segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Padroeiro: Bolinho de Bacalhau é destaque no Canteiro da Catedral

Cercada de tradições, a Festa do Santíssimo Salvador, em 362ª edição, celebra, mais uma vez, o padroeiro de Campos. No tradicional Canteiro da Catedral, barraquinhas montadas pela Prefeitura de Campos, comercializam alimentos, através do trabalho de voluntários da Diocese de Campos. O grande destaque é o Bolinho de Bacalhau, servido há 28 anos, em uma das barracas do canteiro.

Os shows locais, oferecidos pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, diariamente, após o novenário, colaboram para o crescimento das vendas nas barraquinhas. Idealizado em 1986, pelo professor e psicólogo, Paulo Carneiro, o atual modelo do Canteiro da Catedral conserva histórias e tradições.

– No começo, cada barraca representava a cultura de um país, com alimentos típicos das nacionalidades representadas. O Bolinho de Bacalhau veio de Portugal e, até hoje, é o grande sucesso do canteiro – relembra Paulo Carneiro. 

Nascida em Portugal, Maria Fernanda Fernandes, 85 anos, mudou-se para o Brasil em 1953. Em Campos, trouxe o saboroso bolinho para restaurantes. Em 1986, passou a servir o salgado na barraca portuguesa do canteiro. 

– Fico feliz com o fato de que a tradição do bolinho já tenha 28 anos, na festa. Consumimos mais de duas caixas de bacalhau, para fazer o salgado. Com bacalhau, batata, salsinha e ovos, o salgado é feito. O segredo está em fazer na véspera de servir e evitar que o alimento fique em refrigeradores – revela Maria Fernanda. 

Na barraquinha em que são vendidos os bolinhos, o movimento é intenso. Nos dias da festa, mais de 4 mil bolinhos são consumidos. Zélia Maria Caldas é uma das responsáveis por fritar servir o salgado que conquistou os visitantes do canteiro. “É um sucesso. Trabalhamos intensamente, durante a festa. Fazemos com prazer, mantendo a tradição”, relata Zélia.

Fonte: PMCG.