quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Campos passa a contar com um Crie a partir desta sexta-feira

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, inaugura nesta sexta-feira (1º), às 10h, o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), do Ministério da Saúde. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, esta é uma conquista do município, resultado dos investimentos em prevenção e a implantação do maior calendário de vacinação do mundo.


A sede do Crie vai funcionar na Secretaria de Saúde e contará ainda, com uma sala satélite no Hospital Ferreira Machado (HFM). Estarão presentes na inauguração, a representante do Programa Nacional de Imunização, Maria Cristina Willeman, e a coordenadora Estadual de Imunização, Cláudia Costa.

Charbell informou que no Crie serão atendidos transplantados, HIV positivo e pessoas que sofreram algum tipo de acidente. "Serão oferecidas vacinas não contempladas normalmente nos postos de saúde", disse Charbell, que citou também a vacinação contra o HPV em meninos, vacina contra a dengue, que está em fase de estudo, e a total reformulação do programa DST/Aids.

De acordo com Charbell, Campos já possui uma sala de vacina para atender ao viajante. “É a única do interior do Estado. Todos sabem que oferecemos certificado internacional de vacinação contra febre amarela para o viajante. Atendemos todos os municípios da região. Somos a única cidade do interior do Estado a oferecer o certificado e a atender o viajante. Aquele que vai, por exemplo, para a África, recebe medicação específica para se proteger contra a malária. O Ministério da Saúde viu nossa atitude como positiva e nos agraciou com o Crie”, ressaltou.