segunda-feira, 28 de março de 2011

176 anos de Campos dos Goytacazes


Um desfile cívico iniciado às 9h desta segunda-feira (28), reunindo os principais órgãos governamentais e entidades públicas da cidade, marcou os 176 de elevação de Campos à categoria da cidade. O desfile foi aberto pela Prefeita Rosinha Garotinho, com uma solenidade de hasteamento das Bandeiras Nacional, de Campos e do Estado do Rio e se realizou na Avenida 28 de Março, com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Guarda Municipal, além de representações de todas as secretarias municipais e escolas particulares.

Entre as secretarias, a intenção foi mostrar o trabalho que vem sendo realizado pela atual administração municipal. As secretarias e fundações mostraram o trabalho desenvolvido em 2009, 2010 e nos primeiros meses de 2011, com representantes de cada um dos programas desenvolvido, o que somou um total de mais de 5 mil participantes, além de cerca de 70 veículos utilizados na apresentação. Veja abaixo o que cada secretaria apresentou durante o desfile.

Cultura - A Fundação Trianon apresentou vários projetos, como a Orquestra Sinfônica e o Corpo de Baile, além de grupos de dança, música e teatro, que fazem parte do trabalho desenvolvido, assim como os alunos da Escola Municipal de Dança. A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e da Secretaria de Cultura tiveram como destaque os integrantes da Biblioteca Infantil, vestidos de personagens de Monteiro Lobato. O Arquivo Público, que completa 10 anos em maio, também, teve um destaque especial, além de equipes do Museu Olavo Cardoso e da Biblioteca Braile Sal da Terra. Um grupo com bonecos de José Cândido de Carvalho, através dos alunos do Curso Livre de Teatro, também desfilaram.

Agricultura - A Secretaria de Agricultura e Pesca apresentou o trabalho realizado junto aos agricultores e pescadores da região. Cerca de 100 participantes representaram os técnicos, motoristas, veterinários, além dos funcionários da área administrativa e os funcionários que trabalham no Mercado Municipal, na Feira da Roça, no Centro Integrado e no Horto Municipal. Os veículos que fazem o trabalho no campo estiveram no desfile, entre eles, uma retroescavadeira e um trator, que mostraram os implementos utilizados no trabalho diário.

Serviços Públicos – A secretaria responsável pela limpeza pública aproveitaram o desfile para conscientizar a população para a necessidade de não sujar a cidade. Um pelotão de 50 garis e vários equipamentos utilizados no trabalho desfilaram. Entre os equipamentos relacionados estiveram duas motocicletas, um caminhão de coleta seletiva, uma varredeira mecânica, um caminhão compactador, um caminhão de coleta hospitalar, uma retroescavadeira e um caminhão caçamba.

Fundação da Infância e Juventude – A Fundação Municipal da Infância e Juventude apresentou os programas realizados no dia a dia para que a população visse de perto. No desfile da fundação, foram cerca de 500 participantes, entre os representantes da Guarda Mirim, Bombeiro Mirim e dos principais programas desenvolvidos na sede da FMIJ, no bairro da Lapa, Guandu, Aldeia, Guarus, Travessão e Parque Prazeres. Esses programas atendem crianças na faixa de 6 a 18 anos de idade. As viaturas responsáveis pelo acolhimento, também, estiveram na avenida.

Fundação Zumbi dos Palmares – A Fundação contou com cerca de 300 pessoas, entre alunos e funcionários, representando os 13 projetos desenvolvidos, com aulas de música, dança, teatro, capoeira e judô, além de Prevest – pré-vestibular social, pré-IFF, curso de inglês, escola de carnaval, culinária afro e o zumbi na escola. Ao todo, 1,5 mil pessoas são atendidas na fundação.

Saúde - A Secretaria Municipal de Saúde mostrou suas principais ações e projetos na avenida. A Saúde disponibilizou duas ambulâncias do Programa Emergência em Casa, mais 10 ambulâncias Sprinter, quatro veículos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mais uma equipe de profissionais que atuam no combate à dengue na cidade, além da participação de coordenadores de programas especiais.

Educação - A Secretaria de Educação reuniu representantes, diretores, coordenadores de projetos e programas desenvolvidos pela secretaria, além de gestores e alunos da rede municipal de ensino. Participaram ainda os integrantes do Projovem Urbano, Centro de Línguas, Animação Cultural, Projeto “Saltando para o futuro”, Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM), Programa de incentivo à leitura “Ler para Ser”, Programa Brasil Alfabetizado, Nutrição Escolar e funcionários.

Fundação de Esportes – A Fundação Municipal de Esportes (FME) desfilou com diretores, funcionários e representantes dos projetos da entidade. Entre esses projetos, estão os de hidroginástica, natação, jiu jitsu, tae kwon do e balé, cujos participantes estiveram no desfile. Além de alunos das Escolinhas de Futebol, da Escolinha de Bodyboarding no Farol, vôlei e futsal.

Guarda Civil – A Guarda Civil marcou presença com um quantitativo de cerca de 90 guardas e auxiliares de segurança desfilando em três pelotões. Houve também a exibição de parte da frota da GCM utilizada no serviço de patrulhamento, como os quadriciclos, motocicletas e bicicletas. Ao todo, a Guarda Civil conta atualmente com 40 viaturas, sendo 17 motocicletas circulando pelas ruas da cidade, além de seis bicicletas, 11 veículos Gol, uma caminhonete Ranger e três Saveiros que completam a frota, reforçada, durante eventos públicos realizados ao longo do ano e durante a programação de Verão no Farol de São Tomé, por dois quadriciclos.

Fonte: Site da PMCG.

Nenhum comentário: