sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Procon de olho no comércio para o Dia dos Pais







Fiscais do Procon de Campos estão nas ruas fiscalizando os estabelecimentos comerciais do Centro da cidade para  as compras do Dia dos Pais. O trabalho de rotina visa garantir tranquilidade aos consumidores, evitando que os fornecedores descumpram as normas da relação de consumo.
De acordo com a secretária executiva do Procon, Rosangela Tavares, esse trabalho é rotineiro e acontece em todas as grandes datas comemorativas.
“Nossos fiscais estão em plantão permanente para dar resposta imediata aos anseios dos consumidores. Procuramos nos antecipar aos conflitos e, para tanto, contamos com a colaboração dos fornecedores. Orientamos aos consumidores que tiverem dúvidas a buscar o apoio de nossos fiscais”, disse.
Confira algumas dicas:
1- Compre produtos adequados a pessoa que deseja presentear e, dentro do possível, peça descontos pela quantidade que irá comprar.

2- Peça sempre descontos nas compras, principalmente, se for à vista. Negocie bem antes de fechar a compra.
3- Cuidado com as propagandas. Elas podem induzir o consumidor ao erro. Leia com bastante atenção as ofertas para evitar transtornos.
4- Exija sempre a nota fiscal. Além de ser um documento fiscal obrigatório, é uma garantia de sua compra.
5- O lojista não é obrigado a trocar produtos sem defeito. Se a loja oferece essa possibilidade, saiba que é uma cortesia, uma liberalidade, portanto, tome cuidado se for levar algum produto que necessite ser trocado. Peça para o vendedor colocar na nota fiscal esse compromisso ou verifique se a loja possui cartazes oferecendo essa opção.
6- Os produtos que apresentarem defeito e não forem solucionados em até 30 dias podem ser trocados, ou terem abatimento. O consumidor pode optar também pelo cancelamento da compra e a restituição do valor pago.
7- Nesta época é comum alguns fornecedores não cumprirem com a obrigação de entregar as mercadorias na data convencionada; Se o fornecedor agir dessa maneira o consumidor pode exigir o cumprimento forçado da obrigação ou cancelar a compra e ter o dinheiro restituído.
8- Eletroeletrônicos: O consumidor deve conferir no ato da entrega a cor, estado, tamanho, modelo e funcionamento da mercadoria. Se observar algo de errado, deve recusar o recebimento na hora.
Se o consumidor identificar alguma irregularidade, pode comunicar o fato pelos fones 2725-6474, 2725-6484 e 2725-6494, na sede do Procon, ou pelo e-mail do órgão, proconcampos.geral@gmail.com. 

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