sexta-feira, 9 de março de 2012

Abaixo o amianto!



Pelo banimento do amianto, 22 instituições dedicadas à saúde divulgaram documento listando os malefícios da fibra já considerada cancerígena pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


O documento vem em resposta à interpelação judicial sofrida pelo médico sanitarista Hermano de Castro Albuquerque, da Fundação Oswaldo Cruz, pelo Instituto Brasileiro de Crisotila, que pediu esclarecimentos sobre estudos de mortalidade pela exposição à fibra citados em artigos do médico. Pelos dados do Datasus, do Ministério da Saúde, 3.720 já morreram de mesotelioma, um tipo de câncer majoritariamente ligado à exposição ao amianto.


O documento é assinado por Fiocruz, Fundacentro, vinculado ao Ministério do Trabalho, Inca, Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Associação Brasileira de Saúde Coletiva, e por mais de 40 médicos.


Estudo realizado pelo Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (Neit), da Unicamp, revela que a proibição do uso do amianto crisotila no Brasil não traria impactos econômicos significativos, pois as indústrias instaladas já possuem tecnologia para substituir o material, a custos competitivos.


De acordo com o estudo, a diferença de preços entre as telhas de fibrocimento com e sem amianto não ultrapassa os 10%. E essa diferença tende a cair mais, à medida que novas tecnologias sejam empregadas pelos fabricantes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza, vereador!!! Bjs, Ana Cláudia.

Anônimo disse...

Os interesses ainda são maiores que as preocupações... infelizmente...