segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Cursos de artesanato reforçam renda familiar

Cursos de geração de renda vêm atraindo alunos para o programa Inclusão Produtiva, da Secretaria da Família e Assistência Social. Atualmente, 170 pessoas com mais de 18 anos de idade participam das aulas de cabeleireiro, padaria, manicure e artesanato, como cartonagem e fibra de bananeira, entre outros.

Em uma das aulas, a instrutora de Cartonagem e Artesanato com Fibra de Bananeira, Conceição de Maria Fernandes, ensinou a técnica de desfibrar o caule, para obter diferentes fibras e fios. Ela destaca que a técnica somente pode ser aplica depois que a bananeira der frutos, para que a sacarose seja absorvida pela banana e o açúcar não fique na fibra e acabe bichada. 

- Desfibrando o caule, obtemos, primeiro, o fio nobre, espécie de linha usada em bordados, crochê, macramê. Depois, obtemos a fibra intermediária, a cestaria, para fazer trama e produzir produtos diversos como caixas e porta-retratos – disse a instrutora. 

Ela acrescenta que a fibra interna é excelente para fazer crochê e para a produção de bolsas, cintos, pulseiras e outros acessórios. “Temos ainda, a fibra rendada, usada no tear para bolsas, almofadas e outros produtos, além da fibra raspada, mais grossa e que não pode ser usada no tear, mas que é muito bonita para revestimentos, como para revestir pufes”, informa Conceição.

Regina Célia da Silva, 63 anos, ficou maravilhada. “Não sabia que a bananeira dava tanta coisa bonita. Nunca tinha trabalhado com artesanato. Estou animada, porque vejo que posso produzir muita coisa fácil de ser vendida, para me ajudar a ter uma renda a mais”, destacou a moradora do Jardim Carioca, que também frequenta o curso de Cartonagem.

Marinete Azevedo, moradora do Parque Santo Amaro, teve sua terceira aula de artesanato. “A gente olha algumas coisas e pensa que não servem para nada e aí, descobre quanta coisa é possível fazer com elas. Achei muito interessante. Estou tirando as fibras da bananeira em casa, colocando para secar. Estou aprendendo muita coisa”, contou. 

Hoje, 47 alunos fazem parte dos cursos da Padaria Escola, com aulas todos os dias; 38 estão aprendendo técnicas artesanais; 28 estão no curso de manicure e cinco no de cabeleireiro. 

Veja abaixo o horário das aulas: 

Segundas-feiras (manhã e tarde) – cabeleireiro e manicure
Terças-feiras (manhã e tarde) – cabeleireiro e cartonagem
Quartas-feiras (manhã e tarde) – manicure
Quintas-feiras (manhã e tarde) – cabeleireiro e artesanato em fibra de bananeira
Sextas-feiras (manhã e tarde) – cabeleireiro

Fonte: PMCG.