terça-feira, 27 de março de 2012

Governo prorroga até junho IPI menor para fogão, geladeira e máquina de lavar


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou no início da tarde de ontem após encontro com empresários do setor produtivo, varejista e sindicalistas, a redução das alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca em dez pontos porcentuais.

O IPI das geladeiras cairá de 15% para 5%, o de fogões, de 5% para zero, o de máquinas de lavar, de 20% para 10% e o de tanquinhos, de 10% para zero.

Segundo o ministro, a decisão foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU). As medidas valerão por três meses, contando desta sexta-feira. A redução, segundo Mantega, será repassada integralmente para o consumidor.

A renúncia fiscal que o governo fará por meio dessas medidas será de R$ 173 milhões e não será promovido aumento de IPI de outros setores para compensar essa baixa na arrecadação de impostos.

2 comentários:

Anônimo disse...

O governo brasileiro está tomando medidas acertadas para evitar o maior impacto. Para reaquecer a economia é fundamental o investimento público.

Noêmia Borges disse...

Que noticia boa...vou aproveitar para comprar a geladeira dos meus sonhos kkk.