terça-feira, 11 de junho de 2013

Secretaria de Saúde de Campos realiza oficina de saúde e violência







A Secretaria de Saúde realiza nesta terça-feira, das 9h às 17h, a II Oficina Saúde e Violência, no auditório da Faculdade de Medicina de Campos. O vice-prefeito Doutor Chicão e o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, farão a abertura do evento, que reunirá gestores municipais e técnicos de outras secretarias, além da Saúde, como Educação, Cultura e Esportes; Família e Assistência Social, e Fundação Municipal da Infância e da Juventude.

A oficina foi idealizada pela Vigilância Municipal em Saúde, que vem mapeando os tipos de violência em Campos. Com o evento, se buscará a definição de ações e serviços intersetorializados, para o funcionamento efetivo de uma rede municipal integrada de atendimento a vítimas de qualquer forma de violência, entre elas, as violências doméstica e sexual.

Segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, entre os temas a serem abordados na oficina, estão os determinantes sociais, antropológicos e culturais da violência; a epidemiologia da violência doméstica e sexual em Campos; a notificação, os fluxos da informação e o papel de cada secretaria municipal e da sociedade civil na geração da informação sobre formas de violência, entre outros. Venâncio destaca que reconhecer a violência como uma questão de saúde pública é assegurar que as vítimas tenham efetivo acesso aos atendimentos de que necessitam.

Nenhum comentário: