sexta-feira, 27 de abril de 2012

Secretaria de Agricultura e Banco do Brasil assinam convênio para ampliar crédito rural no Estado do RJ


O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, o presidente da Emater-Rio, Justino Antônio da Silva, e o superintendente do Banco do Brasil, Tarcísio Hubner assinaram nesta terça-feira (24), convênio para conjugação de crédito rural e assistência técnica por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro, para atendimento dos produtores rurais fluminenses, enquadrados no Pronaf que demandem crédito rural.

Renovado a cada cinco anos, o documento habilita a Emater-Rio, única instituição oficial de extensão rural do estado, a elaborar projetos para financiamentos junto a instituição financeira.

O secretário Christino Áureo informou que na etapa atual está sendo desenvolvido um plano específico de negócios entre a Emater-RJ e o Banco do Brasil, visando sanar todas as dificuldades existentes com foco nos principais municípios produtores do estado.

- Esse plano prevê metas a serem alcançadas pelas instituições participantes. Além disso, estamos orientando a diretoria da Emater-Rio para deslocar técnicos e estrutura até os locais de maior concentração de propostas, em determinadas épocas do ano, para gerar maior eficácia no atendimento - frisou.

Segundo o subsecretário de Agricultura, Alberto Mofati, a ideia é buscar outros órgãos parceiros, sindicatos e cooperativas, identificando os potenciais tomadores de crédito e, desta forma, promover maior aproximação dos agricultores com o banco, obtendo assim um melhor desempenho. A meta é dobrar a aplicação de crédito rural no estado do Rio de Janeiro em três anos.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Projovem Urbano com inscrições até a próxima segunda

Terminam na próxima segunda-feira (30), as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão dos Jovens (Projovem Urbano). Restam apenas 20 vagas, somente na Escola Municipal Luiz Sobral, no Jardim Carioca e os interessados devem apresentar cópias da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência, além de certificado da instituição onde estudou e duas fotos 3x4.

O Projovem Urbano é um programa do governo federal que tem como proposta, estimular jovens com idade entre 18 e 29 anos a concluírem o ensino fundamental, no período de 18 meses. Além da conclusão deste segmento, simultaneamente os candidatos realizarão cursos profissionalizantes, nas áreas de turismo, metal mecânica e telemática. Os cursos serão ministrados nos próprios núcleos, em parceria com Instituto Federal Fluminense (IFF).

Os moradores de outros bairros que também desejam uma vaga podem procurar os demais polos e se inscrever, para que os nomes entrem no cadastro de reserva.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Saúde e INSS unidos contra a hipertensão



A Secretaria de Saúde de Campos e a Gerência Executiva do INSS se unem para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão - 25 de Abril. Nesta quarta-feira (25), equipes do Programa Municipal de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia) estarão na sede da gerência do INSS, na Praça São Salvador, atendendo à população, das 8h às 11h.

A informação é do superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury. Ele conta que o convite foi feito pela Executiva do INSS. Os profissionais do Hiperdia atenderão às pessoas com aferição da pressão arterial e testes de glicemia capilar, além de orientação e cadastro de hipertensos e diabéticos no programa.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Pólo Universitário de Campos ganhará mais um curso de bacharelado em enfermagem



Depois de anunciar, em dezembro de 2011, o corte de mais 2 mil 794 vagas em 153 cursos que não obtiveram resultado satisfatório nas avaliações de qualidade, o Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, autorizou o funcionamento de mais 75 cursos superiores no País.  

Na época, a medida atingiu graduações nas áreas de biomedicina, nutrição e fisioterapia que tiveram nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010. Por outro lado a abertura de novas vagas trouxe também novas pastas como os cursos tecnológico de jogos digitais que será oferecido pela instituição Faculdades Integradas Barros Melo, em Olinda (PE) e o bacharelado de engenharia de controle e automação, oferecido pela Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte (MG).

Como um dos mais importantes polos universitários do interior do Estado do Rio de Janeiro, Campos, que tem mais de 30 mil estudantes matriculados em suas universidades, faculdades e centros de ensino tecnológico ganhará mais um curso de bacharelado em enfermagem desta vez, oferecido pela Faculdade Redentor.

Quanto aos cursos vetados, as instituições de ensino terão um ano para cumprir as exigências do termo de saneamento de deficiências firmado com o governo. Após esse período, o MEC fará uma nova avaliação para verificar o cumprimento das exigências. Se as deficiências não forem corrigidas, as instituições poderão, ao fim do processo, ser descredenciadas pelo MEC.

Hoje tem chorinho na Praça São Salvador em Campos

O grupo Choro Novo apresenta seu trabalho de música instrumental hoje, às 18h, na Praça São Salvador, em Campos.

A apresentação faz parte do projeto “O espetáculo bem mais perto de você”, da Fundação Trianon.

O show comemora o Dia Nacional do Choro, celebrado ontem, 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha, considerado o pai do chorinho.

Os músicos Leandro Oliveira (surdo), Kall Lima (sax), Sérgio Django (teclado), Sebastião Floriano (violão seis cordas), Luciano Manhães (cavaco) e Ed Ébano (pandeiro), prometem visitar a obra de Pixinguinha, festejando o aniversário do estilo musical, que tem a cara do Brasil e, através do trabalho do Choro Novo, tem tido sua nova cara divulgada, com arranjos mais modernos.

No repertório, clássicos do chorinho, ritmo tipicamente brasileiro. Com músicas como “Chorando em São Paulo”, “Vê se Gostas”, no estilo twist, ritmo importado dos EUA; além de “Choro Negro”, de Paulinho da Viola, e “Mamão com Mel”, de Gonzaguinha.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Divulgado novo calendário do Concurso Público da PMCG

As provas serão realizadas somente no município de Campos e apenas para os candidatos que efetuaram pagamento bancário e geraram cartão de confirmação de inscrição para a etapa realizada em 15 de abril.

As
provas da área de Educação serão no dia 20: pela manhã, para Professor II 25h e 35h; à tarde, para funções de nível superior, como Pedagogo e Professores de disciplinas específicas. Para o nível médio, as provas serão no dia 27 de maio: pela manhã, para Agente de Operação e Fiscalização de Transporte Coletivo, e à tarde para os demais cargos. As provas para carreiras de Nível Superior, como Médico, Assessor Técnico, Fiscal de Saúde Pública, Fisioterapeutas, entre outras, serão aplicadas no dia 03 de junho, no turno da manhã.

Informamos,
ainda, que enviaremos a todos os candidatos inscritos e-mails comunicando as novas providências. Assim, aquele candidato que, por qualquer razão, precisou usar e-mail de terceiros no ato da inscrição, deve estar atento, porque não haverá outras formas de comunicação além das mencionadas. Não haverá novas despesas de inscrição para os candidatos e nem alteração dos conteúdos já divulgados.

Confira os detalhes a respeito do cronograma de aplicações:

CONCURSO - EDITAL DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 18 de abril de 2012

APROVADO PROJETO DE LEI QUE TRANSFORMA FUNCIONÁRIOS CELETISTAS EM ESTATUTÁRIOS

Neste momento só tenho a agradecer à Prefeita Rosinha Garotinho por ter me proporcionado um dos dias mais felizes de minha vida, enfim, o dia em que foi aprovado o Projeto de Lei de minha autoria, que visa transformar os funcionários celetistas em estatutário.

Temos que admitir que a Prefeita tem administrado a cidade de forma ímpar, trazendo vários melhoramentos para a mesma.

Vale lembrar que outra indicação, também de minha autoria, a qual beneficia os aposentados e pensionistas que perderam o direito ao auxílio alimentação, tranformando-o em auxílio social, já se encontra na Prefeitura, para que dentro dos parâmetros legais possam ser colocados em prática.

Obrigado a todos os que estiveram presentes na Sessão de hoje, no Plenário da Câmara e que prestigiaram mais essa conquista!!!!

Uma ótima noite a todos!!!

PROJETO DE LEI SERÁ VOTADO HOJE NA CÂMARA

Atendendo a Indicação Legislativa (Processo nº 0287/10/SEC/CMCG) feita por mim no dia 08/03/2010, a Prefeita Rosinha enviou na noite de ontem à Câmara Municipal de Campos, Projeto de Lei dispondo sobre a transformação dos funcionários celetistas em estatutários, ou seja, Regime Único.

Com isso, os funcionários terão benefícios, bem como: o recebimento do FGTS durante todo o tempo trabalhado, aposentadoria pela PREVICAMPOS INTEGRAL, também passarão a ter direito ao quinquênio e à licença-prêmio.

Importante destacar que, se essa pessoas se aposentassem pela Previdência Social como Celestistas, teriam seu proventos reduzidos em até 40% por conta do Fator Prevenciário, ou seja, esta será realmente uma grande conquista!!!
Segue na Íntegra o que dispõe a Indicação Legislativa de minha autoria, cujo Projeto de Lei será votado hoje no Plenário da Câmara Municipal de Campos:

PROCESSO Nº 0287/10/SEC/CMCG – INDICAÇÃO LEGISLATIVA
Solicita envio de mensagem a esta Câmara Municipal, de Projeto de Lei, visando transformar os Funcionários Celetistas do Município em Estatutários. –

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes,


INDICO à Mesa, na forma regimental, seja oficiado a Exma. Prefeita do Município de Campos dos Goytacazes/RJ, Sra. Rosângela Rosinha Garotinho Barros Assed Matheus de Oliveira, solicitando o envio de mensagem a esta Câmara Municipal, de Projeto de Lei, visando transformar os funcionários Celetistas do Município em Estatutários.



Sala das Sessões, 08 de março de 2010.

ALTAMIR BÁRBARA
- Vereador -

MBS/imfa


J U S T I F I C A T I V A

Este anteprojeto de Lei se faz necessário para dar maior dinamismo à administração municipal, pois ele indica à Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes a possibilidade de transformar os seus funcionários celetistas em Estatutários, ou seja, Regime Único.
Hoje na Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, constam 3.056 celetistas concursados, que são regidos pela CLT e tem suas contribuições convertidas para o INSS. Na fundação João Barcelos Martins 2.286, no Hospital Geral de Guarus 620 e na Fundação da Infância e Juventude 150.

Vale ressaltar que os celetistas não têm Licença Prêmio e Qüinqüênio e, portanto, esses profissionais querem essa mudança de regime para poder se aposentarem pela PREVICAMPOS e também adquirir outros benefícios.


Administrativamente, a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes terá um avanço muito grande, tendo em seus quadros de funcionários um só regime. A PREVICAMPOS receberá essas contribuições e poderá reivindicar o ressarcimento das contribuições ao INSS, já que com o regime único os celetistas passarão a estatutário e se aposentarão pela PREVICAMPOS.

Assim sendo, pelo exposto acima, conclamo os nobres Pares a aprovação unânime do presente anteprojeto de Lei.

Sala das Sessões, 08 de março de 2010.

ALTAMIR BÁRBARA

- Vereador -

AB/imfa.-

Alimentação saudável e exercícios previnem o câncer


Estima-se que neste ano cerca de 520 mil pessoas terão câncer no Brasil, sendo 257 mil em homens e 260 mil em mulheres, segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer). Uma boa alimentação – que passa longe de embutidos, bolachas, sal entre outros – e exercícios físicos regulares ajudam a prevenir a doença, segundo especialistas.

A lista de alimentos considerados causadores da doença começa com os embutidos, como linguiça, salsicha, presunto, peito de peru. Segundo o nutricionista do Inca, Fábio Gomes, estes produtos contém conservantes que em contato com o sulco gástrico (produzido no estômago) são transformados em substâncias cancerígenas.

— O sal ou alimentos que possuam muito deste elemento, como o bacalhau, é prejudicial também. Ele provoca uma agressão no estômago que pode estimular as alterações nas células.

Além de evitar estes alimentos, Gomes afirma que o modo em que se preparam as carnes pode ser prejudicial à saúde. O ideal é que o peixe, o frango, a carne vermelha sejam preparadas no forno ou cozidas na panela.

— Quando submetidas a uma temperatura altíssima [chapa, grelhada ou frita], aparecerá um composto cancerígeno, que provocam mutação das células. Vai fazer um peixe, recomendo fazer uma moqueca, por exemplo.

Nos hábitos alimentares cotidianos, o nutricionista ainda conta que o ideal é evitar também produtos com muita concentração de quantidade de energia, como biscoitos, lanches, sanduíches, e bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos, mates.

Frutas, legumes, verduras e fibras são alimentos que ajudam a prevenir o câncer. Segundo Gomes, elas protegem as células de agressões que podem deixá-las doentes e desenvolver o câncer. Além disso, estes produtos possuem compostos que bloqueiam a chegada dos elementos cancerígena e, caso as células doentes se multipliquem, eles conseguem matar as defeituosas.

— O ideal é reduzir ao máximo ingerir alimentos pré-prontos e recorrer à alimentação mais fresca. Exercícios físicos ajudarão a prevenir ganho de peso e o equilíbrio hormonal, que evita o superestímulo de produção desenfreada de células.

Hábitos de vida

Apesar da evolução da medicina nos últimos anos, segundo a coordenadora de oncologia do Instituto do Câncer, Pilar Esteves Diz, a tendência é que a doença se torne a primeira causa de morte.

— Os tratamentos evoluíram muito, novas drogas etc. Mas é preciso que as pessoas mudem seus hábitos de vida. O câncer é uma doença de saúde pública.

Além de alimentação saudável, exames preventivos devem ser feitos periodicamente. De acordo com a médica, quanto antes a descoberta da doença, mais é possível de ser tratada e chegar à cura.

Fonte: R7.

terça-feira, 17 de abril de 2012

MEC PASSA A RECONHECER RESIDÊNCIA VETERINÁRIA


O Ministério da Educação (MEC) formalizou o reconhecimento da residência em Medicina Veterinária com a criação e concessão, a partir deste mês, de 169 bolsas para residentes. A partir de agora, o MEC passa a reconhecer os programas como pós-graduação lato sensu, além de regular e financiar a modalidade.

A residência na área de saúde é uma modalidade de pós voltada aos recém-formados, com características de treinamento profissional supervisionado. Trata-se de uma espécie de estágio, em hospital, por tempo integral. Só é obrigatória para alguns campos de trabalho, mas é vista por especialistas de saúde como etapa extremamente importante para a formação.

As novas bolsas são no valor R$ 2.384,82 mensais. Os hospitais ligados a universidade federais receberam essa primeira leva de bolsas, que têm duração de dois anos.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Como manter sempre a imunidade em alta

Estamos constantemente em contato com micro-organismos, incluindo bactérias, vírus e fungos. Alguns, benéficos ao corpo, são bem-vindos. No entanto, aqueles que causam doenças devem ser combatidos. “Para tanto, contamos com o sistema imunológico, que tem células e anticorpos capazes não apenas de reconhecer um agente infeccioso mas também de neutralizá-lo. A capacidade que o seu organismo tem de lutar contra esses invasores determina se você vai desenvolver ou não uma infecção”, explica Paulo Olzon, infectologista e clínico geral da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Quem fica doente com facilidade e tem problemas como gripes ou infecções recorrentes (que podem ou não se tornar mais sérias), possivelmente está com baixa resistência. “Vários fatores colaboram para sua queda, como algumas doenças (o diabetes, por exemplo) e o estresse”, conta o médico. Contudo, hábitos saudáveis incorporados ao seu estilo de vida podem fortalecer suas defesas:

- Mantenha uma alimentação balanceada. Consuma alimentos ricos em vitamina A, B6, B12, C, D, E, ácido fólico, zinco, ferro, selênio e cobre, que aumentam a produção de anticorpos e melhoram a resistência.

- Evite bebidas e cigarro.

- Faça exercícios: mexer o corpo ajuda a reduzir os radicais livres e, portanto, melhora as defesas do organismo. Pratique uma atividade física rotineira e que dê prazer, mas não exagere. "O excesso de exercícios pode causar o efeito contrário, baixando a imunidade por fadiga muscular e até mental", alerta Paulo.

- Atenção à higiene, pois diariamente estamos expostos a vírus e bactérias. A fim de nos protegermos, é importante investir em hábitos saudáveis, como lavar as mãos com água e sabão sempre que chegar em casa, depois de ir ao banheiro, antes das refeições e ao manusear os alimentos. Para isso, faça uso de sabonete antibactéria, que oferece higiene e saúde para toda a família, garantindo proteção contra germes e bactérias.

- Atualize sua carteirinha de vacinação: tome todas as vacinas e proteja-se contra enfermidades como hepatite B, varicela, hepatite A, sarampo, rubéola e caxumba.

- Durma bem!A privação do sono diminui a quantidade e a função das células responsáveis pela imunidade, aumentando as chances de contrair doenças", avisa o médico.

- Fuja do estresse e fortaleça sua autoestima. “As tensões, tristezas e preocupações são fatores decisivos para reduzir as defesas do organismo, pois elas aumentam a liberação de radicais livres. Com isso, impedem que o sistema imunológico funcione a todo vapor. No entanto, uma rotina alegre e prazerosa traz benefícios para sua saúde física e mental, além de reduzir as chances de infecções”, finaliza Paulo.


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Governo vai investir quase 3 bilhões na nova fase do Minha Casa Minha Vida

A nova fase do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, vai beneficiar 2 mil 582 municípios de até 50 mil habitantes e contará com investimento de 2 bilhões e 800 milhões de reais para a construção de 107 mil 348 unidades. Do total de municípios selecionados, 1 mil 663 serão contemplados pela primeira vez pelo programa habitacional.

De acordo com o Ministério das Cidades, para essa nova etapa foram recebidas 8 mil 939 propostas destinadas à construção de 426 mil 146 unidades em 4 mil e 42 municípios. Foi preciso, no entanto, fazer uma seleção considerando o nível de pobreza de cada um.

Segundo o ministério, o programa, nessa modalidade tem o objetivo de atender às famílias com renda mensal de 1 mil e 600 reais, residentes em áreas urbanas. Os empreendimentos são de pequeno porte e as propostas foram limitadas a 50 unidades habitacionais, sendo no máximo duas por município.

Dados do governo mostram que na primeira fase do programa foram contratadas mais de 60 mil moradias em quase 2 mil municípios. A meta para essa nova etapa é contratar mais 220 mil moradias até 2014. O governo vai conceder subsídio de 25 mil reais por unidade construída.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aprovados no concurso da Prefeitura de Campos serão chamados no final deste mês

Os 53 mil candidatos inscritos no Concurso Público da Prefeitura de Campos dos Goytacazes farão prova neste domingo, nos locais e horários definidos no cartão de confirmação de inscrição, liberado na última segunda-feira, pelo Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cepuerj).

O concurso vai permitir o preenchimento imediato de mil e 28 vagas para diferentes áreas de Nível Médio e Superior, além de carreiras na área da Educação.

O resultado final será divulgado no dia 27 de abril, com exceção das carreiras de educação, já que os candidatos serão submetidos à prova de títulos, conforme previsto em edital. No dia 30 de abril será feita chamada imediata dos cargos de nível médio e superior. O resultado do concurso 005 (Educação) será divulgado no dia 5 de maio.

Dos 53 mil inscritos, 31 mil farão prova por Campos, onde a função mais concorrida é para Agente de Operação e Fiscalização de Transporte Coletivo, com 375 candidatos por vaga, seguido por biólogo de análises clínicas, com proporção de 175 candidatos por vaga, e por Pedagogo, com 151 candidatos por vaga.

Ministério da Saúde quer incluir vacina contra HPV no programa de imunizações

O Ministério da Saúde está estudando a inclusão da vacina que combate o Papiloma Vírus Humano (HPV) no Programa Nacional de Imunizações, o que pode representar a redução nos casos de câncer de colo de útero, a segunda maior causa de mortalidade entre as mulheres brasileiras.

Na opinião de alguns especialistas em medicina oncológica, no primeiro momento a inclusão da vacina pode parecer um dispêndio, mas o governo vai economizar muito com os custos do tratamento do câncer no futuro.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que este ano, no Brasil, devem ser registrados 17 mil 540 novos casos desse tipo de tumor, o equivalente a 17 casos para cada 100 mil mulheres.

A vacina quadrivalente, que combate os tipos do HPV identificados como 6, 11, 16 e 18, pode ser encontrada em clínicas particulares a preços que variam de 300 a 350 reais, para cada uma das três doses.

Embora o HPV, que se refere a uma família de vírus com mais de 200 tipos diferentes, seja associado às mulheres, ele pode causar nos homens o câncer de pênis, ânus e as verrugas ânus-genitais, conhecidas como crista de galo.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Padre Fábio de Mello fará show em Morro do Côco


A tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora da Penha está sendo realizada no distrito de Morro do Côco, em Campos dos Goytacazes.

Uma vasta programação profana e religiosa estará acontecendo até o próximo dia 16.

O ponto alto da festa, no entanto, será nesta quinta-feira, com o show do Padre Fábio de Mello, na praça principal, a partir das 9 da noite.

Quase metade da população está acima do peso no Brasil

Quase metade da população brasileira está acima do peso. De acordo com o estudo do Ministério da Saúde, o percentual de gordinhos passou de 42,7% em 2006 para 48,5% no ano passado. Já a proporção de obesos no período subiu de 11,4% para 15,8%.

O levantamento revelou ainda que o sobrepeso é maior entre a população masculina. Mais da metade dos homens (52,6%) está acima do peso ideal, enquanto 44,7% das mulheres apresentam sobrepeso.


A pesquisa, que é conhecida pela sigla Vigitel (Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico) coletou informações nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Segundo o Ministério da Saúde, Porto Alegre é a capital que possui a maior quantidade de pessoas com excesso de peso (55,4%), seguida por Fortaleza (53,7) e Maceió (53,1). Na outra ponta da lista, com a menor proporção de pessoas com sobrepeso, estão São Luís (39,8%), Palmas (40,3%), Teresina (44,5%) e Aracaju (44,5%).

terça-feira, 10 de abril de 2012

CEPUERJ libera cartões de confirmação de inscrição com erros

O Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cepuerj), responsável pela realização do concurso público da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, liberou ontem os cartões de confirmação de inscrição de alguns candidatos de Campos, com erros quanto aos locais de realização das provas.

Até o momento, as maiores reclamações são de candidatos que moram no distrito de Travessão e que, pelo cartão de confirmação, terão que fazer provas em Campo Grande, no Rio de Janeiro. Informada sobre a situação, a Secretária Municipal de Planejamento e Gestão, Ana Lúcia Boynard disse que o sistema reconheceu o distrito de Travessão como bairro e não leu o restante, ou seja, cidade de Campos dos Goytacazes.

A secretária disse ainda que está aguardando contato com o Cepuerj para que as distorções sejam corrigidas e os candidatos remanejados para fazer provas em Campos.



Telefonia para consumidor de baixa renda começa em junho

A Agência Nacional de Saúde (Anatel) já publicou no Diário Oficial da União a resolução que regulamenta a linha de telefonia para consumidores de baixa renda. O chamado Acesso Individual Classe Especial (Aice) vai beneficiar, a partir de junho, todas as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo federal. Atualmente, são 22 milhões de famílias.

O programa vai beneficiar, no primeiro ano, famílias com renda mensal até um salário mínimo. A partir de junho de 2013, serão atendidas famílias com renda até dois salários mínimos e, a partir de junho de 2014, as de maior renda. Os usuários integrantes do Cadastro Único que já têm telefone em casa e quiserem mudar para o Aice poderão fazer a transferência em sete dias.

Os assinantes também podem parcelar a tarifa de mudança de endereço. A linha vai ser do tipo pós-paga, com tarifa mensal de 13 reais e 31 centavos e franquia de 90 minutos para ligações fixas locais. Para ligações de longa distância ou para celulares, o usuário deve comprar créditos pré-pagos da concessionária, no valor das tarifas dos demais telefones.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Receita libera da malha fina lotes do IR de 2008 a 2011

Receita liberou da malha fina lotes de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física dos exercícios de 2011, 2010, 2009 e 2008. O dinheiro estará no banco no próximo dia 16. A consulta poderá ser feita no site www.receita.fazenda.gov.br ou pelo telefone 146.

De acordo com a Receita, do exercício de 2011, serão creditadas restituições para um total de 40 mil 205 contribuintes, com correção de 11,04 %. No lote de 2010, serão feitas restituições a 10 mil 852 contribuintes, com correção de 21,19 %.

Com relação ao lote residual do exercício de 2009, serão creditadas restituições para um total de 6.880 contribuintes, com correção de 29,65 %. Além disso, quase 3 mil pessoas estarão incluídas no lote referente a 2008, cujo pagamento terá correção de 41,72%.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deve procurar qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet, por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.

Transatlântico refaz trajeto do Titanic cem anos após naufrágio

Cem anos após o naufrágio do Titanic, um transatlântico zarpou ontem da Grã-Bretanha até Nova York, com descendentes dos náufragos a bordo, ansiosos para fazer a travessia e passar pelo local onde o primeiro navio afundou nas águas geladas do Atlântico Norte, deixando 1.514 mortos.

Assim como o lendário transatlântico, o Balmoral partiu de Southampton, com 1.309 passageiros, mesmo número que o Titanic, naufragado em 10 de abril de 1912.

Os ocupantes, de 30 países, pagaram entre 2.799 e 5.995 libras para fazer a viagem. Todas as passagens foram vendidas há dois anos. O preço inclui refeições inspiradas nas do Titanic, e uma orquestra como a do famoso transatlântico, que continuou tocando enquanto o navio afundava. O Balmoral seguirá a rota do Titanic, após uma escala no norte da França e outra na Irlanda.

Uma cerimônia em memória das vítimas será organizada a bordo do Balmoral, no local onde ficam os restos do Titanic, às 23h40 do dia 14, hora em que ocorreu a colisão. Uma outra cerimônia ocorrerá às 12h20 de 15 de abril, quando o navio afundou. Outro navio da empresa Fred. Olsen, que zarpou de Nova York, deve se unir ao Balmoral no local do acidente.


quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dengue já matou sete pessoas no Estado este ano


Boletim da Secretaria da Saúde do Estado do Rio contabilizou, entre 1º de janeiro a 31 de março deste ano, 38 mil 527 casos suspeitos de dengue no Estado do Rio. Até o momento, há sete óbitos confirmados por dengue no Estado, sendo seis do município do Rio de Janeiro e outro de Niterói. Um óbito ocorreu em fevereiro e seis, em março.

Considerando o total de casos graves, o grau de letalidade da dengue está em 6,09%.
De acordo com a Secretaria, as notificações foram compiladas a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios de todo o Estado até às 12h de ontem.

Campanha:
A Secretaria de Estado de Saúde lançou recentemente a campanha 10 Minutos Contra a Dengue, com o objetivo de estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros de mosquitos em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.
O atual período de chuvas na região é muito preocupante, já que aumenta a proliferação do mosquito.

Bíblia é o livro mais lido pelos brasileiros


A Bíblia continua sendo o livro mais lido pelos brasileiros – ganha dos livros didáticos e dos romances. Foi o que apontou pesquisa divulgada nesta semana pelo Instituto Pró-Livro sobre os hábitos de leitura da população. Ao questionar os cerca de 5 mil participantes sobre os gêneros que costumam ler, a Bíblia foi citada por 42% e manteve-se no primeiro lugar da lista, mesma posição ocupada na edição anterior da pesquisa, em 2007. Os livros didáticos foram citados por 32%, os romances por 31%, os livros religiosos por 30% e os contos por 23%. Cada entrevistado selecionou em média três gêneros.

Os títulos religiosos ganharam espaço na estante dos brasileiros. Na lista dos 25 livros mais marcantes indicados pelos entrevistados, o livro Ágape, do padre Marcelo Rossi, aparece em segundo lugar na lista. Perde apenas para a própria Bíblia e para A Cabana, do canadense William Young.

Em seguida na lista das obras mais marcantes aparecem O Sítio do Picapau Amarelo, O Pequeno Príncipe, Dom Casmurro e as coleções Crepúsculo e Harry Potter.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Exigências para entrada de espanhóis no Brasil já estão valendo


Em resposta às duras exigências da Espanha à entrada de turistas brasileiros, desde ontem visitantes do país enfrentam a mesma burocracia para desembarcar no Brasil. Agora, os passageiros precisam apresentar passaporte com mais de seis meses de validade, bilhetes aéreos de ida e volta e comprovar condições financeiras para se manter durante a viagem, o equivalente a 170 reais por dia.

Além disso, o Itamaraty está exigindo garantias de hospedagem — reserva do hotel ou carta convite e comprovante de residência do morador que o receberá.No ano passado, de cada cinco estrangeiros barrados na Espanha, um era brasileiro — nos quatro anos de vigência das regras exigidas pelo país ibérico, mais de 10 mil foram deportados. Apenas em 2011, 1 mil e 400 turistas brasileiros foram barrados.

Um caso polêmico movimentou as autoridades no início de março deste ano. A Espanha impediu a entrada de uma idosa no Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri, quando visitava parentes que moram na capital espanhola. Dionísia Rosa da Silva, 77 anos, desembarcou acompanhada de uma neta, mas foi barrada na imigração por falta de uma carta convite exigida para se hospedar na casa de familiares e amigos, ou de um comprovante de reserva em hotel, embora tenha apresentado passagem de retorno ao Brasil. Ela teve de esperar três dias no terminal para voltar à Sumaré, interior de São Paulo, onde mora.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cartão de confirmação do Concurso da PMCG começa a ser liberado hoje


O cartão de confirmação de inscrição do concurso público para a Prefeitura de Campos estará disponível no endereço eletrônico da Cepuerj (www.cepuerj.uerj.br) a partir de hoje (2), às 14h, conforme previsto. A informação é da secretária de Planejamento e Gestão, Ana Lúcia Boynard.

Ao todo, 68.979 candidatos se inscreveram para concorrer as 1.028 vagas oferecidas para os níveis médio e superior. As provas serão realizadas no dia 15 de abril. Os candidatos que se inscreveram e são oriundos de outros municípios e estados mais próximos da região metropolitana, farão as provas objetivas no Campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).