quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Novos equipamentos ampliam exames no HGG

Dando sequência ao seu programa de investimentos e ampliação de serviços, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) adquiriu dois aparelhos de videoendoscopia e duas esteiras ergométricas. Juntos, os novos equipamentos ampliarão a oferta de exames no Hospital Geral de Guarus (HGG).
 
Durante toda a quarta-feira (12) e quinta-feira (13), equipes médicas e técnicas foram treinadas sobre as potencialidades dos aparelhos e as melhores formas de operação do sistema.

De acordo com um dos técnicos responsáveis pelo treinamento, Thiago Serafim, é o primeiro sistema de videoendoscopia da região, compatível com a tecnologia Narrow Band Imaging, uma nova possibilidade para a observação de padrões de células cancerígenas e estudo das lesões com imagens em alta definição.

— É o mais moderno do interior do estado. O sistema está nos grandes hospitais, como Sírio Libanês e Inca, mas no interior do estado só no Hospital Geral de Guarus  — ressaltou Thiago.

A coordenadora do Setor de Videoendoscopia do HGG, a médica Rita Buriel, acredita que após a fase de treinamento o serviço estará disponível com a oferta de 48 exames por semana. 

As duas esteiras ergométricas de alta tecnologia serão responsáveis pela oferta mensal de 300 exames de teste de esforço. O teste ergométrico é considerado por profissionais da área como o exame não invasivo de maior valor preventivo de problemas do coração e da circulação.

O engenheiro responsável pelo serviço de engenharia clínica do Consórcio Aliança, na FMS, Luís Alfredo Pereira acompanhou de perto a montagem e o treinamento das equipes.

— Estamos de uma só vez colocando à disposição da população, mais cerca de 500 exames/mês no HGG, fora as grandes reformas em andamento no hospital e em outras unidades da FMS ― afirmou o presidente da FMS, José Manuel Moreira.
 
Fonte: PMCG.