terça-feira, 23 de julho de 2013

Com juros de três dígitos, o cartão de crédito pode ser uma armadilha






O cartão de crédito é uma das modalidades de compra mais populares no Brasil. Nada menos que 140 milhões de pessoas (em torno de 75% da população) recorrem a ele no país, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços. Mas a preferência pelo dinheiro de plástico não é sinônimo de gastos conscientes. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que, entre os usuários, 72% simplesmente desconhecem os valores dos juros cobrados pelas operadoras no rotativo %u2014 taxa que pode chegar a mais de 600%.


Gerente financeiro do SPC, Flávio Borges alerta que o resultado do estudo é preocupante. %u201CMuitos consumidores têm como critério para usar o rotativo do cartão de crédito o fato de a parcela caber no bolso ou não, mas isso é errado, porque sobre ela incidem juros. É importante não acumular um débito com outro, para não se endividar%u201D, explica ele, lembrando que a taxa média cobrada pelas operadoras é de 200%. %u201CÉ a maior do mundo%u201D, ressalta.



Por outro lado, o levantamento do SPC Brasil indicou que 79% dos usuários do dinheiro de plástico sabem quanto pagam nas tarifas de anuidade. Mas eles devem se atentar ainda a outras três taxas de juros referentes ao uso do cartão de crédito: a de saque e as de parcelamento da fatura e da compra. A principal dica da coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Maria Inês Dolci, para não cair nas armadilhas das cobranças abusivas é pesquisar bastante antes de contratar uma operadora.


Nenhum comentário: