quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Dia Mundial de Diabetes lembrado pelo Hiperdia





O Dia Mundial de Diabetes – 14 de novembro – está sendo marcado nesta quarta-feira (13), em Campos. A equipe de enfermagem do Programa de Prevenção à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) está nesta no pátio da Secretaria de Saúde, fazendo a verificação da glicemia capilar, aferição de pressão arterial, orientações e cadastramento de pacientes. O atendimento prossegue até às 16h.

Nesta quinta-feira (14), o Hiperdia participará do XI Encontro de Diabetes de Campos. O evento será realizado das 9h às 11h, na Praça São Salvador, quando a equipe também estará executando os mesmos serviços. Outra equipe estará no Hospital Geral de Guarus (HGG), das 8h às 16h.

Segundo a coordenadora, Ana Paula Galvão, a finalidade das ações é diagnosticar precocemente os diabéticos e hipertensos, para que sejam encaminhados ao médico especialista. “O programa busca não apenas o atendimento dos pacientes hipertensos e diabéticos, mas também a detecção de novos casos, evitando as complicações destas doenças” disse.

Ana Paula informou que o programa faz sistematicamente, atendimentos com equipe multidisciplinar, formada por médicos cardiologistas, endocrinologista e enfermeiros, com atendimento imediato, mediante a detecção de qualquer alteração de glicemia pressão arterial, além da distribuição dos medicamentos necessários.

- Nos 15 polos do Hiperdia foram realizados mais de 31 mil atendimentos este ano. Nos últimos cinco anos foram 206.226 atendimentos médicos. O último relatório do programa aponta que mais de 38 mil pessoas são hipertensas e diabéticas em Campos, mas que este número é maior, visto que muitas pessoas não procuram os polos mais próximos de casa para aferir a pressão ou fazer a verificação da glicemia capilar – revelou a coordenadora do Hiperdia.

Os polos do Hiperdia funcionam na Unidade Pré-Hospitalar São José, no Clube da Terceira Idade, nos núcleos da Terceira Idade de Conselheiro Josino e Travessão, no Centro Dia, no Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Alair Ferreira, do Servidor, Jamil Ábido, de Baixa Grande, do Parque Santa Helena, do Parque Novo Mundo, do Turfe Clube, da Fazendinha e da Penha.
Fonte: SECOM