terça-feira, 5 de novembro de 2013

PSE entrega mais de 2.600 óculos a crianças


Através do Programa Saúde na Escola, a Prefeitura de Campos entregou 2.600 óculos, reafirmando que saúde e educação são prioridades. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Chicão, desde 2010, o programa já realizou mais de 174 mil atendimentos em três anos. O programa vem ajudando a fazer a busca ativa de patologias que, muitas vezes, nem os pais das crianças tinham conhecimento. Esta semana, o PSE está no Colégio Estadual Thiers Cardoso, no Parque Tarcísio Miranda.

- O PSE visa realizar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e informados sobre o autocuidado em saúde. Além desta proposta, o programa desenvolve ações de assistência à saúde dos educandos – informou Dr. Chicão,  acrescentando que o PSE foi instituído em 12 de outubro de 2009, por meio do decreto municipal 305/2009.
 
A partir de 31 de julho de 2013, foi assinado um termo de adesão junto ao Ministério da Saúde, pactuando ações do programa em 38 escolas do município: cinco estaduais, seis creches e 27 municipais, totalizando o atendimento a 16.283 educandos, num período de 12 meses.

As ações compreendem palestras educativas com temas enfocando educação e saúde (tabagismo, álcool, alimentação saudável, cultura de paz e DSTs/AIDS), avaliação antropométrica (peso, altura e avaliação do IMC), avaliação da saúde bucal, avaliação da acuidade visual, avaliação auditiva, atualização do calendário vacinal, orientação aos docentes quanto à saúde auditiva, à aferição de pressão, controle do índice glicêmico e atendimento médico e odontológico.

Todas as informações são registradas e enviadas ao Ministério da Saúde através da página do Programa/Sistema e-SUS. Todos os educandos que apresentarem alterações em, pelo menos, uma das ações são monitorados pela Equipe Especial do Programa Saúde na Escola.

Fonte: Campos24horas