segunda-feira, 5 de março de 2012

125 anos de nascimento do maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos


Provavelmente poucos homens foram tão versáteis, tão ativos e produtivos , na música, como Heitor Villa-Lobos. Ele seguiu simultaneamente carreiras de sucesso como violoncelista, maestro, educador e compositor. Tinha um entusiasmo incomum pela juventude brasileira. Era para a juventude daquela época que ele desejava abrir-lhes o caminho do mundo da arte. Todavia ele aprendera música sozinho.

Villa-Lobos escreveu música durante toda a sua vida, grande parte inspirada na música folclórica brasileira. Ele compunha constantemente, muito rapidamente, e sempre levado pôr um impulso interior. Gostava de compor no meio de uma confusão muito grande.Era normal, sempre em sua volta ouvir-se o rádio ligado, televisão, a vitrola, um piano ou uma conversa muito animada. Ele tomava parte em toda essa atividade, e ao mesmo tempo criava uma composição nova e original. As suas obras são tão numerosas que ele mesmo não tinha idéia de quantas criara.

Conhece-se cerca de mil composições de Villa-Lobos, mas entre as suas séries mais características estão a das Bachianas Brasileiras (1930 - 1944), em número de nove - particularmente popular a de número 5 para soprano e conjunto de violoncelos, e a de número 4 para piano.

Muitas de suas produções se extraviaram, percalços, sem dúvida, de grande riqueza e abundância da obra.

Heitor Villa-Lobos nasceu em 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro e faleceu em 17 de novembro de 1959.

Nenhum comentário: