sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Municipalização do aeroporto para atender crescimento regional




A cerimônia para assinatura do convênio contará com a presença do ministro da Aviação Civil, Moreira Franco



O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, estará em Campos, hoje, dia 11,  às 11h, no Teatro Municipal Trianon. Ele vai assinar a outorga de municipalização do Aeroporto Bartholomeu Lyzandro.   A confirmação foi dada após audiência da prefeita Rosinha e o deputado Anthony Garotinho, em Brasília.
Em julho, a prefeita Rosinha Garotinho foi recebida pelo Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco,quando deu continuidade ao processo de discussão da modernização e municipalização do aeroporto. Na audiência de julho, a prefeita abordou a importância da revitalização do Aeroporto para atuar como porto seco para que cumpra seu papel de suporte ao desenvolvimento regional, sendo utilizado para atender a empreendimentos como o Complexo Farol-Barra do Furado, Porto do Açu e pela Petrobras.
Desde que assumiu a prefeitura, em 2009, a prefeita Rosinha Garotinho já discutiu a revitalização do aeroporto  com o presidente da Infraero, Antônio Gustavo do Vale; o ex-ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt e o atual, Moreira Franco, além da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati. Ainda em Brasília, a prefeita Rosinha se reuniu com as ministras do Planejamento, Mírian Belchior, e das Relações Institucionais, Ideli Salvati.
Reestruturação
A reestruturação do Aeroporto Bartolomeu Lisandro vai agregar vantagens na logística de cargas para as diversas empregas que operam nos mais variados do setor produtivo, a exemplo das empresas do setor naval, portuário, da indústria do petróleo e do comércio, dentre outros segmentos.
De acordo com o site da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o aeroporto de Campos tem vocação para voos regulares, e opera das 06h às 23h, atualmente, com voos regulares da empresa Azul/Trip. 
O Bartolomeu Lisandro registra a média de 300 passageiros/dia. De Campos saem e chegam pelo Bartolomeu Lisandro aeronaves particulares e de empresas comerciais, que operam voos autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para a capital do estado são quatro voos diários Rio/Campos e Campos/Rio, além de Macaé, Vitória, Belo Horizonte, Juiz de Fora (MG) e Governador Valadares (MG). Do Bartolomeu Lisandro também é possível voar também para Salvador (BA) e ainda para São Paulo, e São José do Rio Preto com conexões em Campinas (SP).
A própria Infraero considera o Aeroporto Bartolomeu Lisandro como importante para o desenvolvimento da região Norte Fluminense, e informa em seu site oficial que está inserido  em projetos de estruturação e articulação de curto, médio e longo prazo, capazes de induzir e promover o progresso da região. E é neste contexto que a Prefeitura de Campos conquistou em Brasília a outorga de municipalização do aeroporto o Bartolomeu Lisandro.

Fonte: Campos 24 horas