quinta-feira, 25 de abril de 2013

ELEITOR QUE NÃO VOLTOU POR TRÊS TURNOS TEM ATÉ HOJE PARA JUSTIFICAR









Termina hoje o prazo para os eleitores que não participaram dos três últimos pleitos possam justificar sua abstenção junto à Justiça Eleitoral.

Sem o título de eleitor ou sua regularização, o cidadão fica impedido de obter documentos como carteira de identidade, passaporte e até mesmo empréstimo em instituições governamentais, além de não poder renovar matrícula em instituições de ensino oficial ou fiscalizadas pelo governo .O cidadão autônomo também tem impeditivos caso não tenha o documento ou não o regularize, já que a Justiça Eleitoral também veta a participação em concorrência pública e administrativa da União, Estados, municípios e territórios, além do Distrito Federal.

Vale ressaltar que o prazo para a justificativa de abstenção do voto se inicia no próprio dia do pleito e só deve obedecer a esse prazo, que se extingue nesta quinta, aqueles que não compareceram às urnas por três turnos consecutivos. Para as demais pendências, os sete cartórios eleitorais de Campos, assim como os demais do país, continuarão com atendimento normal.


A multa por abstenção pode variar de R$ 1 a R$ 3,51, mas pode chegar até vezes o valor, de acordo com análise do Juiz Eleitoral, em casos individuais.

O cidadão deve comparecer a um dos sete cartórios eleitorais existentes em Campos portando identidade e preencher a guia de recolhimento de multa, que pode ser paga no Banco do Brasil ou lotéricas, e depois do pagamento, retornar ao cartório para que as informações sejam inseridas no sistema, evitando o cancelamento do documento.



3 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre, o brasileiro deixando tudo para a ultima hora...

Anônimo disse...

Passe agora em frente a um cartório e a fila estava enorme. Como o povo brasileiro é relaxado !!

Anônimo disse...

Já que o votar é uma obrigação, então cabe a quem não votou justificar em seguida, e não deixar acumular até chegar a esse ponto. Coisa de brasileiro !!!