terça-feira, 1 de março de 2011

Quadra de Basquete de Rua foi inaugurada com diversas homenagens


A quadra de basquete de rua e atividades urbanas, que foi inaugurada nesta segunda-feira (28), sob a ponte Rosinha Garotinho, se chamará Hugo Saldanha, jogador de basquete nas décadas de 50 e 60 em Campos. Ele atuou pelo Automóvel Clube Fluminense, Seleção Carioca, Clube de Regatas Flamengo e foi convocado para a Seleção Brasileira.


Outro homenageado da noite, Orlando Braga, nasceu em 1921 e começou a jogar basquete aos 14 anos no Saldanha da Gama. Foi convocado em 1942 para a Seleção Campista de Basquete como auxiliar técnico. Foi técnico de Basquete Juvenil no Automóvel Clube Fluminense em 1956 e em 1972 técnico de Basquete Feminino. Campeão Estadual de Basquete em 1985 com a equipe feminina do Automóvel Clube Fluminense.

A quadra de basquete de rua e atividades urbanas possui as mesmas dimensões de uma quadra padrão para a prática deste esporte, cerca de 12m x 22m. A quadra, totalmente cercada, ainda pode abrigar outras atividades urbanas como Bicicross, na modalidade Flat-Land; Skate, na modalidade Free Style; Capoeira; alguns tipos de artes marciais (onde não há necessidade do tatame); além, do Basquete de Rua, para a qual foi projetada. O novo espaço segue uma tendência de ocupação de espaços ociosos criada nas Estados Unidos e depois copiada por grandes cidades e capitais de todo o Brasil.

Vários projetos já estão prontos e passarão a utilizar a quadra já a partir desta semana e outros em andamento estão sendo avaliados pelo Departamento de Esportes Radicais. Todos os projetos devem ser levados para a sede da FME para serem apreciados e discutidos com a diretoria da instituição. Posteriormente, um horário será estipulado para a prática deste esporte, sempre com a supervisão de professores e monitores capacitados, ou com a supervisão dos organizadores do projeto esportivo.

Fonte: Site da PMCG e O Diário News.

Nenhum comentário: