terça-feira, 5 de novembro de 2013

No Dia Nacional da Cultura, Câmara celebra Wilson Batista no ano de seu centenário

No Dia Nacional da Cultura, o povo de Campos, através de seus representantes na Câmara Municipal, celebra o maior ícone da sua cultura musical, o compositor Wilson Batista (1913-1967), que será homenageado sua terra natal nesta quarta-feira, a partir de  17 horas, no ano de seu centenário, com a realização de uma sessão solene e um sarau com a entrega da comenda que leva o seu nome a personalidades campistas que fizeram história da música.

Então, um tributo especial será prestado a figuras como Délcio Carvalho, Aluizio Machado, Zezé Mota, Geraldo Gamboa, além de outros que serão homenageados in memorian, tais como Roberto Ribeiro, José Ramos e Jurandir da Mangueira.

Roberto Ribeiro, inclusive, será homenageado pelo seu filho, o cantor Alex Ribeiro, que cantará o samba “Estrela de Madureira”, que o imortalizou seu pai como interprete, e se tornou um clássico do samba, e também uma espécie de hino do Império Serrano.

A campista Zezé Mota, grande atriz do cinema brasileiro, mas excelente intérprete, também cantará à capela algumas de suas interpretações como “Senhora Liberdade”, (de Wilson Moreira e Nei Lopes), entre outras.
A finalidade da Ordem do Mérito Wilson Batista é homenagear e reconhecer o trabalho público e notório daqueles que se destacam no campo musical (compositores, cantores, músicos e maestros).

Na mesma noite serão também entregues as comendas da Ordem do Mérito José Cândido de Carvalho, quando serão agraciados a professora Arlete Parrilha Sendra; o Grupo Boa Noite Amor; Álano Barcelos (in memoriam) e Joel Ferreira Mello. As duas primeiras comendas são de autoria da vereadora Maria Auxiliadora de Freitas e as demais da mesa executiva.

A comenda é concedida, exclusivamente, aos cidadãos e instituições que se destacam por suas importantes contribuições feitas em prol da Cultura Popular Brasileira, sendo a outorga concedida a quatro profissionais por ano.

Fonte: CMCG.