terça-feira, 15 de março de 2011

Turistas isolados no Imbé contaram com a ajuda de helicópteros

Devido aos danos provocados nas estradas e pontes, com árvores tombadas e correntezas fortes, os barcos e as viaturas da Defesa Civil do Município de Campos não conseguiram chegar às localidades de Conceição do Imbé, Aleluia, Mocotó, Sossego, Batatal e vizinhanças para levar alimentos e resgatar turistas que visitavam a região e ficaram ilhados em diferentes pontos do Parque Estadual do Desengano, região conhecida como Imbé.

Ontem, um helicóptero da Defesa Civil Estadual auxiliou as equipes da Defesa Civil de Campos no resgate a 11 turistas que visitavam a região no fim se semana e foram apanhados de surpresa pelo transbordamento da Lagoa de Cima, ficando isolados.

A aeronave removeu sete turistas de Cabo Frio e quatro de Maricá, deixando-os na base da Defesa Civil de Campos, montada numa creche na localidade de Rio Preto e de lá foram levados para Campos através de viaturas.

A Defesa Civil juntamente com equipes da Secretaria de Família e Assistência, providenciou alimentos, água potável e materiais de higiene, inclusive fraldas, que foram levados até à base de viaturas da Prefeitura, e de Rio Preto levados de helicóptero para Conceição do Imbé, de onde seguiam de carros para as demais comunidades isoladas pelo aguaceiro que transbordou as cachoeiras e a Lagoa de Cima.

Na primeira viagem que partiu do aeroporto de Campos foram levados 70 sacolões e medicamentos e na segunda foi a vez dos alimentos e medicação específicos para idosos e bebês, tendo em vista que todos encontram-se em suas casas, mas alguns precisam de alimentos e assistência médica para tratamento de rotina.

O coordenador de Defesa Civil Estadual no Norte e Noroeste Fluminense, coronel Moacyr Pires, reafirmou que os níveis dos Rios Paraíba do Sul, Muriaé, Pomba, Carangola e Itabapoana estão baixando lentamente e o número de desabrigados e desalojados na região, atingidos pelas cheias está diminuindo, afirmando ainda que a situação está sob controle e que o clima a partir de amanhã em toda região é de sol, com chuvas em algumas áreas isoladas, se mantendo assim durante uma semana.

Em comunicado, a Defesa Civil de Itaperuna fez alerta sobre os riscos de deslizamentos, orientando como identificar locais de risco. O coordenador local, major Joelson Oliveira, observou que o solo está encharcado e qualquer chuva é suficiente para fazer pressão e desencadear deslizamento, mesmo onde nunca houve.

Fonte: O Diário News.

Nenhum comentário: