segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cães têm atitudes parecidas com as de crianças pequenas, diz estudo



 (Reuters)

Colo, comida e carinho figuram na lista dos desejos mais comuns dos cães. E os donos cedem sem poupar mimos. Presenteiam os pets com quitutes, roupinhas e até festas de aniversário. Mas, se os humanos consideram os cães como filhos, de que maneira os cães percebem os humanos? Uma pesquisa realizada pela Universidade de Viena, na Áustria, comprovou o que a maioria das pessoas percebe no dia a dia: os cães agem igual a crianças pequenas diante dos donos.




Dois testes foram aplicados em mais de 40 cachorros. A intenção de Lisa Horn, líder do grupo, era saber como os bichos se comportariam diante do silêncio, da ausência e de incentivos do dono. Para tanto, adaptou o teste de situação estranha de Ainsworth, no qual são analisadas as reações de crianças submetidas a ambientes estranhos com e sem a presença dos pais.


Lisa constatou que os cães, assim como as crianças, sentem insegurança e ansiedade quando estão separados dos cuidadores. No entanto, os animais ficaram mais motivados a brincar e a explorar o ambiente com a presença dos donos, principalmente quando eram encorajados. Para explicar as constatações, Lisa recorreu a conceitos da Teoria do Apego, proposta pelo psiquiatra e psicanalista infantil John Bowlby.

Nenhum comentário: