domingo, 17 de outubro de 2010

Horário de verão a partir de hoje!


Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil estão com os relógios adiantados em uma hora, desde à zero hora de hoje, por conta do horário de verão. O procedimento, segundo a secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, acordar uma hora mais cedo vai exigir uma certa adaptação do corpo humano. Por isso, o médico Jacob Faintuch, do Hospital das Clínicas de São Paulo, recomenda que o ideal é que as pessoas tentem manter uma boa qualidade do sono, evitando “situações estimulantes no final da tarde ou no início da noite”. Ele também recomenda que as pessoas evitem consumir café ou chá preto.

Alimentação – O médico orienta ainda que sejam evitadas alimentação demais no jantar, dormir sem comer e praticar exercícios físicos muito extenuantes. “O ideal é praticar atividade física uma vez ao dia, no mínimo duas horas depois de acordar, e evitar a prática durante a noite”, diz, por meio de nota.

Faintuch alerta que o desequilíbrio no organismo ocorre nos cinco primeiros dias da mudança no relógio. O horário de verão foi instituído para reduzir o consumo de energia elétrica no horário de pico, ao final da tarde. A Eletropaulo, empresa responsável pela distribuição de energia em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, prevê um benefício extra com o horário de verão.

De acordo com a empresa, o consumo de energia será reduzido em 6%. Segundo Fernando Mirancos, diretor de operações da empresa, a redução também deve ocorrer dentro de casa. “Para o consumidor residencial, é possível economizar utilizando menos tempo a iluminação artificial. Com essa medida, pode ocorrer uma redução de até 5% no consumo mensal de energia”.

Fonte: http://www.odiarionews.net/wordpress/geral/horario-de-verao-exige-readaptacao-de-habitos-no-pais/

Nenhum comentário: