguimento ao acordo judicial entre Prefeitura, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Estadual, ao publicarmos o edital para o concurso da saúde", disse o secretário de Administração.

Clique aqui e veja o edital que está publicado no Diário Oficial do município desta terça-feira (25).