segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Prossegue cronograma de vacinação contra HPV em agosto

Prossegue nesta terça-feira (05) o cronograma de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV) nas escolas do município, no mês de agosto. Com 80 doses disponibilizadas aos alunos, a primeira escola a ser atendida, este mês, foi o Externato Brasil, localizado no Jardim Carioca. A vacina contra HPV é disponibilizada a meninas de 11 a 19 anos e meninos de 11 a 15 anos, sendo o município pioneiro na disponibilidade destas vacinas no país.

As doses disponibilizadas no mês de agosto serão aplicadas às segundas, terças e quartas-feiras, nas escolas previstas no cronograma. Alunos como Wellington Luiz Cunha, de 11 anos, e Thayssa Porfilho, 12, se sentem mais seguros com a aplicação da vacina. “Sabemos da importância de uma vacinação e, por isso, estamos aqui, porque não queremos ficar doentes”, pontuou a aluna.

A vacina contra o HPV está incorporada no Programa Municipal de Imunização desde 2010 e já beneficiou mais de 37 mil meninos e meninas. Os adolescentes dentro da faixa etária da vacinação podem buscar, também, a imunização na sala 5 da Secretaria de Saúde, no Centro, e nas escolas públicas e particulares, por meio do Programa Saúde na Escola.

O sistema de imunização do município serviu de modelo para o Ministério da Saúde, que depois de conhecer o projeto de Campos, passou a oferecer a vacina para as meninas do país. No entanto, o governo federal ainda não disponibiliza as doses para os meninos.

Fonte: PMCG.