sexta-feira, 26 de abril de 2013

Campos Folia homenageia o compositor Manoel Tancredo







A cada ano, a organização do Campos Folia escolhe um talento da terra para homenagear, batizando a Passarela do Samba com seu nome. Este ano, o escolhido foi o compositor campista Manoel Tancredo, que faleceu no ano passado aos 81 anos. O sambista faz parte do CD Bambas da Planície: um projeto com iniciativa da cantora Lene Moraes, que reúne canções de Geraldo Gamboa, Manoel Tancredo e Jorge da Paz Almeida. O CD foi lançado com apoio da Prefeitura de Campos, através da Fundação Zumbi dos Palmares.


Nos últimos anos deram nome à passarela Jorge da Paz Almeida (2009); Dalvino Costa (2010); Dagval Tavares Brito (2011) e Rubens Pereira (2012).

De acordo com biografia do compositor, presente no CD Bambas da Planície, Manoel Tancredo tinha mais de 30 anos de carreira e sempre foi fiel às raízes do samba. Colecionou mais de 100 canções, sendo a primeira "Peso nas minhas costas", que fez muito sucesso na voz de Athayde Dias. No entanto, a obra-prima, considerada pelo artista, é "Papel Pautado", canção feita em homenagem à sua mãe, que o sambista nem chegou a conhecer, já que ela faleceu quando ele tinha, apenas, três meses de vida.

O Campos Folia 2013 começa hoje, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), com desfiles de várias agremiações, a partir das 8 da noite.


Nenhum comentário: