terça-feira, 17 de setembro de 2013

HIV: ação do CTA Itinerante no Presídio e Casa de Detenção

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, do Programa Municipal DST/Aids/Hepatites Virais, promoverá ação extramuros, a partir das 9h desta terça-feira (17), no Presídio Carlos Tinoco da Fonseca e na Casa de Custódia Dalton de Castro. Os profissionais oferecerão, gratuitamente, o Teste Rápido Diagnóstico (TRD) para HIV e triagem para sífilis, hepatite B e hepatite C.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, o TRD é feito em ambiente discreto, com resultado em até 20 minutos. “Nos casos de diagnóstico positivo, o paciente recebe tratamento e acompanhamento necessário com profissionais do programa. A equipe leva ainda, prevenção e orientação sobre o vírus HIV, transmissor da Aids, com distribuição de panfletos informativos”, explicou Doutor Chicão.
No primeiro semestre deste ano, o CTA realizou cerca de 2.500 exames para as quatro doenças. Deste total, 48 pacientes tiveram resultado positivo para HIV, sendo 23 homens e 25 mulheres. Cerca de 3 mil portadores de HIV estão cadastrados no Programa. De cada 100 pacientes atendidos, aproximadamente 40 são gestantes.

Segundo o diretor do CTA, Leonardo Marques Pessanha, o projeto, criado em 2009, tem o objetivo de fazer busca ativa dos casos e divulgar o programa, oferecendo exames e tratamento, quando necessário. “Hoje, o preconceito é menor, a população aceita melhor e faz o teste consciente da sua importância”, disse.

Os interessados em fazer o TRD também podem se dirigir à sede do Programa, na Rua Conselheiro Otaviano, 241, Centro, onde são oferecidos diariamente, os exames de HIV, sífilis e hepatite B e C, das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira. Nos próximos dias, o programa terá nova sede e será transferido para a Rua Primeiro de Maio, 43, Centro (antiga sede do CAPS III).

CTA – O CTA oferece diagnóstico, prevenção, tratamento e assistência para crianças, adolescentes, adultos e gestantes de Campos, Macaé, São Fidélis, Itaocara, Cambuci, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. O Centro é referência no atendimento ambulatorial, social e ainda apoio psicológico.

Fonte: PMCG.