terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Câmara e Saúde se unem em busca de soluções para a coleta de sangue


O Grupo de Trabalho Extraodinário criado na Câmara Municipal de Campos visando fortalecer a campanha de doação de sangue e buscar uma solução para o problema da coleta de sangue do Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado selou nesta segunda-feira (18/02) com hospitais e secretários de Saúde de Campos, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis um termo de compromisso pelo qual se comprometem a implementar dentro de 90 dias as agências transfusionais nos hospitais que realizam mais de 60 transfusões de sangue por mês.
 
A unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos visita, nesta terça-feira (19/02), a Câmara de Vereadores do município das 9h às 17h. A expectativa é de que os representantes do Legislativo, assessores e todo corpo funcional da casa participe da ação que visa aumentar o número de doadores voluntários cadastrados.
 
Além dos representantes das secretarias de Saúde dos municípios e de hospitais, o termo foi assinado pelos vereadores Edson Batista (presidente da Câmara), José Carlos Monteiro (presidente do Grupo de Trabalho), Alexandre Tadeu, Thiago Virgilio, Jorge Rangel, Deyvison Miranda, Albertinho, Cecília Ribeiro Gomes e Alonsimar de Oliveira, presentes à reunião realizada nesta segunda no Palácio Nilo Peçanha.
 
No termo de compromisso, os vereadores também se comprometeram a envidar esforços junto à prefeita Rosinha Garotinho (PR) para a aquisição de mais um ônibus devidamente adaptado para realização da coleta móvel em 19 municípios do Norte/Noroeste fluminense. Como maior e melhor equipado hospital de emergência da região, o HFM A atende a maior parte dos pacientes e acidentados dessas cidades.

À reunião, estiveram presentes além dos vereadores, os secretários de Saúde de Campos, Geraldo Venâncio; de São Fidélis, Francisco Edson Fontenele; de São Francisco de Itabapoana, Jayme Tinoco Netto; o superintendente do Hospital Ferreira Machado, Ricardo Madeira; do Hospital Geral de Guarus, José Manoel Moreira; o diretor do Hospital Escola Alvaro Alvim, Jair Araujo; a diretora do Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado; o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sebastião Tavares Campista Filho; além do diretor-presidente do Hospital da Unimed, Márcio Sidney de Souza; e o representante do IMNE, Renato Vale.

"Estamos vivendo um momento de grande crescimento econômico regional e isso vem atraindo muitas pessoas para Campos e região. O número de empreendimentos é grande e provoca um aumento da população e, consequentemente, das intervenções médicas que necessitam do nosso suporte com bolsas de sangue. Precisamos sensibilizar a população para que tenhamos mais doadores voluntários e esses exemplos dos vereadores, do Ministério Público e de outros segmentos da sociedade são muito importantes", disse Laura Pessanha, médica hematologista.
 
Ainda, segundo Laura, o momento também é de agradecimento àqueles que não deixam de doar. “Sempre estamos falando o quanto precisamos de doadores, mas é fundamental agradecermos àqueles que sempre estão aqui nos ajudando a salvar vidas”, comentou.

O Hemocentro funciona, diariamente, das 7 às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar, é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.
Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemocentro Regional de Campos acompanhados pelo seu representante legal, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.
 
 
Fonte: Ururau.

Nenhum comentário: