sexta-feira, 2 de agosto de 2013

TIM lidera reclamações na Anatel por problemas de sinal




A operadora TIM é a líder de reclamações dos usuários na ouvidoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por problemas no sinal, cobertura e rede, segundo dados da reguladora referentes a abril deste ano divulgados  recentemente.
No mês, a Anatel recebeu pouco mais de 3,5 mil queixas de clientes da operadora por problemas no sinal - uma queda em relação a março deste ano, quando as reclamações superaram o pico de 4 mil. Em segundo lugar, vem a Claro, com pouco menos de 2,5 mil queixas, seguida pela Vivo e Oi, com cerca de 1,5 mil reclamações. Na divulgação de hoje, a Anatel não forneceu dados precisos.
As reclamações dos usuários subiram consideravelmente após a medida cautelar que a Anatel tomou para suspender a venda de chips da TIM, Oi e Claro em todo o país, em julho do ano passado. Mesmo com a medida, os dados da agência mostram que as quedas de ligação pelo celular nas quatro maiores operadoras piorou: o número de ligações que caíram saiu de 0,77% em agosto de 2012 para 0,86% em abril deste ano. Os números que medem o acesso dos usuários ao sinal de voz e internet também pioraram. A média de cobertura das operadoras passou de 96,87% em agosto de 2012 para 96,45% em abril deste ano. No caso do sinal de internet, o percentual caiu de 97,3% para 96,71% no período.
Segundo o conselheiro da Anatel, Rodrigo Zarbone, os números mostram que houve uma estabilização no nível de piora dos serviços. "A projeção é que o serviço estava piorando e a tendência era de piora contínua se não houvesse nenhuma ação da Anatel. Com a medida, a queda parou e vimos a estabilização, o que a gente considera algo positivo em relação ao cenário que a gente tinha antes da medida cautelar. Esperamos que haja uma inversão desse cenário. A gente espera que os dados de julho sejam melhores que os de abril", afirmou.
Em relação à cobertura mínima de internet que as operadoras têm que entregar ao usuário, somente a Claro conseguiu atingir o estabelecido pela Anatel. A meta é a operadora prover o acesso em pelo menos 98% das vezes que o usuário tentar conexão com a internet. Em março e abril, esse percentual foi de 98,9%. Foi a primeira vez que o percentual foi atingido por uma operadora desde agosto do ano passado (considerando as quatro maiores).Procuradas, a Tim, a Vivo e a Claro ainda não se manifestaram sobre o ranking.


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