quarta-feira, 29 de maio de 2013

Termina hoje o prazo para inscritos do Enem pagar taxa

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não estão enquadrados nos critérios de isenção devem pagar hoje a taxa de inscrição no valor de R$ 35. Não precisam pagar a quantia os estudantes que concluíram o ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica em 2013 e aqueles que têm renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa ou a comprovação das informações necessárias para a isenção. O participante receberá em casa o cartão de confirmação de inscrição, que terá um número, assim como a data, hora, o local de realização das provas, a opção de língua estrangeira e outras informações específicas.

Governo e Vivo assinam acordo para monitoramento de desastres naturais

    
 
 
 
 
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a empresa de telefonia Vivo assinaram um acordo para monitoramento de desastres naturais. O acordo de cooperação técnica para implementação de rede de coleta de dados vai disseminar informações e alertas sobre eventos climáticos extremos. O sistema estará voltado para a ocorrência de cheias, inundações, deslizamentos de terras, secas e estiagens.

De imediato, a parceria vai instalar 252 pluviômetros em 19 estados brasileiros. A região serrana do Rio de Janeiro receberá os primeiros equipamentos, que devem estar em funcionamento antes do verão, quando acontecem as piores enchentes no local. Ao todo, 3 mil pluviômetros serão instalados em edifícios do governo federal e em torres de celular (Estações Rádio Base – ERBs).

Os equipamentos serão ligados à rede de telefonia móvel da Vivo existente próximos às áreas de risco selecionados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). As informações coletadas pelos pluviômetros serão enviadas por meio da tecnologia 3G/GPRS à plataforma de monitoramento do Cemaden.

Ao todo serão investidos R$ 107 milhões pelo governo federal entre a compra de pluviômetros, radares meteorológicos e a instalação em comunidades de risco das regiões Sul, Sudeste, na costa leste da Região Nordeste e pontos isolados na região amazônica.

 

terça-feira, 28 de maio de 2013

Programa de Controle do Tabagismo realiza campanha em Campos

 
 

 
 
Antecipando as comemorações do Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo estará realizando amanhã uma Campanha de Conscientização, no pátio da Secretaria de Saúde de Campos, das 9h às 17h. Atualmente Campos é o segundo município no Estado em abandono ao cigarro e, durante o evento, pessoas que desejam se livrar da dependência provocada pelo tabaco podem se cadastrar para o tratamento.

Durante todo o dia haverá distribuição de panfletos e equipes especializadas prestarão esclarecimentos a respeito do tabagismo, informou o coordenador do programa, William Thomi.

Campos apresenta um índice de 28,5% de sucesso em abandono ao tabagismo. “Em número de pessoas que efetivamente pararam de fumar com o tratamento, nosso município é o segundo em resultado, com um ótimo índice, já que a média nacional varia entre 5% e 6%”, explicou o coordenador. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o tabagismo é a principal causa evitável de mortes por doenças pulmonares, cardiovasculares e câncer.  A Prefeitura de Campos mantém o Programa de Controle de Tabagismo, com tratamento especializado e grupos de apoio durante quatro meses, além da disponibilização gratuita dos medicamentos.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Comudes realiza mais uma reunião hoje






O Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes) realiza sua 22ª reunião ordinária, hoje,a partir das 10h, no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia. Dois temas estão incluídos na pauta de discussões: a etapa municipal da 5ª Conferência das Cidades, dias 27 e 28 de maio, na Fundação Municipal de Esportes, cujo palestrante será o secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral, e a apresentação das ações do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) pela presidente Margarida Estela Mendes.
 
Na reunião, também, vão ser apresentadas novas instituições que passarão a fazer parte do Comudes. Entre elas estão a Secretaria Municipal de Agricultura, a Empresa Municipal de Habitação (Emhab), Rotary Clube de Campos, Conselho Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Comde), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Campos e a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro).

A secretária executiva do Comudes, Maria Olímpia Lopes, destacou que o Conselho é uma ferramenta importante na orientação do governo no sentido de realizar ações voltadas ao bem estar da população. “O Conselho visa preparar o município para o crescimento que a região vem vivendo nos últimos anos e defende que este desenvolvimento seja sustentável, visando o futuro”, disse ela

Rosinha lança amanhã inventário turístico de Campos

 
 
 
A prefeita Rosinha Garotinho lança amanhã, às 4 da tarde, no Museu Histórico de Campos, o inventário turístico do município, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep). De acordo com o secretário, Marcelo Neves, foram inventariados todos os bens, serviços e atrativos culturais e naturais do município. Além de divulgar o potencial turístico de Campos, o inventário vai facilitar o acesso de turistas à cidade.

 " Além dos pontos turísticos, quem estiver chegando a Campos saberá onde estão agências bancárias, postos médicos, farmácias e escolas. Somos um pólo universitário e esse público também será beneficiado porque ficará conhecendo mais sobre nossa cidade" disse o secretário.

Campos está em pleno desenvolvimento com grandes empreendimentos se instalando na cidade, como o Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, ou nas proximidades, como o Porto do Açu. Estão surgindo hotéis, restaurantes e casas noturnas.  “Já temos o turismo de negócios e queremos que estes empreendedores que vêm a Campos a negócio, também, possam desfrutar de nossas riquezas naturais ou históricas”.

A diretora de Turismo, Ana Néry Alvarenga, acrescenta que o inventário será uma ferramenta de grande utilidade tanto para o setor turístico como para o setor econômico do município. “Estamos cumprindo uma prerrogativa do Ministério do Turismo de que todas as cidades de médio e grande portes devem ter seus inventários turísticos. Assim, o município garante a preservação da história dos bens materiais e imateriais, como Cavalhada de Santo Amaro, a Mana Chica, o chuvisco, as danças típicas, casarios, entre outras riquezas.



sexta-feira, 24 de maio de 2013

Cientistas espanhóis desenvolvem pesquisa sobre diabetes tipo 1

 
 
 
Pesquisadores do Instituto de Investigação em Ciências da Saúde Germans Trias i Pujol, na Espanha, anunciaram a descoberta de um tratamento para o diabetes tipo 1, testado com resultados positivos em ratos de laboratório. Feito pelo grupo de Imunologia do Diabetes, o estudo foi publicado na revista científica Plos One. Os investigadores indicaram que a estratégia pode ser a base para a prevenção do diabetes e de outras doenças de causa autoimune.

O tratamento é baseado na extração de células dendríticas do sistema imunológico do paciente e na sua modificação in vitro. As células modificadas são reintroduzidas e conseguem impedir a destruição das células produtoras de insulina.

O diabetes tipo 1 é uma doença metabólica causada pela destruição das células beta do pâncreas – as que produzem insulina, que é responsável pela transformação da glicose ingerida. É também conhecido como diabetes insulinodependente, diabetes infantojuvenil e diabetes imunomediado.

No diabetes tipo 1, os portadores precisam de injeções diárias de insulina para manter a glicose no sangue em valores normais. A doença, embora ocorra em qualquer idade, é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens.

A pesquisa contou com a colaboração do Instituto de Investigação do Hospital Vall d’Hebron, em Barcelona, e do Instituto de Investigação Biomédica da Universidade de Lleida.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Altamir Bárbara sugere diálogo ao Siprosep e consegue evitar manifestação






Através de diálogo, o ex-vereador Altamir Bárbara conseguiu evitar a realização da manifestação pacífica que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campos dos Goytacazes - SIPROSEP, havia agendado para a manhã desta quinta-feira, em frente ao Cesec, considerando que poderia ter consequências desagradáveis.

O argumento mais forte de Altamir Bárbara, junto ao Presidente do Siprosep, Sérgio Almeida, é que a Prefeita Rosinha Garotinho, em todas as reivindicações feitas pelo Sindicato, que foram 12, atendeu 9. "Então não era necessário manifestação pública no Cesec", afirmou Altamir. Ele ressaltou, ainda, que o restante das reivindicações pode ser conquistado através do diálogo e não da pressão.






Memorial Afetivo do Comércio Campista em exposição no Trianon






Até o próximo dia 28, quem passar pelo foyer do Teatro Municipal Trianon terá a oportunidade de viajar pelo passado na exposição “Memorial Afetivo do Comércio Campista”, que celebra os 50 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL).

 O acervo exibe fotos antigas de lojas, bem como antigas notas fiscais, máquinas de caixa registradora e outros objetos antigos. A exposição organizada pelo professor Wainer Teixeira de Castro, tem a curadoria do fotógrafo e pesquisador Wellington Cordeiro. 

Entre as curiosidades da exposição, estão registros da história de Ao Livro Verde, a mais antiga livraria do Brasil. Em um de seus registros de documentos, está a assinatura de Alair Ferreira, como contador. Mais tarde, ele se tornou um dos maiores políticos de nossa região, atuando como deputado federal por diversos mandatos.

Entra em vigor lei que garante início do tratamento de câncer até 60 dias após registro


 
 
 
 
Pacientes com câncer deverão iniciar o tratamento até 60 dias após o registro da doença no prontuário médico. A regulamentação da Lei 12.732/12, que determina o prazo, foi detalhada na semana passada, pelo Ministério da Saúde. A legislação entra em vigor hoje. Na tentativa de auxiliar estados e municípios a gerir os serviços oncológicos da rede pública, a pasta anunciou a criação do Sistema de Informação do Câncer (Siscan).
O software, disponível gratuitamente para as secretarias de Saúde esta semana vai reunir o histórico do paciente e do tratamento. “É um acompanhamento em tempo real do que acontece nos serviços de saúde” e inaugura uma nova etapa no tratamento do câncer no país", explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A previsão do governo é que, a partir de agosto, todos os registros de novos casos de câncer no país sejam feitos pelo Siscan. Segundo Padilha, estados e municípios que não implantarem o sistema até o fim do ano terão suspensos os repasses feitos para atendimento oncológico.
  1.  

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Destaques da imprensa campista serão premiados hoje




O Lar Fabiano de Cristo, em Campos, em parceria com a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, realizará hoje, a partir das duas da tarde, o Prêmio José do Patrocínio, que homenageia os destaques da imprensa campista e nacional. A premiação já está na sua quarta edição e será realizada no Lar Fabiano de Cristo, Casa de Francisco Lamego, na Avenida Francisco Lamego, 321, Guarus.

 O evento tem a realização do Lar Fabiano de Cristo, Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e secretaria de Família e Assistência Social e apoio do Conselho de Igualdade Racial de Campos.

Diversos nomes da imprensa campista, como de TV fechada Litoral, Plena TV, Rádio Diário FM, Jornal Ururau, entre outros serão homenageados nesta tarde, além da imprensa nacional com a novela da Rede Record, Balacobaco.

 As categorias da premiação na comunicação serão "Jornalista de destaque", "TV aberta", "Jornal Impresso", entre outros. O destaque local, o historiador e escritor da Fundação Zumbi dos Palmares, Hélvio Cordeiro, será um dos homenageados em Honra ao Mérito.

Inscrições para Bolsa Atleta continuam abertas


 
 
A Fundação Municipal de Esportes (FME) continua com inscrições abertas para a Bolsa Atleta 2013, destinada aos atletas residentes no município de Campos, praticantes do desporto de rendimento em modalidades olímpicas, paraolímpica e esportes regulamentados por ligas desportivas, federações e confederações. As inscrições, que estão sendo realizadas no horário das 9 às 12h e das 14 às 16h, na sede da Fundação, localizada à Rua dos Goitacazes, 499 (antiga AABB),  prosseguem até o dia 4 de junho.

A Bolsa Atleta  garante aos atletas beneficiados patrocínio durante seis meses, nos valores mensais de R$ 1.500,00 para atletas que tenham participado dos dois últimos jogos Panamericanos ou que tenham obtido índice para participar do próximo; R$ 1.000,00 para atletas de modalidades individuais que integrem a seleção nacional da modalidade esportiva; R$ 600,00 para atletas de modalidades individuais participantes de competições nacionais e/ou integrantes do ranking nacional da modalidade; e R$ 350,00 para atletas de modalidades individuais participantes de competições municipais, regionais e estaduais.

Para pleitear a concessão da Bolsa Atleta, o atleta deverá possuir idade mínima de 16 anos, deverá preencher um requerimento padrão fornecido no ato da inscrição e deverá apresentar as cópias autenticadas dos seguintes documentos: comprovante de escolaridade, documento de identidade com foto, CPF e título de eleitor (maiores de 18 anos) e comprovante de residência no município de Campos, caso não tenha em nome próprio, válido somente o pertencente a parentesco de 1º grau.
 
Além desta documentação, o atleta deverá apresentar a cópia autenticada da carteira de atleta, validade 2012/2013, comprovante do requerente/atleta de filiação à Federação e/ou Confederação que rege o desporto ao qual compete e declaração original da Federação e/ou Confederação com firma reconhecida em cartório do presidente da Federação e/ou Confederação.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Prefeita Rosinha visita obras da Cidade da Criança

 
 
 
 A prefeita Rosinha Garotinho estará visitando por volta das 10 horas da manhã deta terça-feira, as obras da Cidade da Criança, no Parque Alzira Vargas. O espaço terá praça de alimentação, vila mirim com consultório médico, farmácia, padaria, locação de biblioteca, brinquedoteca e ciclovia. Os bancos terão formato de cachorro quente, os quiosques serão como saco de pipoca e de sorvete.

A Cidade da Criança será um espaço para as crianças brincarem e se divertirem. No espaço, haverá ainda brinquedos, sendo um em formato de castelo e uma área onde será homenageado o índio goitacá, que dá nome à cidade. Tudo de uma maneira lúdica. A homenageada será a pediatra e sanitarista Zilda Arns, coordenadora internacional da Pastoral da Criança, morta durante um terremoto no Haiti, em janeiro de 2010.

Aumenta o número de brasileiros com celular

 
 
 
 
 
Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que o percentual de brasileiros com telefone celular subiu de 36,6%, em 2005, para 69%, em 2011. Em números absolutos, o total passou de 55,7 milhões de pessoas para 115,4 milhões, um crescimento de 107,2%. O levantamento, feito com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, considera apenas pessoas com 10 anos ou mais de idade.

Os dados revelam que, pela primeira vez, desde o início da pesquisa, em 2005, o percentual de mulheres com celular superou o dos homens, ao alcançar 69,5% (60,3 milhões) contra 68,7% dos homens (55,2 milhões). Em 2005, esse percentual era 35,2% para as mulheres e 38% para os homens.

A pesquisa também traz uma análise regional do uso de celular. Os índices de brasileiros que têm o aparelho são menores no Norte (60,5%) e no Nordeste (59,4%) e maiores no Centro-Oeste (78,7%), no Sudeste (73,8%) e no Sul (73,3%). Entretanto, em cinco anos, o Norte e o Nordeste tiveram crescimento na compra de telefones móveis de 166,7% e 174,3%, respectivamente. Já as demais regiões tiveram aumentos menores de 100%.

O Distrito Federal é líder em uso de celulares entre as unidades da Federação, com 87,1%. O Maranhão aparece no último lugar com 45,2%.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Conferência Municipal das Cidades acontece dias 27 e 28






As entidades que desejam debater temas, como habitação, mobilidade e saneamento, entre outros, terão uma oportunidade na próxima segunda-feira (27) e na terça (28), quando acontece a 5ª Conferência Municipal das Cidades. O tema da Conferência Municipal das Cidades é “Quem muda a cidade somos nós. Reforma urbana já!”.

A conferência será presidida pelo secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral. O evento vai acontecer na sede da Fundação Municipal de Esportes e será aberto à população. A solenidade de abertura será realizada na segunda-feira, às 19h. As inscrições poderão ser feitas às 18h30.

Poderão participar da conferência, gestores, administradores públicos e legislativos, movimentos populares (associações comunitárias), os trabalhadores por suas entidades sindicais, empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais, além de Ongs com atuação na área do desenvolvimento urbano.

 As demandas que forem geradas durante a 5ª Conferência das Cidades serão levadas para as Conferências Estadual e Nacional, que acontecerão posteriormente.

 

Prefeita Rosinha inaugura hoje mais uma creche modelo


O município de Campos ganha hoje mais uma Creche Modelo. Desta vez, a Prefeita Rosinha vai beneficiar os moradores do Parque Nova Canaã, em Guarus. A creche, que era chamada de Nova Canaã, receberá o nome de Creche Escola Álvaro Ribeiro das Neves e será a décima-terceira unidade modelo inaugurada. Ela terá capacidade para atender 100 crianças. A inauguração está prevista para às 19h..
 
Construída num terreno de 874,21 metros quadrados, assim como as outras creches modelos, a do Canaã terá biblioteca, brinquedoteca, fraldário, lactário, sala de amamentação, consultório, berçário I e II, sala de maternal, de professores, refeitório, banheiros masculino e feminino para os alunos e funcionários, solário, entre outros.

O município reformou quase que a totalidade das 244 unidades escolares da rede municipal e esta será a 13º unidade modelo  inaugurada.

Produção econômica torna carros brasileiros mais perigosos




Quarto maior mercado automobilístico do mundo, o Brasil viu o número de acidentes fatais no trânsito aumentar em 72% entre 2000 e 2010, segundos os últimos dados disponíveis. As razões para o grave quadro seriam, além das precárias condições das estradas e falta de rigor nas leis, a má qualidade dos carros comercializados no País. Em levantamento publicado recentemente, a AP afirma que os veículos mais baratos de quatro das cinco montadoras mais vendidas no País falham em testes de segurança.

Especialistas ouvidos pela agência apontaram que os carros nacionais são produzidos com materiais inferiores aos modelos semelhantes destinados a consumidores americanos e europeus. Em defesa, a indústria alega que respeita as leis de segurança propostas pelo governo.

“A gravidade dos ferimentos que vemos nos hospitais é terrível. São ferimentos que não deveriam ocorrer”, afirma Dirceu Alves, da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego). Segundo os profissionais ouvidos pela AP, melhores condições de segurança dos próprios veículos já seriam suficientes para reduzir as mortes.

Dados da IHS Automotive, consultora industrial, constatam que montadoras lucram 10% a partir de cada carro produzido no Brasil, enquanto nos Estados Unidos o total é de 3% e a média global está em 5%. A diferença estaria relacionada ao material utilizado, fator facilitado pela atrasada legislação brasileira, que apenas em 2014 exigirá, por exemplo, airbags frontais e travagem anti-bloqueio em todos os veículos – requisitos há anos obrigatórios em outros países.

O resultado é que, segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 9.059 mortes no trânsito em 2010, contra 12.435 fatalidades nos Estados Unidos, onde há aproximadamente cinco vezes mais carros. A conclusão é que o quadro brasileiro é praticamente quatro vezes mais grave.

Técnicos da indústria entrevistado pela AP indicam uma série de pontos que precisam ser aperfeiçoados na produção brasileira, que, pelas análises, trabalha com uma estrutura cerca de 20 anos atrasada em relação à Europa e aos Estados Unidos, o que inclui plataformas antiquadas, peças menos resistentes e até mesmo exclusão de materiais fundamentais em alguns casos.

O governo acredita que as recentes exigências mais rígidas quando a airbags e travas irá reduzir as estatísticas negativas brasileiras. No entanto, a AP alerta que faltam testes independentes no País – prática comum nos mercados mais avançados -, o que diminui sua eficácia.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Diga NÃO a Homofobia






Hoje,  Dia Nacional de Combate à Homofobia, será marcado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), com a diplomação do cineasta internacional, Vagner Almeida, e do professor universitário Richard Park, como personalidades que lutam pelos direitos humanos. 

O cineasta e o professor estarão presentes no evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Escola Superior de Advocacia e Comissão de Diversidade Sexual da OAB, participando da programação que marca o combate à homofobia.

O evento vai acontecer na Casa do Advogado, localizada à Rua Barão da Lagoa Dourada, ao lado da sede da Empresa Municipal de Transportes (Emut), às 20h. Na ocasião, será apresentado abertamente ao público o filme “Janaína Dutra, uma Dama de Ferro, dirigido por Vagner de Almeida. Após a exibição, será aberto um debate.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Rosinha apresenta Morar Feliz em Forum Nacional





A Prefeita Rosinha Garotinho fez na manhã desta quinta-feira, em Brasília, palestra apresentando o Programa Morar Feliz, no 60º Forum Nacional de Habitação, projeto premiado com o Selo Mérito 2013 da Associação Brasileira de Coahbs e Agentes Públicos de Habitação (ABC), na categoria Grande Impacto Regional.

A Prefeita Rosinha compôs a mesa de trabalho do Forum, para os trabalhos de apresentação dos programas premiados pela ABC. Em seguida, ela exibiu vídeo narrando a história do Morar Feliz e seus detalhes construtivos, sendo considerado pelo presidente da ABC, Mounir Chaowiche, uma referência nacional por sua relevância social e por suas características técnicas.

Em sua exposição, Rosinha apresentou pontos do Morar Feliz que o destacam como projeto habitacional de interesse social. Ela lembrou que quando assumiu a prefeitura de Campos, em 2009, encontrou mais de 23 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas pelas chuvas daquele ano. 'Idealizamos o Morar Feliz para retirar as famílias que viviam em áreas de risco, como na beira de rios e lagoas, ou às margens de rodovia e, ainda, para pessoas que viviam em situação de vulnerabilidade social, para dar a elas a oportunidade de terem um lugar digno de se viver', disse Rosinha.

A prefeita destacou que as 10 mil casas do programa estão sendo construídas pela prefeitura com recursos próprios. Na primeira etapa foram entregues 5.426 unidades, em 14 condomínios, sendo 10% delas adaptadas para idosos ou pessoas com deficiência. Em primeiro de maio, foi iniciada a segunda fase, com 4.574 unidades. Cada casa corresponde a lotes de 140m², com área de 42,08m².

Aumenta média de idade para ter primeiro filho em Portugal






Em dez anos, a idade média das mulheres em Portugal para ter o primeiro filho passou de 26,8 anos para 29,2 anos, Também chegou a 36% o percentual de famílias chefiadas por mulheres - fenômenos ligados à participação no mercado de trabalho e ao aumento da escolarização, como também acontece no Brasil.
A informação faz parte do novo retrato das mães lusitanas, com base no censo populacional de 2011. O levantamento foi feito pelo, Instituto Nacional de Estatística (INE), equivalente ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), especialmente para o Dia das Mães, que em Portugal se comemora no primeiro domingo de maio.
Em março de 2011 (data do censo), 2,014 mães viviam com os filhos em Portugal a idade média era 45,6 anos. Na sua maioria, as mães são casadas (primeira ou segunda união) e cada casal tem em média 1,5 filho – taxa de reposição demográfica inferior à do Brasil (1,9), que explica o baixo crescimento populacional de Portugal na última década e a relativa importância da imigração de brasileiros para o país.
Dados também compilados pelo INE para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) mostram que Portugal e Brasil são os países que falam português com menores taxas de natalidade e fecundidade.
No ranking divulgado esta semana pela organização não governamental norte-americana Save the Children, Portugal aparece como o 13º melhor país do mundo para ter filhos, o Brasil ocupa o 78º lugar. O ranking se baseia em um “índice de maternidade” calculado a partir da expectativa dos anos de escolaridade das crianças quando nascidas, mortalidade infantil (até 5 anos), mortalidade das mulheres no parto, participação das mulheres na política e renda per capita nacional.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Santa Maria em festa neste fim de semana




Alegria e diversão não vão faltar na tradicional Festa de Santa Maria, que começa neste fim de semana. 

Gincanas, concurso de calouros, apresentações de bandas de fanfarras e shows prometem animar a região norte do município. 

O ponto alto da festa é o grupo Molejo, que se apresenta no domingo (19), às 22h. O evento conta com total apoio da prefeitura, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima .

Cigarro causa mais câncer em mulheres





Uma pesquisa feita por cientistas noruegueses sugere que mulheres fumantes têm mais risco de desenvolver câncer de intestino que homens fumantes. Os pesquisadores, da Universidade de Tromso, analisaram os registros médicos de 600 mil pacientes e concluíram que a incidência da doença é duas vezes maior entre mulheres que fumam.

O risco de desenvolver a doença mostrou-se especialmente alto entre mulheres que começaram a fumar aos 16 anos ou mais jovens e aquelas que fumaram durante décadas. No período analisado, cerca de 4 mil pacientes tiveram câncer no intestino.

O estudo, divulgado na publicação especializada Cancer Epidemiology Biomarkers & Prevention, mostra que as mulheres fumantes têm 19% mais risco de desenvolver esse tipo de câncer que as não fumantes, enquanto entre os homens o cigarro aumenta esse risco em 9%.

Segundo os cientistas noruegueses, este é o primeiro estudo a mostrar que até mulheres que fumam menos que homens têm um risco maior de desenvolver câncer no intestino grosso - um indicativo de que elas seriam mais vulneráveis aos efeitos tóxicos do cigarro. Os cientistas observaram que a pesquisa não conseguiu levar em conta outros fatores que poderiam afetar a incidência da doença, como o consumo de álcool e a dieta dos pacientes.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Eleição para deputados pode passar a ser realizada em dois turnos





O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), com o apoio  da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), iniciará nos próximos dias coleta de 1,5 milhão de assinaturas de populares com o objetivo de obrigar o Congresso Nacional a votar projeto de lei para que as eleições para deputados estaduais e federais ocorram em dois turnos em todo o país. 
O Movimento quer repetir a mesma fórmula que levou o Parlamento a aprovar a Lei da Ficha Limpa.

A ideia do MCEE é juntar os modelos aberto e fechado de votação. Os partidos farão uma eleição com seus filiados para definir a lista de candidatos, com a devida ordenação por número de votos obtidos internamente. Em seguida, no primeiro turno do pleito, os eleitores votam nas legendas, já sabendo qual é o cardápio de opções que cada uma oferece. Nessa primeira votação, será definido o quociente partidário e o número de cadeiras que cada partido ou coligação conquistou, sendo maior o número de vagas para quem mais tiver a preferência.

No segundo turno, os partidos colocariam a lista de candidatos limitada ao dobro de nomes da quantidade de vagas que obteve pelo quociente eleitoral e o eleitor pode escolher qualquer um dos listados. Nessa etapa também há a opção de continuar votando na legenda, avalizando a ordem apresentada.

Pesquisa traça novos caminhos para origem, tratamento e cura da endometriose

 
 
 
 
 
Um estudo científico conseguiu traçar novos caminhos para a descoberta das causas da endometriose. A pesquisa, desenvolvida por especialistas do Grupo Huntington Medicina Reprodutiva, recebeu premiação de 1º lugar no 46º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal, em Brasília. 
De acordo com as investigações, foram identificados dois receptores de estrogênio, ALFA (ER-ALFA) E BETA (ER-BETA), em lesões de endometriose de reto-sigmoide e tecido perilesional infiltrado. 
Esta descoberta revela a importância do estudo na área da fisiopatologia da endometriose, principalmente na endometriose profunda, que tem grande significado clínico. Além disso, esses achados foram independentes da fase do ciclo menstrual da paciente colocando em questionamento as teorias existentes quanto à origem dessa doença. É mais um passo para desvendar a verdadeira origem da doença que, até hoje, não tem cura. 
A pesquisa foi desenvolvida pelos investigadores Alysson Zanatta, André Monteiro da Rocha, Bruno Cogliati, Marcia Riboldi, Eduardo Leme Alves da Motta e Paulo Cesar Serafini, do Grupo Huntington. A nova descoberta é um grande avanço. Atualmente, a endometriose afeta cerca de 10 a 15% das pacientes em idade reprodutiva, o que representa um universo ao redor de 7 a 10 milhões de mulheres. 
A endometriose é caracterizada pela presença de fragmentos do endométrio nos ovários e nas cavidades abdominais, onde se expandem e causam ferimentos. O tecido, que normalmente reveste o interior do útero, deveria ser expelido na menstruação. Um das hipóteses é que a causa da endometriose seja genética e esteja ligada a deficiências do sistema imunológico.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Começa em Campos a campanha "Todos Contra a Pedofilia"






Começa hoje, em Campos, a programação da campanha  “Todos Contra a Pedofilia”, promovido pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude com o apoio da Secretaria da Família e Assistência Social. Haverá panfletagem, adesivação e passeata. O ponto alto da programação é o I Seminário Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que vai reunir especialistas em diversas áreas para debater a questão que viola o direito da criança e do adolescente. O evento acontecerá no auditório Cristina Bastos, no Instituto Federal Fluminense (IFF) na próxima sexta-feira, quando encerra a programação.
Agora pela manhã acontecem atividades de conscientização como panfletagem e adesivação nas imediações do Mercado Municipal, se estendendo amanhã  para o posto da Polícia da Rodoviária Federal (PRF), na BR-101, e na quarta-feira no distrito de Goitacazes.

Prêmio dará R$ 1 milhão a pesquisas para melhorar educação no País

 
 
 
 
 
Como garantir que todos os alunos brasileiros tenham um bom professor todos os dias na sala de aula? A pergunta é um desafio proposto pela Fundação Lemann e pelo Itaú BBA que, em parceria, destinarão R$ 1 milhão àqueles que apresentarem propostas para solucionar a questão.
 
 O prêmio promovido pelas duas entidades é voltado para projetos de pesquisa no setor da educação e o financiamento servirá para que o pesquisador ou a equipe desenvolva o trabalho. Os projetos poderão ser enviadas até as 18h do dia 17 de maio para o e-mail edital@fundacaolemann.org.br.
 
O financiamento será dividido entre duas ou cinco propostas, dependendo do número de inscrições. Os candidatos devem apresentar um projeto a ser desenvolvido, no máximo, nos próximos dois anos. Na hora da inscrição, devem apresentar, entre outros elementos, título, justificativa, resumo da literatura a ser usada, metodologia, cronograma e um orçamento detalhado para a execução.
 
Os projetos serão julgados quanto ao rigor metodológico e à aplicabilidade. Podem participar pesquisadores de várias áreas que tenham a educação como objeto.
 
 Para possibilitar que os estudos produzidos sejam usados por gestores e para que sejam aplicados, eles serão acompanhadas pelos membros do conselho examinador, formado por especialistas que atuam em diversas áreas do setor. Depois de selecionar os projetos, o grupo vai acompanhar a execução e orientar os pesquisadores para que produzam material viável e com linguagem acessível.
 
A fim de direcionar os projetos, são sugeridas as seguintes linhas de pesquisa: carreira docente, condições de trabalho e clima escolar, seleção e alocação de professores e qualidade do professor.
 
Os resultados serão divulgados no site da Fundação Lemann até 31 de julho de 2013. O edital já está disponível.

domingo, 12 de maio de 2013

Feliz Dia das Mães !







"Perguntaram a uma mãe qual era seu filho preferido. E ela respondeu:
 "Nada é mais volúvel que um coração de mãe".
 O filho predileto, aquele a quem me dedico de corpo e alma é o meu filho doente até que sare.
 O que partiu, até que volte.
 O que está cansado, até que descanse.
 O que está com fome, até que se alimente.
 O que está com sede, até que beba.
 O que está estudando, até que aprenda.
 O que está nu, até que se vista.
 O que nao trabalha até que se empregue.
 O que namora, até que se case.
 O que casa até que conviva.
 O que é pai, até que crie os filhos.
 O que prometeu, até que cumpra.
 O que chore, até que cale.
 O que me deixou, até que o reencontre.
 Feliz dia das mães!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mulheres com enxaqueca tem maior risco cardíaco



As mulheres que sofrem de enxaquecas acompanhadas de distúrbios visuais como flashes de luz podem ter um risco aumentado de sofrer ataques cardíacos e coágulos sanguíneos, alertaram cientistas esta terça-feira.

O estudo foi realizado com 27.860 mulheres, das quais 1.435 tinham enxaqueca com aura, como são denominados estes distúrbios.

Ao longo dos 15 anos de estudo, foram registrados 1.030 casos de ataque cardíaco, derrame ou morte de problema cardiovascular, informou o relatório da Academia Americana de Neurologia.

"Depois da pressão alta, a enxaqueca com aura foi o segundo maior fator de risco de ataques cardíacos e derrames", disse o autor do estudo, Tobias Kurth. "Ele vem na frente do diabetes, do tabagismo, da obesidade e do histórico familiar de doença cardíaca", acrescentou.

Kurth, do Hospital Bringham para Mulheres em Boston e do Instituto Nacional de Saúde francês, também é membro da Academia Americana de Neurologia.

Os riscos para mulheres que sofrem de enxaqueca com aura foi três vezes maior do que para aquelas que sofrem de enxaqueca sem este distúrbio, explicou o médico à AFP.

Um segundo estudo divulgado pela mesma academia informou que as mulheres que sofriam de enxaqueca com aura e tomavam contraceptivos hormonais eram mais propensas a ter coágulos.

Os dois estudos serão apresentados no encontro anual da Academia, em San Diego, Califórnia.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Hospital Ferreira Machado ganha nova UTI




A prefeita Rosinha Garotinho inaugura daqui a pouco, às 10h, a nova Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Ferreira Machado, que leva o nome do médico e ex- deputado federal Sadi Coube Bogado. Com uma área construída de 1.200m², a UTI conta com 32 leitos, sendo 24 deles divididos num sistema de box e outros oito leitos na Unidade Intermediária.  A obra integra o pacote de investimentos de reestruturação da unidade, que foi iniciado em fevereiro de 2011, e teve a sua primeira etapa concluída em agosto do mesmo ano, com a inauguração do novo Pronto Socorro Pediátrico do HFM.

Pesquisadores estudam região mineira constatemente afetada por tremores

 
 
 
 
 
Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Minerais da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), o professor André Danderfer, do Departamento de Engenharia Geológica da instituição, coordena um projeto de pesquisa que busca investigar a evolução geológica de um antigo segmento de crosta continental — conhecida por crosta arqueana-paleoproterozoica —, exposta no norte de Minas Gerais. Ali, encontram-se rochas graníticas e sedimentares metamorfoseadas (formadas por transformações físicas ou químicas de outras rochas) com idade que supera 1,6 bilhão de anos.

A pesquisa, segundo o coordenador, tem a colaboração dos professores Cristiano de Carvalho Lana e Hermínio Arias Nalini Júnior, além do aluno de doutorado Francisco Robério de Abreu, e recebeu o nome de Evolução tectônica e geocronológica da porção central do bloco Itacambira-Monte Azul, borda leste do Paleocontinente São Francisco, norte de Minas Gerais. Para seu desenvolvimento, já conta com recursos garantidos de mais de R$ 40 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). “O estudo vai jogar luz sobre uma área que abrange parte das cidades de Porteirinha e Riacho dos Machados, na Região do Espinhaço Central”, revela Danderfer.
 
O tremor em dezembro de 2007 derrubou casas em Caraíbas, distrito de Itacarambi, matando a primeira pessoa vítima de terremoto no país: uma criança. De lá para cá, novos abalos foram registrados, com danos materiais em edificações.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Prorrogadas as incrições para a Universidade Aberta da Terceira Idade




O Instituto Federal Fluminense prorrogou o prazo de inscrição para o Processo Seletivo de ingresso ao Curso de Formação Inicial e Continuada “Universidade Aberta da 3ª Idade”, no campus Rio Paraíba do Sul/UPEA.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas por meio do preenchimento de um Questionário Socioeconômico, até o dia 31 de maio de 2013, nos CRAS das localidades ofertantes das vagas, das 08h às 17h, mediante entrega da documentação exigida no edital.
São oferecidas 30 vagas distribuídas entre as localidades de Barcelos, Açu e Sabonete, no município de São João da Barra-RJ. Para candidatar-se a uma vaga, é necessário ter idade igual ou acima de 60 anos; ser morador de Barcelos, Açu ou Sabonete. O resultado final será divulgado no dia 03 de junho. O edital com outras informações está disponível em www.iff.edu.br.

Quase 20 mil pessoas serão voluntárias na abertura da Copa das Confederações

 
 
 
 
 
Quase 20 mil pessoas se inscreveram para atuar como voluntários no elenco ou no suporte das apresentações de abertura e encerramento da Copa das Confederações, nos dias 15 e 30 de junho. Os números foram consolidados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) depois do encerramento das inscrições, no último dia 30.

A cerimônia de abertura será no Estádio Nacional, em Brasília, e recebeu a maior parte das inscrições: 10.175. Mais 9.118 pessoas manifestaram interesse em se apresentar no encerramento da competição, no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, no Rio de Janeiro.

Para concorrer não era necessário ter experiência como bailarino. As exigências eram morar nas capitais ou em cidades vizinhas e ter disponibilidade para ensaiar no período da noite ao menos três vezes por semana.

Após uma pré-seleção, os papéis de cada um dos voluntários serão definidos em triagem. O espetáculo será comandado pelo carnavalesco da Unidos da Tijuca, Paulo Barros. A abertura contará com 2.600 bailarinos e 200 voluntários de suporte, que incluem produção de elenco, figurino, alegorias, gerência de palco e auxiliar de produção.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Jogar videogame retardaria e até reverteria decadência mental

 
 
 
 
 
 
Jogar videogame pode prevenir e até retardar a deterioração de funções cerebrais, como a memória, o raciocínio e o processamento visual. O estudo da Universidade de Iowa, feito com centenas de pessoas com 50 anos ou mais, revelou que as pessoas que jogam videogame são capazes de melhorar uma variedade de habilidades cognitivas e reverter até sete anos a decadência mental relacionada com a idade.
 
  O professor de saúde pública da Universidade, Fredric  Wolinsky e seus colegas separaram 681 pacientes saudáveis em quatro grupos. Cada um destes grupos foi dividido em segmentos com pessoas de 50 a 64 anos e aqueles acima dos 65 anos. Um grupo recebeu palavras-cruzadas computadorizadas, enquanto os outros três grupos jogaram um videogame chamado "Road Tour", que consiste em identificar um tipo de veículo exibido rapidamente em uma placa veicular.

Solicitou-se aos participantes que identificassem novamente o tipo do veículo e o relacionassem com uma placa de trânsito exibida em uma ordenação circular de possibilidades. O jogador precisa acertar pelo menos três em quatro tentativas para passar de nível, o que acelera a identificação do veículo e adiciona mais distrações.
 

O estudo se alicerça numa pesquisa iniciada nos anos 1990 sobre os esforços para melhorar a memória, o raciocínio e a velocidade do processamento visual. Os cientistas descobriram que aqueles que jogaram "Road Tour" tiveram uma pontuação muito melhor do que o grupo das palavras cruzadas em funções como concentração, agilidade com mudança de uma tarefa mental para outra e a velocidade em que a nova informação é processada.
 O estudo é o último de uma série de projetos de pesquisa que examina porque as pessoas, à medida que envelhecem, perdem a "função executiva" no cérebro, que é necessária para a memória, a atenção, a percepção e a resolução de problemas.


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Feirão da Casa Própria movimenta mais de dois bilhões em São Paulo

 
 
 
 
Com um fluxo de mais de 34 mil visitantes, o 9º Feirão Caixa da Casa Própria, em São Paulo  movimentou mais de R$ 2,3 bilhões em negócios em três dias. Foram oferecidos mais de 136 mil imóveis.
 
De 17 a 19 de maio, o feirão acontecerá em Curitiba (PR), Uberlândia (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Brasília (DF). Serão oferecidos em todo o país mais de 400 mil imóveis.
 
Quem financiar o imóvel poderá começar a pagar as prestações a partir de janeiro de 2014. Os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) podem ser usados. Para obter o crédito, é necessário apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de renda.

Consorcio de Eike Batista vence licitação para administrar o Maracanã





O consórcio integrado pelo grupo IMX, do bilionário Eike Batista, venceu a licitação para a administração do Estádio do Maracanã pelos próximos 35 anos. O Consórcio Maracanã, que conta ainda com a Odebrecht e a AEG, obteve o primeiro lugar, com 98,26 pontos, deixando para trás o consórcio Complexo Esportivo e Cultural do Rio de Janeiro, composto pela Construtora OAS, a Stadion Amsterdam e a Lagardère Unlimited , que obteve 94,4624 pontos.

O resultado, no entanto, só será ratificado depois da abertura da documentação de habilitação do consórcio classificado em primeiro. Isso ocorrerá no dia 9 de maio. Somente após o julgamento dos documentos e esgotada a fase de recursos será anunciado o vencedor da licitação.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Suzane Von Richthofen terá que devolver mais de 44 mil ao INSS





Condenada por ter participado do assassinato dos pais, Suzane Louise Von Richthofen, terá que devolver ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) R$ 44.974,76 — valores já corrigidos — recebidos indevidamente a título de pensão por morte dos genitores. A cobrança da autarquia faz parte de uma ação para corrigir casos em que os dependentes têm acesso ao benefício mesmo quando estão presos, com sentença definida, por terem sido considerados responsáveis por crimes fatais contra os mantenedores da pensão “Receber o benefício nessa circunstância é uma aberração”, disse o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves.

O casal Richthofen foi assassinado em 2002. Suzane recebeu os pagamentos entre março de 2003 e dezembro de 2004, quando completou a maioridade, mas os repasses foram considerados indevidos pela Procuradoria Federal Especializada do INSS. O chefe da procuradoria, Alessandro Antônio Stefanutto, explicou que, para ter acesso à pensão, basta o dependente comparecer a uma agência da Previdência Social com a certidão de óbito e um documento que comprove a relação de parentesco.

Stefanutto afirmou que a autarquia têm feito um pente fino nas concessões para que os benefícios indevidos sejam suspensos quando houver um processo criminal, confissão ou prisão em flagrante. “Se for comprovado o crime, pedimos o cancelamento da pensão. Nos casos em que o réu é declarado inocente ele recebe o valor retroativo, com correções”, detalhou.

Legislação

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 4.053, de 2012, que pretende excluir da condição de dependente quem é co-autor ou partícipe de homicídio doloso contra o segurado da Previdência Social. Sob a relatoria da deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), o texto recebeu contribuições do INSS e deve ser apreciado pelo colegiado nas próximas semanas.

Médicos e Professores poderão usar trabalho para abater dívida do Fies






Médicos e professores poderão abater a dívida com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por meio de trabalho. Portaria publicada essa semana, Diário Oficial da União, define um abatimento de 1% do saldo devedor por mês trabalhado. Para solicitar o benefício, o recém-formado financiado pelo Fies deve ter, no mínimo, um ano de trabalho ininterrupto.

No caso do professor, é preciso ter efetivo exercício da docência na rede pública de educação básica com jornada de trabalho mínima de 20 horas semanais, na condição de graduação ou estudante regularmente matriculado em curso de licenciatura.

Para o médico, é necessária a atuação em áreas e regiões com carência e dificuldades de retenção deste profissional definidas com prioritárias pelo Ministério da Saúde. Conforme a portaria, o profissional deve integrar equipe do Programa Saúde da Família inscrita no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), cumprindo jornada de trabalho de 40 horas semanais; ou equipe que realize atenção básica em comunidades quilombolas, indígenas e de assentamentos, cumprindo jornada de trabalho de 40 horas semanais; ou equipe que realize atenção básica em populações ribeirinhas, cumprindo jornada de trabalho de 32 horas semanais.

A contagem de um ano de trabalho ininterrupto em efetivo exercício para professor e para médico deve ter início em 15 de janeiro de 2010, para os contratos feitos antes dessa data, e a partir da contratação do financiamento, para os acordos formalizados após 14 de janeiro de 2010. O abatimento do saldo devedor será concedido na fase de amortização do financiamento.

Do acordo com o Ministério da Educação, nos quatro primeiros meses deste ano, 266 mil estudantes assinaram o contrato do Fies. O pedido de financiamento pode ser feito em qualquer época. Os juros são de 3,4% ao ano, o prazo de carência é de 18 meses e o de amortização de três vezes o período financiado, acrescido de 12 meses.



quinta-feira, 2 de maio de 2013

Projeto de Lei que permite terceirizar qualquer serviço pode ser votado este mês

 
 
 
A Câmara dos Deputados pode votar este mês projeto de lei que regulamenta a terceirização no país. O projeto do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) permite a contratação de serviços para qualquer atividade da empresa, sem estabelecer limites ao tipo de serviço que pode ser alvo de terceirização. Otimistas com o futuro da proposta, o deputado Sandro Mabel e o relator do projeto, Arthur Maia (PMDB-BA), esperam que o relatório seja lido na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima terça-feira e a votação ocorra ainda em maio. No Tribunal Superior do Trabalho (TST) há, pelo menos, 20.886 ações em tramitação sobre o tema (de um total de 187 mil processos trabalhistas classificados por assunto).
Em geral, as queixas na terceirização são de falta de pagamento de direitos trabalhistas e de empresas que fecham antes de quitar débitos com trabalhadores.



Cometa Ison pode criar chuva de meteoros ao passar pela Terra






O cometa Ison, que deve iluminar o céu da Terra até 2014 e poderá ser, devido ao seu brilho, o "cometa do século", pode criar uma incomum chuva de meteoros, de acordo com cientistas. Quando passar próximo à Terra neste ano, em novembro, é possível que a poeira deixada pela cauda do cometa crie uma estranha chuva quando o planeta receber o fluxo de minúsculas partículas que faziam parte do cometa.

"Em vez de queimar em um flash de luz, elas (as partículas) vão se mover suavemente para a Terra abaixo", afirmou em um comunicado o cientista especializado em meteoros Paul Wiegert, da University of Western Ontario.

As partículas de poeira vão viajar à velocidade de 201.168 km/h, porém assim que atingirem a atmosfera terrestre vão desacelerar até parar, apontam os modelos computacionais utilizados por Wiegert. Por conta disso, observadores provavelmente não poderão ver os meteoros enquanto eles passam pela atmosfera do planeta em janeiro de 2014, acredita o pesquisador.

Hubble registrou em abril o cometa que poderá brilhar tanto quanto a Lua CheiaO cometa Ison poderá brilhar tão intensamente quanto a Lua Cheia quando passar no ponto mais próximo ao Sol de sua trajetória. Acredita-se que o corpo celeste poderá ser visto a olho nu com um brilho intenso na Terra, quem sabe até mesmo durante o dia. O cometa não traz qualquer ameaça à vida na Terra, de acordo com a Nasa (agência espacial americana).

O Ison foi descoberto pelos astrônomos russos Vitali Nevski e Artyom Novichonok em setembro de 2012. O nome dado foi o da instituição na qual os dois trabalham, a International Scientific Optical Network.

No dia 28 de novembro, ele deve chegar a uma distância não muito maior do que um milhão de quilômetros da superfície da estrela.

Se o cometa sobreviver a esta passagem, deve se afastar do Sol ainda mais brilhante do que antes e poderá iluminar os céus da Terra em janeiro de 2014.

No entanto, cometas são imprevisíveis, e o Ison poderá se desintegrar durante a passagem nas proximidades do Sol.



quarta-feira, 1 de maio de 2013

DIA DO TRABALHO

É bom trabalhar!

Depende de você. Não pense que está ganhando pouco ou que está se esforçando mais do que deve. O seu trabalho torna-se penoso!

O trabalho é o equilíbrio da sua vida. Sem ele, você enfraqueceria suas forças, cairia no desânimo, estacionaria material e espiritualmente.

Já ao começar do dia, agradeça a Deus pelo serviço a fazer.
Lembre-se que Deus trabalha sempre!

Não exagere, porém. Tudo fora dos limites é prejudicial!
Nós vivemos uns dos outros através do trabalho que Deus nos deu.
 
Parabéns a todos os amigos trabalhadores !