quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Metas de qualidade da internet devem ser cumpridas a partir de hoje


Começaram a valer hoje (31) as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a qualidade da internet fixa e móvel no país. O Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, aprovado no ano passado, determina que as operadoras com mais de 50 mil usuários deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da velocidade anunciada.

Atualmente, a velocidade média entregue aos usuários fica em torno de 10% da contratada pelos consumidores. Esse percentual deverá aumentar a cada ano, até chegar, em 2014, à média mensal de 80% da velocidade contratada. A velocidade instantânea da conexão não pode ser menor do que 20% do que for contratado em 95% das medições.

Esse percentual vai passar para 30% depois de um ano e para 40% no ano seguinte. A medição da velocidade da internet fixa será feita por uma entidade aferidora selecionada pela Anatel, que já começou a distribuir para os 12 mil voluntários selecionados os aparelhos que vão enviar os dados da conexão.

Os dados coletados serão divulgados mensalmente pela Anatel e servirão para que a agência avalie se as empresas estão cumprindo as metas de qualidade estabelecidas. No caso de descumprimento das metas, a Anatel poderá estabelecer prazos para que o problema seja resolvido, aplicar multas ou até determinar a proibição de vendas.

A Anatel ainda não divulgou os detalhes sobre como será feita a medição para a internet móvel.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Furacão Sandy mata 12 e causa caos em Nova Jersey e Manhattan, em Nova York


O furacão Sandy varreu a costa leste americana na noite desta segunda-feira (29) matando 12 pessoas nos Estados Unidos e uma no Canadá, além de inundar e provocar o caos em Manhattan, na cidade de Nova York, informaram os serviços de emergência.

No Estado de Nova York, Sandy matou cinco pessoas, incluindo um homem de 30 anos atingido pela queda de uma árvore no Queens, disse um porta-voz do governador Andrew Cuomo.

Vários bairros do sul de Manhattan ficaram sob as águas e sem eletricidade, disse Bloomberg, que pediu à população para permanecer em casa e evitar sair de carro para não prejudicar o deslocamento das equipes de emergência.

Segundo a CNN, o apagão no sul de Manhattan foi provocado pela explosão em uma subestação que entrou em curto devido à inundação do bairro.

Os rios East e Hudson transbordaram por conta da chuva torrencial que caiu na cidade e inundou túneis.

O setor de Battery Park, sul de Manhattan, foi coberto pelas águas.

Fonte: G1

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Em busca de vaga no ensino superior, 5,7 milhões participam do Enem

No próximo fim de semana, 5.791.290 estudantes brasileiros farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. O teste marcado para os dias 3 e 4 de novembro é uma oportunidade para estudantes que querem ingressar em universidades federais ou faculdades particulares do país.

Criado em 1999, o Enem ganhou mais importância há três anos, com a criação do Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu). Por meio desse sistema, a nota obtida no exame passou ser usada por instituições públicas de ensino superior para ingresso de estudantes em substituição aos vestibulares tradicionais.
No caso das faculdades particulares, a nota no Enem é um dos critérios para obtenção de bolsas de estudo parciais ou integrais por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Do total de universidades federais, pelo menos 45 já adotam o Enem para ingresso de alunos. Cada instituição tem autonomia para escolher a forma de aproveitamento das notas do Enem: como fase única, em substituição ao vestibular; como primeira fase ou para o preenchimento de vagas remanescentes, não ocupadas com o vestibular tradicional.

Em algumas instituições, a nota do Enem é somada ao resultado do vestibular, e a média é usada para ingresso nos cursos superiores.

A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

No sábado (3), primeiro dia de provas do Enem, os candidatos vão responder a questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo (4), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Além disso, no último dia do exame, o aluno fará a redação, que está no topo das preocupações dos participantes por representar 50% da nota total. 

A previsão é que os gabaritos do Enem sejam divulgados no dia 7 de novembro e os resultados gerais saiam no dia 28 de dezembro.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

FEIRA REGIONAL DE ARTESANATO COMEÇA HOJE



Começa hoje, em Campos, a III Feira Regional de Artesanato, no estacionamento do Shopping Boulevard. A feira já se tornou referência no estado do Rio de Janeiro tendo entrado para o calendário anual do município. 

O evento acontecerá até o dia 28 de outubro, com a participação de 20 municípios e 10 programas de fomento ao artesanato. Hoje e amanhã, os horários serão de 14h às 22h. No final de semana, das 10h às 22h.


O objetivo da III Feira Regional é fomentar o desenvolvimento sustentável criando, assim, uma vitrine para o artesanato regional, além de expandir a realidade e mostrar aos visitantes a diversificação dos trabalhos realizados por cada região.
 
As oficinas serão gratuitas e as inscrições podem ser feitas na sede da Codemca, nos altos do Shopping Estrada, ou quando o evento começar, quando poderão ser feitas na própria feira. 

Os programas de fomento ao artesanato no município terão a Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae), Emater, Mãos de Campos (Codemca), Inclusão Produtiva (Centro de Referência em Assistência Social-Cras), Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fórum Local de Economia Solidária, Caminhos de Barro (Uenf), Projeto Roçarte (Governo Federal), Uenf, Grupo Mãe Joana, Grupo Sonho de Moça.

As cidades participantes na III Feira, além do município de Campos, são: Aperibé, Cabo Frio, Carapebus, Cambuci, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaperuna, Macaé, Natividade, Nova Friburgo, Quissamã, Porciúncula, Rio das Ostras, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e Varre Sai.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

MINISTÉRIO DA SAÚDE VAI FINANCIAR BOLSAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM 2013





O Ministério da Saúde vai financiar, no próximo ano, 1.623 bolsas de residência médica em 19 especialidades consideradas prioritárias e com carência de profissionais, como pediatria, anestesiologia e neurocirurgia. Serão financiadas também pela pasta 1.270 bolsas de residência multiprofissional, voltadas para áreas como enfermagem e psicologia.

As medidas fazem parte do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência), que visa a alinhar a formação de especialistas no país com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

A meta do governo é abrir 4 mil vagas de residência médica e 3,2 mil vagas de residência multiprofissional até 2014. Atualmente, o Brasil tem 10.434 profissionais na fase inicial da residência.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão prioridade, porque há maior demanda por especialidades médicas.

Dados do governo indicam que a Região Nordeste registra 1,09 médico para cada mil habitantes. No Norte, o índice é 0,9; no Sudeste, 2,4; no Centro-Oeste, 1,7; e no Sul, 1,9. A média nacional de médicos para cada mil habitantes é de apenas 1,8 - enquanto na Argentina, o índice é 3,2, e no Uruguai, 3,7.

PRÉ-MATRÍCULA PROSSEGUE NA REDE MUNICIPAL

Termina no próximo dia 31, o prazo para a pré-matrícula para o ingresso na educação infantil e no ensino fundamental regular das escolas e creches municipais de Campos. Os interessados devem comparecer às unidades escolares da rede, das 8h às 17, no caso das que funcionam em dois turnos. Nas unidades que têm o terceiro turno, o atendimento vai até às 21h.
 
O público-alvo para a pré-matrícula é o seguinte: candidatos pertencentes a outras redes de ensino (estadual, privada ou municipal de outros municípios), alunos bolsistas do Programa de Bolsas de Estudo para o Ensino Infantil e Fundamental, regularmente matriculados em 2012 nas unidades escolares da rede de ensino conveniada; e candidatos que no ano letivo de 2012 não estiveram matriculados em nenhuma unidade escolar da rede municipal.

 A Secretaria de Educação divulgará os resultados da primeira etapa da pré-matrícula no dia 19 de novembro, enviando para as unidades escolares na qual foi feita a pré-matrícula, a relação nominal dos candidatos alocados. A matrícula deverá ser efetuada no período de 20 de novembro a 3 de dezembro de 2012. Deverá ser respeitada a faixa etária prevista, de acordo com a modalidade, até 31 de março.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

CAMPOS GANHA MAIS UMA AGÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

A Caixa Econômica Federal (CEF) inaugurou ontem, mais uma agência em Campos. A nova unidade, que recebeu o nome de Agência Barão de Miracema, está localizada na Rua Barão de Miracema, 329, no Centro da cidade e funcionará das 10h às 16h, com uma equipe de oito empregados para atendimento aos clientes.
 
A nova agência está alinhada a um dos desafios estratégicos da CEF, que é ser referência em atendimento, valorizando a satisfação e comodidade dos usuários.

A implantação da Agência Barão de Miracema objetiva facilitar o acesso da população aos serviços geridos pela CEF. Além de oferecer vários produtos com taxas competitivas. 

A CEF é o principal agente financeiro das políticas públicas do Governo Federal e está à frente dos mais importantes programas como o Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Bolsa Família.

Obedecendo a um modelo atual de ergonomia e modernidade, a agência possui modelo de sinalização interna da CEF adequado ao padrão de atendimento privativo, nos guichês de caixa. Além disso, apresenta padrão visual e funcional, para facilitar o direcionamento e a movimentação dos clientes.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA ENSINO UNIVERSITÁRIO À DISTÂNCIA

Começaram neste fim de semana as inscrições para o Vestibular Cederj/ Universidade Aberta do Brasil 2013.1. Neste semestre, a Fundação Cecierj / Consórcio Cederj oferece 6.305 mil vagas distribuídas pelas principais instituições públicas de ensino superior do Rio de Janeiro: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO. 

O candidato terá 13 opções de cursos de graduação a distância, gratuitos e de qualidade.

As inscrições serão feitas somente pela internet, na página www.vestibular.cederj.edu.br, até o dia 4 de novembro, e o valor da taxa é R$ 45,00. No ato da inscrição será necessário escolher o polo de ensino e o curso. 

A distribuição das vagas pelos 32 polos existentes no Estado do Rio de Janeiro, que representam as universidades, pode ser consultada no site www.cederj.edu.br.

Através do Vestibular Cederj é possível ingressar nos seguintes cursos: Administração (659 vagas); Administração Pública (437); licenciaturas em Ciências Biológicas (871), Física (385), Geografia (240), História (250), Letras (300), Matemática (790), Pedagogia (763), Química (276), Turismo (285); Tecnologia em Sistemas de Computação (799) e Tecnologia em Gestão de Turismo (250).

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CADASTRO POSITIVO PERMITIRÁ QUE CONSUMIDOR SEM CONTA EM BANCOS COMPROVE SER BOM PAGADOR



O Cadastro Positivo pode ser importante para consumidores que não têm conta em bancos comprovarem histórico de pagamentos, diz o diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, Esteves Colnago.


Com o cadastro, se este cliente precisar de um financiamento, poderá mostrar como é seu relacionamento com outras instituições, comprovando, por exemplo, que paga em dia a conta de água e o crediário da loja, disse ele.
 
 
Atualmente, os bancos já têm acesso ao histórico de crédito tomado em instituições financeiras, a partir de R$ 1 mil, por meio da Sistema de Informações de Crédito do Banco Central.
 
 
Segundo Colnago, com tais dados disponíveis, o consumidor pode conseguir juros mais baixos em seus financiamentos, porque se reduzirá “a assimetria de informações”. Ele disse que, em outros países, o Cadastro Positivo ajudou a reduzir juros, mas ressaltou que é preciso ver como será a experiência no Brasil.
 
 
O decreto que regulamenta o Cadastro Positivo, que lista os bons pagadores no país, foi publicado na edição de hoje (18) do Diário Oficial da União.
 
 
Para Colnago, “talvez no máximo cinco empresas” formem o Cadastro Positivo no país. Empresas como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Serasa Experian detêm, hoje, o cadastro negativo dos clientes. Colnago informou qie as empresas poderão definir notas de classificação de risco dos clientes. Cada empresa definirá sua metodologia.


O Cadastro Positivo poderá ter o histórico de até 15 anos dos consumidores.



INCA LANÇA GAME PARA CONSCIENTIZAR JOVENS SOBRE OS MALEFÍCIOS DO CONSUMO DE TABACO



 
Um game é o mais novo instrumento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para conscientizar os jovens sobre os malefícios do consumo de tabaco. O jogo Agentes da Saúde por um Mundo sem Tabaco, lançado hoje (18) pelo Inca, é ambientado na cidade e no campo e objetiva principalmente a faixa etária entre 10 e 14 anos.
 
Em nota, o órgão informou que o game aborda a fumicultura e os malefícios que a atividade acarreta ao meio ambiente e aos agricultores, enfatizando as doenças ocasionadas aos fumantes. Além disso, destaca a venda de cigarros com aromas e sabores em locais destinados ao público jovem.
 
O jogo é dividido em diversas fases. Os jogadores podem acompanhar a cadeia produtiva do tabaco, desde a plantação até a venda. Na primeira parte, são apresentadas as fases de produção no campo, com a participação dos agricultores. São abordadas as doenças causadas a esses trabalhadores e suas famílias devido ao cultivo do produto, apontando outras culturas que não prejudiquem a natureza e a população. Nas etapas seguintes, o jogador chega à cidade, onde poderá ajudar na distribuição de cartazes da campanha de prevenção do Inca pelas ruas.
 
O game foi desenvolvido em HTML 5,e é financiado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Ele ficará hospedado no site do Inca ( www.inca.gov.br ) para todas as plataformas de acesso à internet.
 
O lançamento do jogo ocorreu no Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que vai até domingo (21) em todo o país.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Prazo de inscrição para estágio no IFF é prorrogado

O Instituto Federal Fluminense (IFF) prorrogou o prazo de inscrição para estágio supervisionado. Os interessados têm até o dia 23 de outubro para realizar a inscrição.

São oferecidas 182 vagas para estagiários de nível superior e 34 para estagiários de nível médio, distribuídas entre a Reitoria e os câmpus Bom Jesus, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Macaé, Quissamã, Núcleo Avançado de São João da Barra e UPEA.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 23 de outubro de 2012, conforme retificação do cronograma disponível em www.iff.edu.br, nos respectivos câmpus ofertantes da vaga pretendida e Reitoria, mediante apresentação de documentação exigida, conforme consta no edital.

O estagiário de nível superior receberá bolsa de estágio no valor de R$520,00, equivalente à carga horária de trinta horas semanais, ou de R$364,00, equivalente à carga horária de vinte horas semanais.

O estagiário de nível médio receberá bolsa no valor de R$290,00, equivalente à carga horária de trinta horas semanais, ou de R$203,00, equivalente à carga horária de vinte horas semanais. O estágio terá duração de um ano, podendo ser prorrogado até o limite de dois anos.

O processo seletivo será realizado em três etapas: Eliminatória: Análise da documentação solicitada; Classificatória: Avaliação do Curriculum Vitae; Classificatória: Entrevista individual com os candidatos selecionados na 2.ª etapa. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 21 de novembro de 2012.

O edital e seus anexos contendo os locais de inscrição, ficha de inscrição e quadro de vagas estão disponíveis no endereço www.iff.edu.br.

PARABÉNS PELO DIA DO MÉDICO !

Quando nascemos, recebemos diferentes missões. A sua missão é de salvar vidas!

 Pelo talento de suas mãos, transforma todo homem em bonança. Sua alma não se contém diante do desespero de uma criança ou de um idoso. 

 Por isso, você vai operando milagres, trazendo esperança a corações desesperançados. Falar de seu ofício de médico não é fácil. 

Existem muitas dificuldades e seu trabalho é incansável. Sabemos que você o faz por amor ao ser humano, altruísta sempre. 

 Não há tempos, nem momentos para fazer o bem, por isso, devemos a você nossa saúde. Você não escolhe dia para exercer a sua profissão.

 Para você, todo dia é dia de salvar vidas. 

Por isso, seremos sempre gratos e rendemos nossas homenagens. Nosso sincero agradecimento de quem sabe que, sem você, nossa vida não seria tão feliz. 

Feliz dia do médico!

CRESCE PROPORÇÃO DE PESSOAS EM UNIÃO CONSENSUAL

Uma série de mudanças no perfil da família brasileira tem sido registrada nas últimas décadas e se confirma no Censo 2010. A proporção de casais que vivem em união consensual teve grande aumento na década, enquanto o porcentual dos que são casados formalmente teve queda significativa.

Os casamentos informais são crescentes inclusive na população que se diz católica, embora a Igreja reprove esse tipo de união conjugal. A proporção de pessoas que vivem em união consensual passou de 28,6% em 2000 para 36,4%. O porcentual de casados no civil e no religioso caiu de 49,4% para 42,9%.

Praticamente não houve mudança na proporção dos que têm apenas casamento civil, que passou de 17,5% em 2000 para 17,2% em 2010. Os casados apenas no religioso caíram de 4,4% para 3,4%. Entre os católicos que vivem em união conjugal, 37,5% estão em união consensual. A proporção dos casados é maior: 44,7% se uniram em cerimônias civil e religiosa.

 Houve um aumento significativo em relação a 2000, quando 28,7% dos católicos que viviam com cônjuges tinham uniões informais e 51,8% eram casados no civil e no religioso. Entre os evangélicos que têm cônjuges, 26,5% vivem em união consensual.

Os sem religião são os que mais abriram mão da certidão de casamento: 60% dos que têm união conjugal vivem em união consensual e apenas 18,4% são casados no civil e no religioso. A união consensual é mais frequente entre os mais jovens e de renda mais baixa. .

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

JULGAMENTO DO MENSALÃO ENTRA NA FASE FINAL

A análise dos 37 réus do processo do mensalão entrará em sua fase final, nesta quarta-feira, no Supremo Tribunal Federal (STF), com o início da apreciação do item dois da denúncia da Procuradoria-Geral da República, que trata sobre a suposta formação de quadrilha. Entre os acusados de cometer o crime estão o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu e ex-dirigentes do PT. No entanto, antes de iniciar o capítulo final da ação, o STF irá coletar os três votos que restam para fechar o tópico sobre a lavagem de dinheiro. Faltam se manifestar os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e o presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto.

FEIRA DO ARTESANATO DE CAMPOS JÁ TEM DATA PARA ACONTECER



A III Feira Regional de Artesanato, que faz parte do calendário anual da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, será realizada nos dias 25, 26, 27 e 28 de outubro, no estacionamento do Shopping Boulevard. São 22 municípios participantes no evento, além de cerca de 10 projetos de fomento ao artesanato com representação regional e nacional para levar o melhor do trabalho manual aos visitantes. Além da comercialização dos produtos, ainda haverá durante os quatro dias mais de 20 oficinas disponibilizadas aos interessados, gratuitamente. Esta é a maior feira de artesanato do estado do Rio de Janeiro.


No primeiro e segundo dia da Feira, os horários serão de 14h às 22h e nos dois últimos dias serão de 10h às 22h. As cidades participantes no evento, além do município de Campos, são Aperibé, Cabo Frio, Carapebus, Cambuci, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaperuna, Macaé, Macuco, Natividade, Nova Friburgo, Quissamã, Rio das Ostras, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana, Varre Sai e Porciúncula.




PREÇO DA GASOLINA NÃO VAI SUBIR POR ENQUANTO

A presidenta da Petrobras, Graça Foster, informou que o preço da gasolina não vai subir por enquanto. De acordo com ela, sempre há a necessidade de reajuste no preço, porém, ainda não tem data marcada para isto, já que durante vários meses, em alguns anos, o Brasil teve uma realização de preços no mercado maior do que o preço internacional e o que se observa  hoje é o contrário. Na média dos anos, se forem considerados dez anos, desde 2002, o País está com resultado positivo favorável à Petrobras. "Então, no curto prazo, não há previsão de aumento de combustíveis”, disse ela.

 Graça também defendeu o aumento da proporção de etanol misturado à gasolina, dos atuais 20 % para 25%, apesar de frisar que não tem influência sobre a decisão, que cabe ao governo e à Agência Nacional do Petróleo (ANP).

 A presidenta confirmou a busca de parcerias para a implantação de refinarias no Brasil, mais pela experiência do que pelo recurso financeiro. De acordo com Graça Foster, a Petrobras está implementando um plano de eficiência, para melhorar as margens, ter mais geração de caixa e resultado líquido maior, para que possa buscar menos recursos no mercado financeiro e manter os investimentos e o desinvestimento para atender ao plano de negócios da empresa.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

INEP DIVULGA LOCAIS DE PROVAS DO ENEM


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou na internet a consulta aos locais de prova para os estudantes que vão participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Para acessar o cartão, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. A senha pode ser recuperada no próprio site do Inep. Este ano cerca de 5,7 milhões de estudantes devem fazer a prova, marcada para os dias 3 e 4 de novembro.

Na última quarta-feira, os alunos inscritos no processo de seleção começaram a receber, pelos Correios, os cartões de confirmação de inscrição, que também trazem os locais de prova. O candidato que não receber o cartão e não conseguir imprimir o documento pelo site pode obter a informação por meio do telefone 0800 616161. A ligação só pode ser feita de telefone fixo ou público.

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio e é utilizado como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.





segunda-feira, 15 de outubro de 2012

REDE MUNICIPAL DE ENSINO INICIA A PRÉ-MATRÍCULA

A Secretaria de Educação de Campos inicia hoje, a pré-matrícula para o ingresso na educação infantil e no ensino fundamental regular. O prazo vai até o dia 31 deste mês. A pré-matrícula será realizada nas unidades escolares da rede municipal de ensino.

Poderão fazer a pré-matrícula os candidatos pertencentes a outras redes de ensino (estadual, privada ou municipal de outros municípios), alunos bolsistas do Programa de Bolsas de Estudo para o Ensino Infantil e Fundamental, regularmente matriculados em 2012 nas unidades escolares da rede de ensino conveniada; e candidatos que no ano letivo de 2012 não estiveram matriculados em nenhuma unidade escolar da rede municipal

No ato da inscrição na pré-matrícula os interessados devem apresentar cópia da certidão de nascimento do candidato, comprovante de residência e três opções de unidades escolares da rede municipal de ensino de Campos. Caso o candidato necessite de atendimento educacional especializado, o responsável deverá apresentar laudo clínico especializado.

O processo de pré-matrícula ocorrerá em duas etapas. A primeira será a alocação dos candidatos de acordo com as opções, conforme a proximidade da residência do candidato e o quadro de vagas das unidades. Na segunda etapa ocorrerá a alocação dos candidatos nas vagas não preenchidas, em virtude do não comparecimento dos candidatos da primeira etapa, de acordo com as opções e a proximidade da residência do candidato

A Secretaria de Educação divulgará os resultados da primeira etapa da pré-matrícula no dia 19 de novembro, enviando para as unidades escolares na qual foi feita a pré-matrícula, a relação nominal dos candidatos alocados. A matrícula deverá ser efetuada no período de 20 de novembro a 3 de dezembro de 2012. Deverá ser respeitada a faixa etária prevista, de acordo com a modalidade, até 31 de março.





domingo, 14 de outubro de 2012

PARABÉNS AOS PROFESSORES !!

Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento.

Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor; por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor.

Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender; levando-nos, por fim, a compreendê-las...

Por resolverem o que achávamos complicados...

Por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil...

Obrigado por nos convencerem de que éramos melhores do que suspeitávamos.

Feliz dia dos Professores!

REDE ESTADUAL INICIA A PRÉ-MATRÍCULA


A pré-matrícula na rede estadual começa hoje. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br até o dia 30 de novembro. Os documentos de inscrição e as séries estão listados na internet.

Poderão participar candidatos oriundos da rede pública (federal, estadual e municipal) e privada, além daqueles que desejam retornar à vida escolar.

A partir do dia 20 de dezembro, o resultado será divulgado no site www.matriculafacil.rj.gov.br e por e-mail e SMS, desde que devidamente cadastrado no momento da inscrição.







quinta-feira, 11 de outubro de 2012

FERIADÃO COMEÇA A MOVIMENTAR ESTRADAS

Com o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida até o próximo domingo, o movimento na BR-101 na região começa a ficar intenso. De acordo a Autopista Fluminense, entre hoje e amanhã, cerca de 190 mil veículos devem trafegar nos dois sentidos da rodovia federal e a maior concentração de tráfego deve acontecer no trecho entre Niterói e Rio Bonito.

As fiscalizações da Polícia Rodoviária Federal serão intensas tanto na BR-101 quanto na BR-356 (Campos-São João da Barra) devido à proximidade dos municípios.

As principais rodovias estaduais que vão em direção à Região dos Lagos também serão fiscalizadas pelos agentes de trânsito do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ), que atuarão em parceria com policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv).

 Os policiais rodoviários  ficarão atentos às principais irregularidades cometidas pelos motoristas, como ultrapassagem em local proibido e ultrapassagem pelo acostamento.

MULTAS DE TRÂNSITO JÁ PODEM SER PARCELADAS

O sistema de pagamento parcelado de multas de trânsito começa a vigorar a partir de hoje. Estão sujeitas ao parcelamento todas as multas já transitadas em julgado, ou seja, aquelas onde não cabem mais recursos, aplicadas pelo Estado do Rio de Janeiro em 2012 e nos quatro anos anteriores.Multas de veículos registrados no Estado do Rio de Janeiro, mas aplicadas em outro estado, estão fora do parcelamento.

Com o pagamento da primeira parcela de cada uma das multas devidas pelo veículo, seu proprietário já poderá agendar a vistoria e obter a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), mas continuará impedido de realizar transferência de propriedade e de jurisdição enquanto os débitos não forem quitados integralmente.

O valor mínimo da parcela é de R$10, sendo permitido o parcelamento em duas, três, seis, nove ou doze vezes. O percentual de 5% do valor da multa destinado ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset) constará obrigatoriamente da primeira parcela.

TERMO DE ADESÃO

Para se beneficiar do parcelamento, o responsável pelo veículo terá de consultar, no site do DETRAN as multas que podem ser parceladas e, depois de escolher as que pretende parcelar, clicar no botão “Termo de Adesão”. altamir.barbara@yahoo.com.br

Quem não tiver acesso à internet, pode realizar os procedimentos nas unidades do DETRAN do Rio Poupa Tempo ou em 28 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans ) e 23 Serviços Auxiliares de Trânsito (SATs) espalhados pelo estado.

Após a adesão ao parcelamento, o boleto para pagamento da primeira parcela estará disponível para emissão no site do DETRAN dois dias úteis depois da confirmação do parcelamento.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

VEM AÍ O HORÁRIO DE VERÃO...

Apesar de uns gostarem e outros não, o horário de verão já está definido. Vai começar no próximo dia 21 e terminar no dia 17 de fevereiro do ano que vem.  Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, além do estado da Bahia. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na última edição do horário de verão a economia foi de 4,6%.

JOAQUIM BARBOSA SERÁ O PRIMEIRO NEGRO A PRESIDIR O STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai eleger hoje o ministro Joaquim Barbosa como presidente da corte. O atual-vice-presidente do STF e relator do processo do mensalão só deve assumir o cargo em novembro, quando o atual presidente, ministro Carlos Ayres Britto, se aposentará compulsoriamente ao completar 70 anos. O vice-presidente do Supremo será o revisor do processo do mensalão, Ricardo Lewandowski. A eleição deve ser rápida e ocorrer antes do início da sessão de hoje do julgamento do mensalão. Joaquim Barbosa será o primeiro negro a assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal. 

Joaquim Benedito Barbosa Gomes nasceu na cidade mineira de Paracatu em 7 de outubro de 1954. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.
Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia e, após, foi advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) (1979-84). Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado e doutorado ambos em Direito Público, pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e 1993.
 Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi visiting scholar no Human Rights Institute da faculdade de direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000) e na Universidade da Califórnia Los Angeles School of Law (2002 a 2003). Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino desde os 16 anos de idade. Foi indicado para o STF pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva em 2003.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

NASCIDOS EM JANEIRO JÁ PODEM SACAR O PIS

Quem tem direito ao abono e rendimentos do PIS deve ficar atento ao calendário de pagamento. Até o momento, a Caixa Econômica Federal pagou R$7,5 bilhões do benefício  referente ao exercício 2012/2013, a mais de 20 milhões de trabalhadores até o início de outubro. O prazo para saque dos benefícios do PIS encerra em 28 de junho de 2013. 

 Os abonos e rendimentos do PIS são liberados de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Quem possui data de nascimento em janeiro poderá receber o benefício a partir de hoje. Os nascidos de julho a dezembro já estão com seus benefícios liberados. Até 28 de novembro de 2012, o saque do PIS estará liberado para todos os beneficiários.

O trabalhador que não efetuar o saque do abono salarial dentro do prazo perderá o benefício, que será devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Os rendimentos do PIS não retirados retornarão para a conta de participação do trabalhador.

Para ajudar o trabalhador a Caixa lançou um novo canal de Atendimento ao Cidadão. A ferramenta tem a finalidade de facilitar o acesso às informações sobre PIS, Seguro Desemprego, FGTS, Cartão Social, entre outros. O número do novo canal é o 0800 726 0207.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PREFEITA ROSINHA GAROTINHO REELEITA!!!

Como indicavam todas as pesquisas de intenção de voto, a Prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, foi reeleita para o segundo mandato com 167,615 votos, o que equivale a 69,96% do total de votos válidos.

Parabéns Prefeita Rosinha Garotinho pela vitória belíssima e merecida!!!!

Abraços!!!

sábado, 6 de outubro de 2012

PRESIDENTA DO TSE PEDE QUE ELEITORES "VOTEM LIMPO"


Em pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, a presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, pediu hoje (6) que as pessoas “votem limpo” para escolher o prefeito e os vereadores dos municípios brasileiros. A ministra ressaltou que as pessoas são livres para votar e devem exercer esse direito com responsabilidade.



“Você é livre para votar em quem quiser como seu representante”, disse a ministra. “Quem é livre é responsável. E responsabilidade é libertação do que foi e não deu certo, do que deu certo, mas pode ser melhor”, ressaltou. “Vote limpo, porque o Brasil merece”, afirmou a ministra.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

SAÚDE ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DE MANTER VACINAÇÃO DE IDOSOS EM DIA


Na Semana Nacional do Idoso, o Ministério da Saúde alerta para a importância de manter em dia a caderneta de vacinação de pessoas com mais de 60 anos e garantir um envelhecimento ativo.

Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa foi criada em 2007. Com o documento em mãos, o paciente pode registrar informações importantes sobre a sua saúde, como controle de peso, glicemia e medicação utilizada.

Segundo o ministério, a vacina contra a gripe, por exemplo, protege contra os três principais tipos de vírus que circulam no Hemisfério Sul. Dados indicam que o grupo dos idosos é o que mais apresenta complicações provocadas pela doença.

Outras imunizações que constam na caderneta do idoso são contra a hepatite B e a febre amarela e também a pneumocócica 23-valente (para pacientes com indicações nos centros de Referência de Imunobiológicos Especiais). As doses são distribuídas pelas unidades básicas de saúde.

O ministério ressaltou que cada vacina segue um esquema diferenciado e é necessário que o paciente complete o ciclo determinado para cada uma. No caso da hepatite B, é preciso tomar três doses – a segunda 30 dias após a primeira e a terceira seis meses depois.

“Apenas com o esquema completo, a pessoa vai estar devidamente imunizada, pois o organismo vai criar anticorpos em níveis adequados e a vacina terá uma eficácia em torno de 95% a 100%”, informa a pasta.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

RECEITA ABRE CONSULTA A QUINTO LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA NA PRÓXIMA SEGUNDA

Na segunda-feira (8), cerca de 1,6 milhão de contribuintes vão saber se receberão dinheiro do Fisco. A Receita Federal libera, às 9h, a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2012. O órgão também divulgará lotes residuais dos exercícios de 2011, 2010, 2009 e 2008.

O dinheiro será depositado no próximo dia 15, nas contas informadas na declaração do Imposto de Renda. A relação dos beneficiados estará disponível na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br). A consulta também pode ser feita por meio do Receitafone, no número 146. Ao todo, a Receita liberará R$ 1,5 bilhão para 1.574.219 contribuintes.

Em relação ao lote de 2012 (ano calendário 2011), serão beneficiados 1.542.538 contribuintes, que receberão R$ 1,438 bilhões. As restituições serão acrescidas de 4,29%, que correspondem à variação da taxa Selic (juros básicos da economia) entre maio e outubro deste ano. A Receita pagará ainda R$ 33,4 milhões a 17.759 contribuintes que declararam Imposto de Renda em 2011 e terão a restituição corrigida em 15,04%. Um total de 5.799 contribuintes receberão R$ 13,5 milhões referentes ao lote da malha fina de 2010, com correção de 25,19%.

No lote de 2009, serão creditadas restituições para 4.196 contribuintes, em um total de R$ 8,6 milhões. A correção totalizará 33,65%. Em relação ao lote de 2008, 3.927 contribuintes receberão R$ 6,5 milhões, atualizados pela taxa Selic de 45,72%.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos). Nesse caso, o contribuinte deverá agendar o crédito em qualquer conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ANS VAI SUSPENDER A VENDA DE MAIS DE 300 de 300 PLANOS DE SAÚDE DE 38 OPERADORAS




A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai suspender, a partir da próxima sexta-feira, a venda de 301 planos de saúde, administrados por 38 operadoras. A decisão foi tomada por causa do descumprimento de prazos estabelecidos para atendimento médico, realização de exames e internações. Essa é a segunda vez que a ANS anuncia esse tipo de punição. A primeira foi em julho deste ano e atingiu 268 planos de saúde. Dos planos que serão afetados com essa suspensão a partir de sexta-feira, 221 de 29 operadoras já faziam parte da primeira lista. A medida não afeta o atendimento aos atuais usuários desses planos de saúde, mas impede a inclusão de novos clientes. Ao fazer o anúncio da suspensão, o diretor-presidente da agência, Maurício Ceschin, frisou que o beneficiário que está nesses planos que terá a venda suspensa e continuará a ser atendido normalmente. Uma resolução normativa publicada em dezembro de 2011 estabeleceu tempo máximo para marcação de exames, consultas e cirurgias. O prazo para uma consulta com um clínico-geral, pediatra ou obstetra, por exemplo, não pode passar de sete dias. Para verificar o cumprimento dessa resolução, a ANS vem monitorando os planos de saúde por meio de reclamações feitas em seus canais de relacionamento. E, a cada três meses, publica um relatório.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

HÁ 145 ANOS NASCIA O CAMPISTA NILO PEÇANHA...

No dia 02 de outubro de 1867 (há 145 anos), nascia na Freguesia de Nossa Senhora da Penha de Morro do Coco, o Governador e Presidente da República Nilo Procópio Peçanha.

Nilo Procópio Peçanha assumiu a presidência da república após o falecimento de Afonso Pena, em 14 de junho de 1909, e governou até 15 de novembro de 1910. Foi, talvez, o único mulato presidente do Brasil.

Nilo Peçanha era filho de Sebastião de Sousa Peçanha, padeiro, e de Joaquina Anália de Sá Freire, descendente de uma família importante na política do norte fluminense. Teve quatro irmãos e duas irmãs. A família vivia pobremente em um sítio no atual distrito de Morro do Coco, até que se mudou para o centro da cidade quando Nilo Peçanha chegou na idade escolar. Seu pai era conhecido na cidade como "Sebastião da Padaria".

Nilo cursou o primeiro grau estudantil em sua cidade natal, completou os estudos no capital fluminense e se formou em direito pela Faculdade de Direito do Recife, em Pernambuco.

Foi descrito como sendo mulato e frequentemente ridicularizado na imprensa em charges e anedotas que se referiam à cor da sua pele. Durante sua juventude, a elite social de Campos chamava-o de "o mestiço de Morro do Coco".

Carreira na política
 
Em 1921, quando concorreu à presidência da República como candidato de oposição, cartas atribuídas falsamente ao candidato governista, Artur Bernardes, foram publicadas na imprensa e causaram uma crise política pois insultavam o ex-presidente Marechal Hermes da Fonseca, representante dos militares, e também Nilo Peçanha, outro ex-presidente, que era xingado de mulato. Gilberto Freyre, escrevendo sobre futebol, usou-o como paradigma do mulato que vence usando a malícia e escondendo o jogo mencionando que "o nosso estilo de jogar (…) exprime o mesmo mulatismo de que Nilo Peçanha foi até hoje a melhor afirmação na arte política".

Participou das campanhas abolicionista e republicana. Iniciou a carreira política ao ser eleito para a Assembleia Constituinte em 1890. Em 1903 foi eleito sucessivamente senador e presidente do estado do Rio de Janeiro, permanecendo no cargo até 1906 quando foi eleito vice-presidente de Afonso Pena. Como presidente do estado do Rio de Janeiro, assinou, em 26 de fevereiro de 1906, o Convênio de Taubaté. 4 dias após o Convênio de Taubaté, em 1 de março de 1906, foi eleito vice-presidente da república, com 272.529 votos contra apenas 618 votos dados a Alfredo Varela. Seus seguidores eram chamados de nilistas.

Foi maçom e Grão-mestre do Grande Oriente do Brasil de 23 de julho de 1917 a 24 de setembro de 1919, quando renunciou ao cargo.

Presidente da República
Com a morte de Afonso Pena em 1909, assumiu o cargo de presidente. Seu governo foi marcado pela agitação política em razão de suas divergências com Pinheiro Machado, líder do Partido Republicano Conservador.


Apoiou o candidato Hermes da Fonseca a sua sucessão em 1910, contra Rui Barbosa e o presidente de São Paulo Albuquerque Lins, candidatos de oposição que fizeram a campanha civilista. Hermes venceu as eleições e foi eleito presidente da república em 1 de março de 1910. Os conflitos entre as oligarquias estaduais se intensificaram, sobretudo em Minas Gerais e São Paulo. Minas Gerais apoiou Hermes e São Paulo apoiou Rui Barbosa, lançando seu presidente Albuquerque Lins à vice presidência na Campanha Civilista. Hermes da Fonseca foi eleito para governar de 1910 a 1914.

Durante seu governo presidencial, Nilo Peçanha criou o Ministério da Agricultura, Comércio e Indústria, o Serviço de Proteção aos Índios (SPI), e inaugurou o ensino técnico no Brasil.

Faleceu em 1924, no Rio de Janeiro, afastado da vida política e foi sepultado no Cemitério de São João Batista.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

IDOSOS COMEMORAM O SEU DIA

Hoje é comemorado o Dia Internacional do Idoso. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia do Idoso foi estabelecido com o intuito de que pessoas acima de 65 anos pudessem usufruir de uma melhor qualidade de vida, através de saúde e integração social.

Em 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante direitos especiais como: não enfrentar fila; não pagar passagem em transporte coletivo; descontos em atividades de cultura; medicamentos gratuitos em postos de saúde entre outros direitos que os são reservados diante de dificuldades normais que os idosos enfrentam.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que os idosos brasileiros representam 12% de toda a população total, o que reforça mais ainda o aumento da perspectiva de vida da população brasileira atualmente.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos idosos, é a falta de respeito ao tratá-los. Muitos acham que como são “velhos” perderam o valor para a sociedade, mas isso é um grande equívoco.

Os idosos têm sim suas dificuldades fisícas que são absolutamente normais, mas em alguns a mente funciona muito bem e muitas vezes não nos damos conta disso. Os idosos podem manter sua vitalidade, mesmo com uma idade avançada, praticando esportes, mantendo uma boa saúde, além é claro, de fazer tudo o que quis, porém não tinha o tempo necessário quando jovem, para aproveitar e se dedicar á ele mesmo.

A cada ano cresce o número de idosos que frequentam clubes, bailes, enfim, lugares que antes não eram comuns aos mais experientes. Atualmente, para muitos esse novo estilo de vida, se torna uma terapia para uma boa e saudável vida.

NOVA TÉCNICA DE PRODUÇÃO DE VACINA CONTRA O HIV É DESTAQUE DE REVISTA

O sucesso de um estudo internacional realizado em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) pode apontar novos caminhos para a produção de uma vacina contra o HIV. A pesquisa, divulgada ontem pelo site da revista científica Nature, se inspirou nas pessoas que têm uma resistência natural à Aids e fez com que cobaias se tornassem resistentes à ação do SIV, vírus que causa nos macacos uma doença muito semelhante à síndrome que afeta os humanos.

Quando o vírus da Aids infecta um organismo, ele precisa entrar no DNA dos linfócitos para se reproduzir. Depois de se multiplicar lá dentro, ele rompe a estrutura e busca outras dessas células de defesa do corpo para invadir e destruir. O processo prejudica a imunidade do paciente e o deixa suscetível a uma série de doenças. No entanto, algumas pessoas produzem uma versão particularmente eficiente de uma célula de defesa chamada T CD8. Ela identifica os linfócitos invadidos pelo vírus e os destrói, impedindo que o HIV se liberte e se espalhe pelo sangue.