quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Câmara faz sessão em homenagem ao talento e a arte da Orquestra Municipal

A Câmara Municipal abriu as cortinas para reverenciar a arte, a cultura e o talento de um grupo de jovens campistas, na sessão especial desta quarta-feira (25), em homenagem à Orquestra e Coro Municipal de Campos, que acaba de realizar uma turnê em Portugal, onde se apresentou em sete cidades.

O maestro da Orquestra Municipal, Luiz Maurício Carneiro, destacou a trajetória ascendente da Orquestra na turnê em terras lusitanas. “Foi uma trajetória onde a qualidade foi crescendo a cada apresentação, desde o primeiro concerto em Amarante até a última apresentação no Teatro São Carlos, em Lisboa”, contou.
Luiz Maurício ressaltou a deferência à orquestra do teatro lisboeta, um dos mais importantes da Europa, em razão da evolução da orquestra a cada recital.

“Ali estava prevista anteriormente a realização do nosso concerto do lado de fora da casa de espetáculos. Mas, ao final, em reconhecimento ao trabalho da orquestra, acabamos por nos apresentar no próprio palco do teatro, onde traçamos um panorama conciso da nossa Música Popular Brasileira em todas as suas vertentes, inclusive com críticas positivas da CNN”, detalhou. Luiz Maurício destacou ainda que o teatro lisboeta é o quinto mais importante da Europa e o único de ópera em Portugal.

Depois dos discursos no plenário do Legislativo, a orquestra fez uma breve apresentação com peças de Tchaikovsky e Leonard Bernstein, quando foi aplaudida de pé pelas pessoas presentes nas galerias da Casa.

Ao final, os maestros e demais integrantes da orquestra receberam comendas entregues pelos vereadores, pela presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro; e pelo diretor da Superintendência de Igualdade Racial, Jorge Luiz Santos, que representaram o governo municipal. 

Não é a primeira vez que a orquestra campista faz uma turnê internacional. Em 2011, já havia se apresentado em países como Bolívia, Colômbia, Portugal, Espanha e Estados Unidos, onde tocou no Carnegie Hall, um dos palcos mais disputados do mundo.

Fonte: CMGC.