terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Saúde na Campanha “Respire e Viva”


O Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) e o Programa Tabagismo da Secretaria de Saúde de Campos realizam até quarta-feira (7), das 8h30 às 15h, a campanha “Respire e Viva”. O objetivo é detectar pessoas com dificuldades respiratórias, para averiguar se são portadoras de algum tipo de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), de alta prevalência em todo Brasil, mas ainda subdiagnosticada, conforme informou a coordenadora do Proapar, Helena Maria Riscado.

A campanha acontece na sede da secretaria e é direcionada, especialmente, a pessoas em idade produtiva. A Organização Mundial de Saúde revela que a DPOC tem prevalência de 15,8% em pessoas com mais de 40 anos. Deste percentual, 18% são homens e 14% mulheres. Entre os fumantes, 15% desenvolvem alguma doença pulmonar obstrutiva crônica. “Queremos sensibilizar as pessoas, pois a maioria não tem noção da gravidade da doença e sequer se preocupa em fazer exames preventivos”, diz Helena.

Em Campos, na campanha “Respire e Viva”, serão aplicados questionários para detectar pessoas com alteração das funções respiratórias. “Faremos uma avaliação prévia e os que apresentarem alterações terão teste de espirometria agendado. Constatada a DPOC, encaminharemos a pessoa para tratamento, inclusive com fornecimento de medicamentos pela secretaria de Saúde. Todo o procedimento é gratuito e qualquer pessoa pode participar”, contou a coordenadora, acrescentando que, nesta manhã, mais de 80 pessoas, inclusive de servidores da Secretaria de Saúde, participaram da campanha.

Fonte: O Diário RJ.

Nenhum comentário: