quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Grande quantidade de drogas e armas apreendidas em Campos




O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ) deflagrou, na manhã de ontem, em Campos, a Operação UpUniverse (Todos Juntos), que contou com o apoio das polícias Rodoviária Federal (PRF), Civil (PC) e Militar (PM) para o cumprimento de nove mandados de prisão e 46 de busca e apreensão. O objetivo foi evitar o fortalecimento do tráfico de drogas no município onde, segundo a PC, traficantes integram quadrilhas especializadas em extorsão por telefone. A operação contou com cerca de 200 policiais.

A operação iniciou por volta das 4h, quando, com o apoio de um helicóptero, agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), tropa de elite da PC, sobrevoaram vários pontos da cidade. Além dos sobrevoos nas favelas, a equipe do Core apontava para policiais que estavam em terra, locais e suspeitos. Em vários momentos, como aconteceu na Tira Gosto (TG), no Bairro Lapa; Baleeira, no Parque Leopoldina; e Ilha do Cunha, no Bairro Caju. os agentes desceram do helicóptero e partiram para o interior das favelas. Na TG, um suspeito pegou um bebê de cerca de três meses dos braços da mãe e saiu correndo, mas foi surpreendido por PMs, que cercavam a área. Minutos mais tarde, uma máquina de caça-níquel foi apreendida.

Motorhome da PRF fez consultas e catalogou resultados da operação

Na Baleeira, policiais do Grupo de Ações Táticas (GAT I) apreenderam uma pistola marca Taurus, calibre 380 e sete munições do mesmo calibre, na Rua Conselheiro Thomas Coelho. A arma estava envolvida numa sacola de plástico e escondida num vão existente entre duas casas. Um rádio transmissor foi abandonado durante a “batida” da PM na favela.

Baseado no pátio da 146ª Delegacia Legal (DL/Guarus), o Motorhome da PRF, uma espécie de escritório móvel, fazia consultas e catalogava resultados da operação, que pela manhã deteve nove pessoas, apreendeu veículos, drogas, armas e munições. A operação foi coordenada pelo promotor de justiça do MP/RJ Leandro Manhães. O material apreendido foi encaminhado para registro de ocorrência na 134ª Delegacia Legal (DL/Centro).

UPPs teriam provocado “fuga” para o interior

O chefe da PRF/Campos, Iuri Guerra, opina que a instalação das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) no Rio levaram traficantes da capital a buscarem abrigo no interior. “Além da questão da criminalidade com vistas à repressão ao tráfico de drogas, nós também trabalhamos com o trânsito, onde vários veículos em situação irregular foram apreendidos. Enfim, um trabalho amplo para a gente mostrar aos criminosos que estão saindo do Rio para buscar pontos alternativos que não adianta vir para Campos, porque aqui temos uma segurança pública atuante”. Guerra informou que a UpServise é o início de várias operações que estão sendo planejadas para acontecerem no município.

O subcomandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Campos), major João Carlos Alves, acompanhou o trabalho das equipes da PM. “Inicialmente estivemos com cerca de 50 policiais dando apoio à operação. Mais tarde este número dobrou e auxiliamos a operação com 100 militares”, informou.

Fonte: O Diário RJ.
Fotos: Raphael Cordeiro

Nenhum comentário: