quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Bancários e Fenaban negociam fim da greve


A categoria reivindica ainda abono assiduidade para todos e o vale-cultura
bancários greveRepresentantes dos bancários e da Fenaban, a federação dos bancos, voltam à mesa de negociação nesta quinta feira, às 10 horas, para tentar por fim a greve que completa hoje 22 dias. A reunião foi convocada pelos bancos e os trabalhadores esperam uma proposta de reajuste salarial melhor.
— Esperamos que a Fenaban volte para a mesa para apresentar uma proposta que possa ser aceita pelos bancários — disse a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional, Juvandia Moreira.
Segundo ela, os bancos são um dos setores mais lucrativos do país e podem melhorar a proposta que já apresentaram aos trabalhadores. A Fenaban foi procurada, mas não quis se manifestar.
— Eles sabem que sem aumento real maior (na última proposta foi oferecido menos de 1% de ganho real), valorização do piso, dos vales, da PLR e melhoria nas condições de trabalho, a campanha não se encerra — afirmou ela.
Em greve desde 19 de setembro, os bancários querem aumento real de salários, valorização do piso, da PLR, dos vales e auxílios, além de melhoria nas condições de trabalho. A categoria reivindica ainda abono assiduidade para todos e o vale-cultura.
Na última sexta-feira, a Fenaban apresentou proposta de reajuste salarial de 7,1% (0,97% de aumento real para os salários e demais verbas, como vales e auxílios) e 7,5% de reajuste no piso (1,35% de aumento real). A proposta não prevê alteração no modelo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) como querem os sindicalistas, apenas reajusta em 10% a parte fixa e o teto da parcela adicional, sem alteração nos percentuais do lucro líquido distribuído. Segundo os bancários, a maioria dos trabalhadores não seria beneficiada com a mudança. Também não houve mais avanços nas cláusulas sociais. A proposta acabou sendo rejeitada por assembleias de bancários em todo o país.

Fonte: Campos 24 horas