quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Projeto Nascer inaugura sala de vacina na maternidade Lílian Neves

O projeto Nascer em Campos inaugurou nesta quinta-feira (7) a sala de vacinação na Maternidade Lílian Neves, em parceria com o Grupo IMNE. O projeto é ligado ao Programa Municipal de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca) da Secretaria de Saúde. A médica e coordenadora do programa, Nazareh Félix, representou o vice-prefeito e secretário de saúde, Doutor Chicão.

- A partir de agora, por iniciativa da Secretaria de Saúde, toda criança que nascer na maternidade já sairá documentada, com registro de nascimento e com as vacinas em dia para o primeiro mês de vida: hepatite B e BCG (tuberculose). Isso nos dá a certeza de que as crianças serão imunizadas e estarão protegidas, pois muitas mães atrasam as vacinas. Nosso objetivo é garantir que os cartões de vacinação estejam em dia, reduzindo o número de doenças – ressaltou a médica.

Clarice Ferreira Nascimento nasceu terça-feira (5) e recebeu alta nesta quinta-feira (7). Ela foi a primeira criança nascida na maternidade a ser beneficiada pela sala de vacinação. “É muito mais prático vacinar aqui do que depois ter que procurar um posto de saúde, é bem melhor e aumenta nossa segurança”, disse a avó Gilza dos Santos.

A avó de Matheus Henrique, Edilene Gomes, nascido quarta-feira (6), recebeu as orientações da enfermeira do projeto e falou sobre a importância da sala. “É muito importante que o bebê já saia daqui vacinado. A sala ficou linda e meu neto teve a sorte de inaugurar”, disse.

Outras maternidades - O serviço já foi implantado também no Hospital dos Plantadores de Cana e Hospital Beneficência Portuguesa. A medida contribui para aumentar a cobertura vacinal e diminuir o índice de mortalidade infantil. A vacina BCG protege contra as formas graves da tuberculose, como as ósseas, as miliares e as extrapulmonares, além da meningite tuberculosa.

Serviços - O projeto Nascer em Campos orienta às mães a respeito de assuntos, como teste do pezinho, amamentação, registro civil, primeiros cuidados com o bebê, calendário de vacinação, cuidados com a higiene, melhor maneira de colocar o bebê para dormir e alimentação pós-amamentação. 

A equipe também distribui fraldas e kits com soro de reidratação oral. Profissionais do programa oferecem assistência nas maternidades diariamente, das 8h às 17h, inclusive nos finais de semana.

Fonte: PMCG.